Os Tipos de Alimentos que Engordam

Quem está focado em emagrecer ou quer começar algum tipo de dieta, normalmente fica vidrado no que deve ou não comer.

Existem alimentos que são muito calóricos e já sabemos disso só de observá-los de longe, como por exemplo, os industrializados e os ricos em açúcar.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Doces, nem pensar! Coisas gostosas e recheadas, muitos menos! Mas há também alguns alimentos que, mesmo sendo mais saudáveis e naturais, também podem engordar.

Existem diversos alimentos que ajudam você a engordar

Normalmente, tudo aquilo que é mais prático, engorda. Pense nos alimentos congelados como salgados pré-fritos, hambúrguer, ou então, em coisas fáceis de se pedir para comer em casa, como por exemplo, lanche, pizza, massas, pastel…

Ai, quantas opções deliciosas, não é mesmo? E com a vida corrida que levamos, quanto mais práticos forem os alimentos, melhor é. Porém, é aí que mora o perigo para quem quer emagrecer – todos estes alimentos engordam e podem boicotar a sua dieta.

Será que engorda?

Vamos dar uma olhada em quais alimentos devem sair de vez do seu cardápio caso você esteja fazendo uma dieta, ou então, quais você pode apenas experimentar, bem pouquinho mesmo, por serem muito calóricos.

Alimentos que engordam

Frituras

O mundo das frituras é delicioso – batata frita, mandioca frita, filezinhos de carne frita, frango frito, salgadinhos fritos, são tantas opções que não acabam mais. Mas embora sejam gostosas, são muito calóricas.

As frituras imersas em óleo são um verdadeiro laço para aumentar a sua cintura e prejudicar a saúde de suas veias e artérias. Se comidos em pouca quantidade (o que pode ser muito difícil para alguns por ter um sabor muitas vezes irresistível), não há problema, mas quando comidos em excesso podem representar um grande problema para a saúde.

Massas

As massas, embora possam ser integrais, possuem muitos carboidratos que quando consumidos em excesso, engordam, porém, o problema se agrava ainda mais porque sempre consumimos massas com muito molho e queijo.

Alguns ainda acham irresistível molhar um pãozinho no molho da massa – então, estamos falando de mais carboidrato ainda, por isso, o pão também faz parte desta lista!

Molhos de salada prontos

As saladas são muito saudáveis e podem ser comidas à vontade em qualquer dieta, porém, deve ser tomado muito cuidado com os molhos prontos que compramos nos supermercados. Embora eles sejam práticos e até gostosos, podem ser muito calóricos e conter uma quantidade muito grande de sódio.

O sódio ajuda o corpo a reter muitos líquidos, contribuindo para o inchaço e para o aumento do peso na balança.

Refrigerantes e sucos de caixinha

Estes líquidos deveriam ser totalmente retirados da nossa alimentação, pois além de serem pura química, eles contêm muito açúcar – os sucos de caixinha são ainda piores pois em um litro de suco há quase um copo de açúcar!

Não vale a pena mantê-los na nossa alimentação, por isso, opte por sucos naturais, chás (quentes ou gelados) e água saborizada. Se os líquidos forem consumidos em sua versão light, pode ser que eles contenham muito sódio que, como dissemos acima, contribuem para a retenção de líquidos.

Chocolate branco

Sabia que o chocolate branco não é chocolate de verdade? E por isso, eles são muito mais calóricos que o chocolate preto. Ele é feito à base de gordura, açúcar e leite – ou seja, não tem nada de chocolate!

Se quiser adoçar a boca, opte por consumir a versão meio amarga que contém menos açúcar e faz muito bem a saúde do nosso coração!

Bebidas alcoólicas

Esta pode ser uma péssima notícia para muitos – as bebidas alcoólicas também engordam! As “batidinhas” podem conter açúcar, a cerveja contém carboidratos e pode conter açúcar também, enfim, elas engordam de uma forma ou de outra.

Porém, há ainda um efeito que o álcool causa no organismo que pode ser ainda pior: ele retarda o nosso metabolismo, deixando-o mais preguiçoso, assim, fica bem mais fácil armazenar as calorias que consumimos ao invés de gastá-las. Maneire na dose então!

Estabeleça um limite

E aí? Ficou assustado com a nossa lista de alimentos calóricos e que engordam? Alguns podem não ser novidade para você, já outros podem ter te assustado.

Mesmo assim, você deve manter em sua mente que podemos comer de tudo o que quisermos, o que definirá se iremos engordar ou não comendo qualquer tipo de alimento, é a quantidade e a frequência que o ingerimos.

Nada é proibido, mas tudo tem um limite. Siga esta regra na sua vida e você verá que até a sua balança vai sorrir para você!

Leave a Reply