15 Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Para quem precisa queimar gordura, ou simplesmente emagrecer existe um grande segredo: acelerar o metabolismo. Uma vez com o metabolismo acelerado será mais fácil perder peso de maneira geral e também queimar aquelas incômodas gordurinhas.

Entre as maneiras que temos para acelerar o metabolismo, os exercícios físicos estão em primeiro lugar, como fazer caminhada, musculação ou correr, pois exigem mais do organismo e queimam mais gordura em pouco tempo.

Mas também alguns alimentos têm a propriedade de acelerar esse processo do nosso organismo, como os alimentos termogênicos, por exemplo.

Se você precisa acelerar o seu metabolismo, acrescente no seu cardápio alimentos que ajudam a emagrecer mais facilmente, não se esquecendo, no entanto, que é preciso acrescentar dentro de uma dieta balanceada, complementando o seu cardápio diário sem comprometer sua saúde.

1.   Cereais integrais

Cereais integrais são alimentos que possuem muito nutrientes, são ricos em carboidratos complexos, que são liberados mais lentamente no organismo, evitando os picos de insulina, o principal problema que leva ao sobrepeso.

Os carboidratos complexos presentes nos cereais integrais oferecem uma energia mais duradoura, não obrigando o pâncreas a liberar maiores quantidades de insulina, já que não provocam um aumento excessivo de glicose no sangue.

2.   Temperos

Alguns temperos ajudam a aumentar o metabolismo, como a mostarda (em semente), a pimenta do reino, o gengibre e a cebola em pó. Essas especiarias, no entanto, precisam ser utilizadas com cuidado, já que seu excesso pode fazer mal ao organismo, provocando mal estar.

3.   Ômega 3

Outro tipo de alimento que acelera o metabolismo de forma natural, o ômega 3 é capaz de reduzir a produção de leptina, o hormônio que reduz o metabolismo. Quando você consome peixes, semente de linha e sementes de chia, a produção de leptina decai e seu metabolismo fica mais acelerado.

4.   Frutas cítricas

A grande quantidade de vitamina C presente nas frutas cítricas são excelente ingrediente para aumentar o metabolismo. Pelo menos uma fruta cítrica, ou o suco extraído dela, sem coar, pode ajudar o seu metabolismo a ficar mais rápido.

5.   Chá Mate

O chá mate é um dos ingredientes naturais do sul do Brasil, sendo muito apreciado pelos gaúchos, principalmente, para ajudar na digestão. O chá mate ajuda a perder peso de maneira saudável, sendo rico em cafeína, o que o torna um alimento que acelera o metabolismo, provocando também a redução de peso.

6.   Berinjela

A berinjela tem ação desintoxicante sobre o organismo, ajudando-o a funcionar melhor. Se você aliar a berinjela com limão, fazendo um suco dos dois, terá um alimento saudável e revigorante, melhorando as condições de seu organismo como um todo e também acelerando o metabolismo.

7.   Brócolis

Rico em cálcio, vitaminas C, K e A, o brócolis é um excelente alimento emagrecedor e desintoxicante, devendo fazer parte do cardápio pelo menos uma vez por semana (lembrando-se que existem alimentos para nos outros dias manter o seu metabolismo acelerado).

8.   Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são excelentes em antioxidantes, fibras e são de baixa caloria, podendo substituir os doces e pães, principalmente nos lanches mais rápidos, pois ajudam a acelerar o metabolismo, colaborando para a perda de peso.

9.   Amêndoas

Amêndoas são o lanche preferido dos nutricionistas, pois fornecem vitaminas e fibras ao organismo, além de proporcionar sensação de saciedade por mais tempo, quando comparadas a pães e biscoitos.

10. Chá verde

O chá verde é recomendado como quebra-jejum, devendo ser tomado logo pela manhã. Quando utilizado dessa forma, você começa o dia já acelerando o seu metabolismo, fazendo com que seu organismo funcione bem o dia todo. Este não é o único chá que emagrece, existem diversos chás que podem influenciar na perda de peso, o chá de amora emagrece por exemplo.

11. Iogurte

Iogurtes, principalmente os de baixas calorias, são um ingrediente importante para acelerar o metabolismo, sem contar ainda que é rico em cálcio e minerais, que propiciam saúde e vitalidade sem fazer ganhar peso.

12. Carnes magras

As proteínas são ingrediente essencial para a massa muscular e levam mais tempo que outros alimentos para fazer a digestão, aumentando assim a sensação de saciedade e fazendo com que o corpo utilize mais calorias para o processo digestivo.

13. Guaraná em pó

Um alimento com boa quantidade de cafeína, que acelera em muito o funcionamento do corpo. Existem estudos que apontam que o guaraná também auxiliar na prevenção do câncer, o que o faz bastante interessante para o cardápio.

14. Óleo de coco

O óleo de coco é excelente para aumentar a termogênese e, consequentemente, o metabolismo, com a vantagem de impedir e coibir a deposição de gordura nas células, já que é rico em ácidos graxos.

15. Água

Deixamos a água por último, embora seja o ingrediente de maior necessidade para o nosso organismo. A água, além de aumentara energia, ajuda na saúde de maneira geral, principalmente quando hidrata melhor as células e ajuda a limpá-las, eliminando as gorduras.

Conclusão

Com a listagem de alimentos apresentadas, você pode criar um excelente cardápio para manter o seu metabolismo acelerado todos os dias. Lembre-se de dividir bem os alimentos, criando combinações saudáveis e agradáveis, evitando o consumo exagerado de todas elas.

O importante, para manter o metabolismo acelerado, é ter uma dieta balanceada, sem ficar escravo de uma alimentação severa e regrada. Estamos no mundo para viver bem e, no processo de viver bem, também entra a alimentação, que é, certamente, um dos grandes prazeres da vida.

Faça tudo de forma a não se tornar escravo, dominando a sua vontade de comer e atraindo para você o que de melhor tem a natureza.

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