Alimentos Ricos em Vitamina A

A vitamina A é um dos mais importantes ingredientes para a manutenção de nosso organismo. Sua principal atuação é na manutenção dos tecidos epiteliais, atuando na renovação das células e fazendo com que nosso organismo possa descartar as células mortas e velhas, construindo novas.

A quantidade correta de vitamina A no organismo ajuda no bom funcionamento dos hormônios e estimula o sistema imunológico, promovendo o crescimento ósseo e dental, melhorando a visão e evitando o envelhecimento da pele, das mucosas e do cabelo.

Para as crianças, a vitamina A é necessária para evitar anemia ou problemas no desenvolvimento da visão, evitando também infecções de pele. Para as mulheres, principalmente em fase de amamentação, a vitamina A pode garantir quantidades adequadas para a criança que está sendo amamentada, criando um sistema imunológico mais resistente.

Nas mulheres a vitamina A também contribui para combater a TPM, a tensão pré-menstrual, se mantida em níveis adequados, e garantem o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos.

A vitamina A é solúvel em gordura. Assim, precisa ser consumida juntamente com a gordura para ser melhor absorvida pelo organismo. Sua quantidade no corpo humano, para a manutenção da saúde, deve ser entre 700 e 900 mcg para adultos e de 300 a 400 mcg para crianças. É uma porção que pode ser facilmente adquirida através da alimentação, quando ingerimos alimentos saudáveis.

Pessoas com deficiência de vitamina A no organismo, geralmente apresentam pele seca e áspera e, quando o organismo está deficiente desse nutriente, surgem sintomas mais preocupantes, como olhos secos, sem lágrimas, situação que pode levar à cegueira permanente.

A necessidade de vitamina A para o organismo é expressa numa medida denominada Equivalente de Retinol, sendo essa a mais conhecida e divulgada. Cada Equivalente de Retinol é igual a um micrograma de vitamina A. Outra medida é a Unidade Internacional, onde cada unidade é equivalente a 0,3 microgramas de vitamina A, o que equivale a dizer que 3 Equivalentes de Retinol é igual a 1 Unidade Internacional.

A ingestão de vitamina A varia, conforme a idade e conforme a condição de cada pessoa, sendo mais comum a tabela descrita a seguir, indicando as quantidades máximas exigidas pelo organismo humano:

  • Bebês menores de 6 meses ingerem a vitamina A diretamente da amamentação;
  • Bebês entre 6 a 12 meses, pelo menos 400 mcg por dia;
  • Crianças e adolescentes, entre 400 mcg a 600 mcg por dia;
  • Homem adulto, entre 600 e 900 mcg por dia, dependendo de sua atividade diária;
  • Mulher adulta, entre 600 e 700 mcg por dia, também dependendo do nível de atividade;
  • Gestantes, um mínimo de 770 mcg por dia;
  • Lactentes, entre 1200 e 1300 mcg por dia, já que estão passando para os bebês o excedente e necessário para a criança.

A suplementação de vitamina A pode ser feita com o óleo de fígado de bacalhau, excelente portador desse nutriente, e utilizado até mesmo para cura de anemias infantis.

Com a vitamina A é preciso apenas cuidado para a hipervitaminose, ou seja, o seu excesso, situação que pode ocorrer principalmente em pacientes com insuficiência renal crônica. Quando em excesso no organismo, a vitamina A pode provocar dores de cabeça, cansaço, sonolência e náuseas, além de perda de apetite, descamação de pele, coceira pelo corpo, queda de cabelo e aterosclerose. Em situações específicas, o excesso também pode provocar aumento da pressão craniana.

Quais os alimentos mais ricos em vitamina A

Veja como você pode ingerir vitamina A através de uma alimentação saudável:

1.      Batata Doce

Um dos principais alimentos ricos em vitamina A. Cada 100 g de batata doce contém 2.100 mg de vitamina A. Descubra se batata doce engorda.

2.      Cenoura

Outro alimento bastante conhecido pela quantidade de betacaroteno, a substância que se transforma em vitamina A no corpo. Uma cenoura média pode fornecer 500 mg da vitamina, se ingerida crua.

3.      Manga

Mangas são excelente opção para quem precisa de vitamina A. A sua cor amarela já mostra que possui betacaroteno. Uma manga de 200 g pode fornecer 800 mcg de vitamina A.

4.      Abóbora

Outro alimento com quantidade excepcional de betacaroteno. Para cada 100 g de abóbora, você ingere cerca de 250 mcg de vitamina A.

5.      Couve

A couve é um dos vegetais mais ricos em vitamina A, fornecendo cerca de 750 mcg da vitamina para cada 100 g consumida na alimentação.

6.      Espinafre

Além de muitos outros nutrientes, o espinafre também é excelente para fornecimento de vitamina A. Em cada 100 g do vegetal você pode conseguir 670 mcg de vitamina A.

7.      Tomate

Entre outras vitaminas e minerais, o tomate também é um bom portador de vitamina A, possuindo como qualidade principal o baixo índice de calorias.

8.      Mamão

Para o lanche, café da manhã ou mesmo para ser ingerido entre as refeições, o mamão fornece 76 mcg de vitamina A em cada 100 g do fruto.

9.      Damascos

Cada 90 g de damasco, quando consumido seco, fornece 210 mcg de vitamina A, o que torna esse fruto um dos melhores alimentos para complementar a dieta e propiciar vitamina A para nosso organismo.

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