Alimentos Diuréticos para acabar com a retenção de líquidos

A alimentação e nossos hábitos de vida podem atrapalhar nosso funcionamento, e podem começar o processo de retenção de líquidos.

Já aconteceu de sentir-se inchado? As causas são variadas, desde nossa alimentação, sedentarismo, excesso de peso e excesso de substâncias tóxicas em nosso organismo.

Em nossa alimentação, a causa da retenção de líquidos está relacionada ao excesso de consumo do sal – principalmente no consumo de alimentos industrializados e processados. Para reverter tal processo, podemos apostar nos alimentos diuréticos.

Agora, quais são as funções e benefícios dos alimentos diuréticos? Quais são os alimentos diuréticos que devemos consumir? Que outras dicas podemos apostar em relação aos alimentos diuréticos?

Funções dos alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos são necessários em nossa dieta, não só pela sua função básica, como também para garantir outros benefícios a nossa saúde. Os alimentos diuréticos atuam nos rins, promovendo o aumento do volume e fluxo de urina, ocorrendo a eliminação dos líquidos em excesso.

Alimentos Diuréticos

Muito apostado em dietas para redução de peso, os alimentos diuréticos permitem a redução de água e sal em excesso no corpo, para que aconteça o emagrecimento. Eles são, acima de tudo, alimentos desintoxicantes.

Os alimentos diuréticos são indicados para tratamento e prevenção de diversas doenças. Por isso, são multifuncionais. As doenças mais comuns as quais os alimentos diuréticos podem prestar auxílio são:

  • Hipertensão arterial,
  • Insuficiência cardíaca,
  • Cirrose hepática,
  • Insuficiência renal,
  • Glaucoma,
  • Edema cerebral,
  • Edemas e inchaços – geralmente nos pés e tornozelos.

Pela quantidade existente de diuréticos, o médico, para tratar as doenças acima, pode receitar mais que um diurético, além de orientar a alimentação saudável – incluindo os alimentos diuréticos para maiores resultados.

O intuito é, para tanto, eliminar o sódio (sal) e água em excesso do organismo através da urina.

Benefícios dos alimentos diuréticos

Com a função de eliminar líquidos e sal do organismo e promover um tratamento adequado para diversas doenças, os alimentos diuréticos trazem benefícios variados, entre eles:

  • Desintoxicam o organismo – eliminam toxinas presentes,
  • Promovem a perda de peso,
  • Controlam a pressão arterial,
  • Reduz a celulite,
  • Promovem o bem-estar geral.

Para aumentar a qualidade dos alimentos diuréticos, o consumo alto de água é essencial, para que os líquidos sejam eliminados mais frequentemente.

Um ponto importante relacionado aos alimentos diuréticos é a eliminação do cálcio e potássio. Os alimentos diuréticos estimulam a perda de cálcio e potássio, o que pode prejudicar a saúde dos ossos (perda de minerais).

Já a carência de potássio pode afetar nosso organismo com perda de apetite, fraquezas musculares, problemas de memória e confusão mental, como outras complicações.

Nesse caso, faça um acompanhamento com um médico ou nutricionista, para inserir alimentos ricos em potássio.

Alimentos diuréticos

Existem diversos diuréticos naturais que podemos incluir em nossa dieta diária, assim como remédios diuréticos, muitas vezes indicados para tratamento das doenças comentadas anteriormente.

Os melhores alimentos diuréticos atualmente são:

  • Limão: como diurético, auxilia no trato de infecções urinárias, limpando o trato urinário, corrigindo seus desequilíbrios e induzindo a micção.
  • Abacaxi: a fruta e seu suco são fornecedores de minerais, vitaminas e antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico. É altamente diurético pela sua quantidade de água e fibras, fazendo com que o processo digestivo se acelere.
  • Aipo: atua diretamente no controle da pressão arterial, eliminação de líquidos em excesso. Grande aliado na perda de peso, pois possui baixo teor de calorias e mantém a fome controlada por mais tempo.
  • Pepino: além de facilitar a eliminação de líquidos, o pepino é um excelente alimento para perda de peso, pois também elimina células gordurosas e toxinas.
  • Gengibre: termogênico muito usado como tempero ou para ser adicionado a um copo de água, o gengibre, embora com seu gosto peculiar, tem vantagem sobre a retenção de líquidos e toxinas.

Outros alimentos diuréticos importantes são:

AgriãoBeterraba
PimentãoTomate
CebolaAlho
AspargoEspinafre
MaçãLaranja
MaracujáMelão
MorangoKiwi
MelanciaSalsão

A dica é utilizá-los em sucos e vitaminas e consumir diariamente. Exemplos interessantes também são:

Chá verde (existe também o chá verde em cápsulas),

– Chá branco,

– Suco de melancia com gengibre,

– Suco de cranberry.

E frisando novamente: o consumo de água é imprescindível no auxílio a eliminação de líquidos. Outro detalhe é apostar nos exercícios físicos para prevenir o acúmulo de líquidos e inchaços novamente.

Leave a Reply