Açaí Engorda Realmente?

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, de cor púrpura e semelhante a uva, por sua forma. Ele é muito utilizado para sucos e vendido com popularidade em cápsulas e em pó.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre sua capacidade em auxiliar no emagrecimento ou o contrário. Mas primeiro, cabe refletir seus benefícios para o organismo.

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Benefícios do açaí

De grande importância econômica ao nosso país, o açaí tem diversas vantagens para o organismo, sendo as principais dela:

  • Possui antioxidantes que reduzem os efeitos de envelhecimento;
  • É um agente anti-inflamatório e previne doenças autoimunes e crônicas, como a asma;
  • Seus antioxidantes e a vitamina C fortalecem o sistema imunológico;
  • Contém antocianinas que previnem câncer e reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • Rica em fibras;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fonte de vitamina B1, B2 e E, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Açaí realmente engorda?

O açaí em si não engorda, além do mais, sua característica em acelerar o metabolismo que ajuda na queima mais rápida de calorias.

É claro que, como qualquer outra fruta ou alimento, somente a ingestão da mesma, e abolir uma dieta equilibrada e saudável não trará resultados ao corpo. A regra é controlar a alimentação e aliá-la com a prática de exercícios físicos.

O açaí tem sido chamado de inimigo do emagrecimento, mas pelo contrário, pode ajudar sim na perda de peso. A fruta tem como fundamento a sensação de saciedade, e muitas vezes é consumida antes de treinos em academias por fornecer a energia necessária para toda a duração do exercício.

Açaí pode engordar muito?

A fruta em si tem em média 60 calorias. O que aumenta as calorias do açaí é o xarope de guaraná – que é inserido na polpa para deixar a fruta mais saborosa, ou a combinação desta com vários outros itens, como granola, por exemplo, ou banana, canela, mel, fazendo com que a polpa do açaí se torne algo extremamente calórico.

Açaí com granola engorda?

O açaí com granola em grandes quantidades pode colaborar para que você engorde, uma vez que a granola têm alto valor calórico. Entenda como consumir a granola em nosso artigo Granola engorda ou emagrece?

Inserindo açaí em uma dieta

O açaí pode ser consumido – para auxiliar na dieta de emagrecimento – em polpa ou ainda em fruta. Não deve ser um consumo exagero e não ter o costume de ser aproveitado todos os dias.

Em pouca quantidade, o cereal pode ser um item de acompanhamento. Outra fruta pode também ser combinada com o açaí, desde que seja uma que possua poucas calorias.

Mitos e verdades sobre o açaí

 Existem algumas explicações propostas para alguns mitos que surgiram ao longo do tempo e que se disseminaram pelas pessoas sobre o açaí, entre elas:

  • Doença de Chagas: foi sugerido e foram feitos estudos comprovando que a fruta de açaí mal higienizada e não for passada pela correta pasteurização pode sim abrigar o protozoário causador da doença de Chagas. É claro que os produtos de açaí vendidos hoje no mercado, já passados pelos processos de higiene não oferecem riscos de saúde.
  • Comer todos os dias: não se pode consumir o açaí todos os dias, pois é uma fruta rica em carboidrato, e pode comprometer quem está tentando perder peso.
  • Energia para realização de atividades físicas: como comentado anteriormente, a fruta fornece a energia para os exercícios físicos e mantém uma sensação de saciedade até mesmo para o pós-treino. O carboidrato contido no açaí também auxilia na formação de massa muscular.
  • Fruta calórica: comparada com outras frutas, o açaí tem menos calorias que uma banana ou abacate, por exemplo. Como dito, não é a fruta em si que engorda e que atrapalha a perda de peso, e sim as adições feitas a ela, como o açúcar, granola, etc.

Receita para apreciar o açaí

Uma dica muito boa e saborosa para incluir o açaí na dieta é fazer um suco com 100 gramas de polpa de açaí congelada, 1 copo de suco de uva e 2 cubos de gelo. Bate-se tudo no liquidificador e deve-se saborear após.

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Essa receita simples pode ser usada entre as refeições ou como acompanhamento de uma.

 

One Response

  1. Priscila Souza 1 de dezembro de 2018

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