5 receitas de Sopas Light e Diet

Nada melhor do que uma sopa para emagrecer. Além de existir uma possibilidade enorme de sabores e temperos que a incrementam, a sopa ainda pode ser feita com poucas calorias, o que ajuda ainda mais a emagrecer de forma saudável.

Como as sopas levam muitos legumes, elas acabam tendo poucas calorias, porém sendo muito ricas em nutrientes que só fazem bem ao nosso organismo. Por isso, anotar algumas receitas de sopas light e diet para o dia-a-dia, ou só para substituir seu jantar, por exemplo, já será uma mão na roda para você conseguir perder aqueles quilinhos extras.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Por que comer sopas light e diet para emagrecer

Receitas de sopas light e diet

Mas pode ser que o tema deste artigo tenha lhe chamado a atenção – “sopas light e diet”. Você saberia dizer qual é a diferença principal entre estes dois tipos de alimentos?

Quando falamos de alimentos light, que no caso pode ser uma sopa, estamos falando que este alimento terá uma redução (mas não a retirada total) de algum tipo de alimento, redução esta que girará em torno de 25%.

Normalmente, o objetivo do consumo de alimentos light é feito por pessoas que estão preocupadas com a sua saúde e querem emagrecer ou manter o corpo no peso ideal, deixando-o sempre saudável, é claro.

Porém, a redução na quantidade de determinado alimento pode não significar a redução nas calorias, então preste atenção, por exemplo, se você desejar reduzir a quantidade de açúcar mas mantiver a gordura, as calorias daquele prato ainda serão altas.

No caso dos alimentos (e sopas) diet, estamos falando da retirada total de algum tipo de alimento. Este tipo de alimento visa grupos específicos de pessoas que precisam se alimentar sem determinado grupo de alimento devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos ou dos celíacos, por exemplo. Neste caso, a redução de calorias do alimento pode ser apenas uma consequência.

As receitas de sopa light

Sabendo destes detalhes, vamos começar com as receitas de sopas light?

Sopa de legumes (com apenas 56 calorias por porção).

Cozinhe 1 batata pequena, 1 cenoura, 3 colheres (sopa) de repolho picado, 2 colheres (chá) de azeite e sal à gosto com 200ml de água. Você pode optar por batê-la no liquidificador ou não.

Veja também a receita da sopa detox de legumes

Sopa de palmito (62 calorias por concha).

Aqueça a margarina light, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Adicione a farinha de trigo sem parar de mexer a sopa. Junte o caldo de galinha e não pare de mexer. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Bata a mistura no liquidificador. Tempere com sal e pimenta, e adicione o leite. Deixe ferver por 5 minutos.

Creme de agrião (com 95 calorias por porção).

Refogue a cebola e as folhas e talos mais tenros do agrião na margarina e quando começar a amolecer, acrescente as batatas e o caldo de legumes e cozinhe por 20 minutos, aproximadamente. Bata tudo no liquidificador. Volte o caldo batido à panela e misture o creme de leite light sem parar de mexer. Tempere à gosto.

As receitas diet

Vamos tratar agora das sopas para grupos específicos de pessoas que precisam da exclusão de um ou outro tipo de ingrediente. A primeira receita será para os celíacos e, a segunda, para os diabéticos.

Sopa de gengibre para celíacos.

Adicione o alho-poró, a cebola e a alho em uma frigideira, refogue-os e adicione a mistura de cebola com gengibre ralado em seguida. Deixe-os dourar no azeite. Descasque as batatas e corte-as em cubos, e acrescente à panela junto com o sal e os outros ingredientes já refogados.

Cubra-os com água e caldo de legumes* e cozinhe até que as batatas estejam macias. Em seguida junte folhas de alecrim fresco e misture até obter uma textura lisa.

*Você pode mudar o caldo de legumes sem glúten para o caldo de galinha sem glúten. Você também pode adicionar ao cozimento uma cenoura descascada e picada.

Sopa de espinafre com abóbora para diabéticos.

Junte 500g de espinafre, 1 abóbora hokaido pequena, 1 cebola grande, 1 nabo, 1 chuchu, 1 dente de alho e sal à gosto, adicione água em uma panela com os legumes sem cobri-los totalmente. Deixe-os cozinhar bem e bata-os no liquidificador para que a mistura fique mais cremosa. Volte a mistura à panela e cozinhe por mais 15 minutos.

Sempre existe uma receita ideal para você – seja para emagrecer ou seja para manter a sua saúde lá em cima. Anote-as, teste-as e bom apetite!

Leave a Reply