Turbine a Saúde com Alimentos Ricos em Ferro

Na busca pelas medidas perfeitas acabamos nos concentrando nas deitas e muitas vezes acabamos nos esquecendo de incluir certos nutrientes importantes em nossa dieta.

O ferro é um nutriente essencial para cada um de nós, por isso incluir alimentos ricos em ferro é obrigatório para uma vida além de bonita e principalmente saudável.

Em nosso artigo vamos falar sobre vários assuntos ligados a alimentos com ferro, entre eles estão:

Por que você deve comer alimentos ricos em ferro para combater doenças.

Quais são os alimentos ricos em ferro que você deve consumir.

E também os alimentos pobres em ferro.

Por que comer alimentos ricos em ferro?

Para ajudar na absorção de ferro

O ferro é um mineral com uma função essencial para o correto funcionamento de nosso organismo, ele atua na fabricação das células vermelhas do sangue e também atua no transporte de oxigênio para as células de nosso corpo.

Apesar de uma função importante, não adianta ingerir grandes quantidades de ferro já que organismo absorve apenas uma pequena parte do ferro contido nos alimentos que você come.

A ingestão recomendada em sua dieta diária é de 10mg para homens e mulheres após a menopausa, mulheres abaixo dos 50 anos devem consumir 15mg, e as gestantes devem ingerir 30mg, por motivos que explicaremos mais para frente.

Já a falta de ferro pode trazer vários problemas para o nosso dia-a-dia, podemos ficar cansados com baixo desempenho no trabalho, falta de ar, com pele e unhas apresentando baixa resistência, falta de apetite, dificuldade de se concentrar, além da falta de apetite, podendo levar a doenças sérias como anemia.

 

Alimentos ricos em ferroEvitando anemia com o consumo de alimentos ricos em ferro

A maioria dos sintomas apresentados anteriormente se combinados, podem ser ocasionados por anemia, então é hora de procurar um médico e fazer exames.

A anemia é encontrada de diversas formas, sendo a mais comum a ferropiva, que é causada pelo falta de ferro em nosso organismo. Esse tipo de anemia é caracterizada por problemas em células sanguíneas, os famosos glóbulos vermelhos. Essas deficiências trazem problemas como os citados acima por causa da limitação das trocas entre oxigênio e gás carbónico.

Um dos testes comuns para anemia  é checar a parte interna do olho, se essa parte estiver pálida apresenta ainda mais risco e apresenta que passou da hora de procurar um especialista.

Como a melhor forma de luta contra doença é a ingestão de ferro, consuma alimentos ricos em ferro, no mínimo a quantidade de ferro recomenda anteriormente.

A falta de ferro no organismo pode causar ainda queda de cabelo e alterações de pele, por isso sem dar moleza na alimentação. Continue no artigo e confira alimentos que são ótimas fontes de ferro.

Durante a gestação

Já durante a gravidez, o ferro é importante aliado, pois o corpo o necessita dele para realizar diversas funções como a produção de hemoglobina e a manutenção de nosso sistema imunológico, que precisa estar bastante saudável durante a gestação.

Se o ferro já é importante normalmente, ele se torna essencial nesse momento tão especial para as mães, por diversos fatores:

A quantidade de sangue do seu corpo aumente, então é necessário aumenta as quantidades de ferro, de acordo com a ingestão recomendada anteriormente.

O ferro no organismo também será utilizado pelo bebê durante seu desenvolvimento e na placenta, por isso ferro em dobro para suportar a dupla.

Muitas mulheres têm a necessidade de ferro, por entraram na gestação sem a quantidade de ferro suficiente. E a carência de ferro está ligada a partos prematuros e baixo peso do bebê no momento do nascimento.

Origem dos alimentos ricos em ferro

Abaixo separamos uma lista de alimentos ricos em ferro de fonte animal, vegetal e frutas, se você não consome nenhuma combinação com esses alimentos, é hora de começar a repensar sua dieta para não ter problemas de saúde.

Alimento com Ferro de fonte animal

  • Carnes vermelhas
  • Aves
  • peixes
  • costelas de porco
  • vitela
  • cordeiro
  • fígado de vitela
  • farinha de peixe
  • mexilhão cozido
  • gema do ovo de galinha

Alimentos com Ferro de fonte vegetal

  • pão de cevada
  • pães integrais e enriquecidos; cereais; aveia crua
  • salsa
  • grão-de-bico cozido
  • ervilha cozida
  • lentilha cozida
  • agrião
  • beterraba crua
  • grãos integrais ou enriquecidos; nozes; castanhas; feijão
  • melado de cana-de-açúcar; rapadura; açúcar mascavo
  • Pimentão
  • chocolate meio amargo

Uma dica para quem consome  alimentos de fonte vegetal, é que o organismo tem menor poder de absorver o ferro deles, pro isso deve se combinar a alimentação com vitamina C que potencializa a absorção de ferro por parte deste tipo de alimento.

Tabela de Frutas com bastante quantidade de ferro

ameixa secadamasco seconozes
Abacaxicocogoiaba
Morangolaranjamaracujá
kiwimangauva
tangerinalimãoacerola

Vídeo sobre alimentos ricos em ferro para combater a anemia

Alimentos com pouca quantidade de ferro

Normalmente alimentos que têm pequenas quantidades de ferro são doces, massas, pães e outros alimentos ricos em carboidrato, além de leite, soja e ovos. Nenhum desses alimentos deve sair de sua dieta normal, já que fornecem nutrientes importantes para nosso organismo.

Porém, a proteína presente na soja e no ovo causa menor absorção de ferro, por isso cuidado na hora de combinar os alimentos durante um longo período.

Esse foi o nosso post sobre alimentos ricos em ferro, e sua importância para a nossa saúde, se quer receber nossas dicas assine deixe seu e-mail. Gostou do artigo? Compartilhe em suas e deixe sua nota.

Veja também:

Alimentos com fibra

Alimentos com Proteínas

Alimentos antioxidantes

Alimentos com cálcio

Leave a Reply