19 Dicas rápidas que ajudam a emagrecer

Emagrecer é bem difícil, e necessita de muita concentração, força de vontade e disciplina, nós do Dicas de Dietas separamos 19 dicas que funcionam para ajudar a emagrecer.

Separamos em 3 importantes pilares, consumir menos calorias, gastar mais calorias e mudar seus hábitos, pensar nesses 3 pilares com certeza ajuda a emagrecer e cumprir suas metas em relação a perda de peso.

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Veja 19 Dicas que ajudam a emagrecer

8 Dicas para consumir menos calorias

1.Substituir doce por fruta ou doce menos calórico

O primeiro passo para diminuir o consumo de calorias é tira de seu cardápio os alimentos mais calóricos que você come com frequência.

Trocando aquele doce pós almoço, por uma fruta pouco calórica (veja as calorias das frutas) você economiza muitas calorias por dia que no final de um período farão uma grande diferença no final.

2.Trocar carboidratos comuns por carboidratos integrais

Os carboidratos são grandes vilões do aumento de peso e de gordura, pois são nossa fonte de energia e se consumidos em excesso passam a ser estocados por nosso corpo.

Porém carboidratos são úteis para que tenhamos uma vida saudável, cortá-los é uma atitude drástica a ser tomado apenas em casos extremos. Substitua os carboidratos normais (pão, macarrão e arroz) por versões integrais, menos calóricas e ricas em fibras.

3.Substituir refrigerante por suco natural ou água

O  refrigerante é um vilão ainda pior do que os carboidratos, uma vez que ele se quer fornece energia, sendo apenas ruim, sem nenhum benefício. Troque pelo suco natural ou sucos que emagrecem, ou melhor ainda, água. Os sucos de caixinha também são calóricos e contém grande quantidade de sódio, melhores que o refri, porém não são a opção ideal.

4. Trocar prato comum pelo de sobremesa

Normalmente você enche o prato de comida, isso pode ser um problema, e a solução é simples, mudar o prato, comece a comer em um prato menor para se acostumar a comer menos de maneira “forçada”, essa estratégia é bastante eficaz, apesar de não parecer.

5. Refeições intermediárias pouco calóricas

Como já falado anteriormente, você não pode ficar com fome e deve comer de cada 3 em 3 horas, porém o erro de muitas pessoas, é comer muitas calorias nas refeições intermediárias. Veja opções para fazer refeições mais saudáveis e evitar consumo exagerado de calorias.

6.Anote os alimentos e acompanhe as calorias

Outra dica super válida é saber quantas calorias você está consumindo e que alimentos são esses, assim você pode identificar quais são os maiores gargalos de sua alimentação e otimizar suas principais refeições.

Por exemplo, anotando você pode descobrir que está consumindo muitas calorias a tarde e poucas no café da manhã, assim você poderia ir equilibrando aos poucos até encontrar a melhor forma de dividir as calorias em seu dia a dia.

7. Não pule o café da manhã

Uma dica que ajuda a emagrecer é ignorado pro muitos é fazer um bom café da manhã, muitas pessoas pulam essa refeição, porém isso é bastante prejudicial para quem quer emagrecer.

Primeiro, por que o café da manhã começa o dia acelerando seu metabolismo, assim queimando mais calorias logo cedo, e segundo por que pulando o café da manhã você consumirá mais calorias durante o dia.

8. Preste atenção aos detalhes

Uma ótima dica é prestar atenção nos detalhes, muitas pessoas reclamam que começam a comer apenas salada, mas continuam engordando, porém o que a maioria não presta atenção é que pode exagerar pro exemplo nos temperos, uma colher de sopa de azeite tem 120 calorias.

Por isso preste atenção nos pequenos detalhes de sua alimentação, 200 calorias a mais por dia, são 1.400 no final de uma semana. Leia as tabelas nutricionais de todos os alimentos, é a melhor opção, pois informação é importante para emagrecer, leia o artigo emagreça com informação.

Uma maneira importante de obter informações relevantes é através de livros do tema como o livro Emagreça com o Dr. Rocha.

4 dicas que ajudam a gastar mais calorias

9. Caminhada durante o dia

Faça caminhada durante o seu dia em situações comum, indo e voltando ao trabalho, ao mercado e outras situações. Não precisa fazer um percurso enorme a pé, porém descer do ônibus alguns pontos antes e caminha essa parte será de grande ajuda no início. Caminhada emagrece, veja dicas em nosso guia.

10.Exercícios em casa

Uma boa opção para gastar mais calorias é fazer uma rotina de treinos em casa, sem precisa ir para academia. O treino pode ser com o auxílio de extensores, colchões e uma corda.

Pular corda emagrece por que é um exercício aeróbico, com o colchão você pode fazer abdominais, exercício extremamente importante para quem quer perder barriga e os extensores para treinar músculos como braços e pernas.

11.Acelere o metabolismo

Para queimar as calorias você também precisa acelerar seu metabolismo, isso pode ser feito aliando os exercícios que emagrecem falados anteriormente, e comendo certos alimentos como gengibre que emagrece justamente por acelerar o metabolismo, o chocolate amargo e a pimenta.

Além disso, você deve fazer lanchinhos durante o dia, veja refeições com poucas calorias.

12.Tenha uma rotina definida de exercícios

Não basta apenas fazer os exercícios de forma livre, você deve determinar uma rotina e ter disciplina para cumpri-lá. Sem uma rotina de exercícios você sofrerá sempre que for fazê-los aumentando risco de lesões e também da temida desmotivação.

Outro detalhe é mesclar diferentes tipos de esporte, caminhada e treinos em casa durante a semana com andar de bicicleta aos fins de semana. Por último a rotina definida fará com que você possa ver os resultados alcançados e se motivar ainda mais.

7 hábitos que ajudam a emagrecer

13.Dormir bem

Dormir bem também é outro item que é tratado com desdém pelas pessoas, porém descansar bem e se manter relaxado ajuda a comer menos durante o dia e também a praticar mais exercícios. Dormir mau atrapalha sua disposição e facilita a desmotivação.

14.Beber água durante o dia

Você precisa começar a beber água durante o dia, mas muita água, ela é importante para conseguir emagrecer, pois ajuda a consumir menos alimentos.

A quantidade de água varia muito de uma pessoa para outra, porém entre 1 e 2 litros de água é uma quantidade interessante, se você bebe mais que isso sem problemas. Uma dica é não beber durante as refeições, espere meia hora para beber água após comer.

15.Não ficar com fome

Faça pequena refeições, o mais indicado é comer de 3 em 3 horas para não sentir fome durante o dia e manter o metabolismo acelerado. Após começar este hábito você deve passar a diminuir as porções de comida durante o dia.

16.Escovar os dentes logo após o almoço

Logo após almoçar ou jantar, escove seus dentes, é normal sentir vontade comer algo a mais quando acaba sua refeição, porém escovar os dentes corta essa vontade imediatamente. Uma ótima e simples pratica para comer menos.

17.Tenha horário certo para as refeições

Tenha horários corretos para sua alimentação, assim você consegue praticar o hábito de comer de 3 em 3 horas com facilidade. Mudar os hábitos e mantê-los é uma das partes mais importantes para evitar o efeito sanfona.

18.Reeducação alimentar

Mesmo que você faça uma dieta, é importante fazer uma reeducação alimentar, mudar seus hábitos alimentares, comer melhor e menos calorias. Pois manter o peso é muito mais difícil do que perdê-lo como explicado na análise do livro Emagrecer de Vez.

A maioria das pessoas não dá atenção a isso e acaba voltando a engordar após a dieta caindo no temido efeito sanfona.

19.Controle os sentimentos

Por último, não desconte o stress doa dia a dia, tristeza e ansiedade na comida. Isto pode causar um enorme estrago em seu emagrecimento e também causar desmotivação.

Por isso quando sentir vontade de comer por causa dos sentimentos tente canalizá-los em outras atividades como correr, socar um saco de pancada ou jogar video game, são ótimas opções para evitar uma comilança desesperada à toa.

Essas foram as 19 dicas que ajudam a emagrecer separadas pela redação do Dicas de Dietas que com certeza farão você ter ótimos resultados na sua perda de peso.

Lembrando que disciplina e força de vontade são ingredientes que tem que vir de você e não há dica no mundo que possa suprir tais elementos. Confie em você, estude nossos artigos, coloque em pratica as dicas e alcance a silhueta que você deseja.

Veja também:

Hábitos que retardam o metabolismo

Como sabotar a sua dieta

Dietas para emagrecer rápido

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