Alimentos ricos em fibras

Comer alimentos ricos em fibras ajuda a limpar o organismo e a eliminar as gordurinhas que nos incomodam.

Muitas dietas são baseadas em alimentos ricos em fibras, mas quais são os reais efeitos das fibras em nosso organismo, elas realmente ajudam a emagrecer? Quais são os tipos de fibras e quais são os alimentos ricos em fibras? Vamos falar sobre todas essas questões em nosso artigo.

 

Comer alimentos ricos em fibras emagrece?

Sim, as fibras ajudam a emagrecer graças ao efeito que acontece com elas no estômago, quando chegam lá elas se formam um gel e incham, isso causa o efeito de saciedade. Então com esse efeito causado pelas fibras, você come muito menos que o normal.

As fibras também ajudam na eliminação dos açúcares, colesterol e gordura, mais um ponto bastante positiva na hora de queimar as gordurinhas, além de estimular o funcionamento do intestino após regular o transito intestinal. É necessário ingerir entre 20 e 30 gramas de fibras, uma dica é que alimentos crus tema mais fibras do que os alimentos preparados sendo cozidos ou fritos que perdem fibras durante o processo.

 

Alimentos ricos em fibrasFibras solúveis

As fibras solúveis são aquela que absorvem água e quando isso acontece dentro de nosso estômago formando o gel que retira gorduras arteriais. Isso é importante, pois evita que as gordura arteriais sejam absorvidas pelo intestino e evita que cânceres cresçam nessa região.

Esse tipo de fibra também ajuda retardando a absorção de carboidratos, grandes vilões do aumento de peso em nosso corpo, além de causar diabetes. A fibra solúvel também é responsável pela diminuição do LDL, conhecido como mau colesterol, essa diminuição previne doenças cardiovasculares.

As fibras solúveis são encontradas em frutas, legumes, farelo de aveia, cevada e verduras.

Fibras insolúveis

Esse tipo de fibra não absorve água sendo responsável por regular o funcionamento do intestino e assim fazendo uma bela limpeza. As fibras insolúveis são boas principalmente para pessoas que sofrem com a prisão de ventre, desde que a pessoa beba bastante água em conjunto com as fibras insolúveis, se não além de não fazer efeito irá piorar a prisão de ventre.

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As fibras insolúveis são encontradas em alimentos como trigo, pães e arroz integrais, frutas, legumes e verduras.

 

alimentos-ricos-em-fibraAlimentos ricos em fibras

Cereais: aveia, gérmen de trigo e granola.

Legumes: cenoura, abóbora e beterraba.

Frutas: ameixa, banana, damasco, figo, uva-passa, pêssego, pera, mamão, laranja e abacaxi.

Grãos: feijão, fava, grão de bico e lentilha.

Verduras: escarola, couve, rúcula, alface, agrião, espinafre, acelga e aipo.

Integrais: pães, arroz e massas.

 

Alimentos ricos em fibrasDicas para consumir fibras

Não aumente o consumo de fibras rapidamente em sua dieta, pois pode causar, gases, cólicas, estufamento ou diarreia. Por esses efeitos colaterais, aumente o consumo de alimentos ricos em fibras aos poucos e assim seu intestino irá se adaptar.

Aumente o consumo de líquidos, sendo o mínimo entre 6 e 8 copos por dia, para que o consumo de fibras não atrapalhe a absorção de minerais. Outra forma de consumir fibras é através de barrinhas de cereais que possuem altas quantidades de fibras como a granola.

Dietas baseadas em alimentos ricos em fibras

Existem algumas dietas que tem como base os alimentos ricos em fibras, se você gostou do que leu sobre o efeito desses alimentos em nosso organismo elas são uma ótima opção para você. Leia mais sobre a dieta da banana e a dieta do abacaxi, já que esses dois são alimentos ricos em fibras  que estão entre as dietas mais poderosas.

Esse foi nosso artigo sobre os importantes alimentos ricos em fibras, que podem ser um grande aliado de sua dieta e fazer com que você perca alguns quilos. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Veja também nosso artigo sobre alimentos ricos em ferro.

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