Alimentos ricos em vitamina C

Os estudos mais recentes sobre a vitamina C demonstraram que esse nutriente traz mais benefícios do que imaginamos.

A primeira das grandes novas descobertas aponta que a vitamina C possui uma grande quantidade de agentes que ajudam a proteger o nosso organismo dos efeitos de diferentes contaminantes que circulam no ar que respiramos, como aqueles produzidos por gases dos motores de automóveis, ou seja, a vitamina C nos protege até contra a poluição.

Os estudos foram baseados em pesquisas, que demonstraram que, pelo menos 35% da população, estava sujeita a sofrer de doenças pulmonares crônicas, obstrutivas. Notou-se que essas pessoas apresentavam baixos índices de vitamina C no organismo. Outras pessoas, com níveis mais altos, mesmo vivendo em centros mais poluídos, não apresentavam o mesmo problema.

Portanto, mostra-se um super poderoso antioxidante, podendo eliminar e anular a ação dos radicais livres. Assim, as pessoas que estão acostumadas a consumir regularmente alimentos ricos em vitamina C, sempre estão mais protegidas de problemas de saúde, principalmente aqueles provocados pela contaminação do meio ambiente.

Devemos lembrar ainda que os radicais livres são um dos principais causadores de câncer e de doenças cardíacas, assim como das respiratórias. A vitamina C, desta forma, é um poderoso antídoto contra esses problemas de saúde.

Alimentos ricos em vitamina C devem ser consumidos regularmente, pois a vitamina C também é um ótimo cicatrizante, trabalhando também para facilitar a absorção de ferro e sendo um dos coadjuvantes no tratamento da anemia. Além disso, a vitamina C também facilita a cicatrização da pele e melhora a circulação sanguínea, sendo ótima para auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Quanto tomar de vitamina C por dia

O aproveitamento da vitamina C é muito maior quando comemos os alimentos crus. O calor destrói a vitamina C e, nos sucos, acaba se evaporando. Assim, é preciso consumir frutas e sucos frescos para ingerir a vitamina C em sua totalidade.

Os adultos precisam de pelo menos 65 mg de vitamina C por dia. Para os fumantes, a quantidade deve ser de pelo menos 20 mg a mais, por cigarro fumado. Nos centros urbanos mais poluídos, a recomendação é que a dose diária seja aumentada para 120 mg por dia, o que equivale a um copo de suco de laranja diário.

Para pessoas que apresentam deficiência de vitamina C, principalmente quando surgem sintomas como fácil sangramento da pele e da gengiva, que são os sintomas do escorbuto, deve-se tomar vitamina C efervescente, enquanto o organismo não se recupera.

A vitamina C efervescente pode ser útil para evitar e combater as marcas roxas na pele, acelerar a recuperação muscular em praticantes de exercícios e musculação, fortalecer o sistema imunológico e prevenir o enfraquecimento das articulações.

Alimentos que trazem maior quantidade de vitamina C

Lichia

Uma fruta de baixo valor calórico e rica em vitamina C e potássio, a lichia é um excelente antioxidante, protegendo o sistema imunológico e favorecendo a absorção do ferro.

Laranja

A laranja é o fruto mais conhecido quando pensamos em vitamina C. Uma unidade de laranja possui 90 mg do nutriente, que é a quantidade mínima necessária para nosso organismo. Além da laranja, as outras frutas cítricas, como limão e tangerina também possuem altos índices de vitamina C.

Manga

Uma das frutas tropicais mais saborosas, a manga tem a mesma quantidade de vitamina C de uma laranja, sendo uma excelente opção para sucos, principalmente se acrescentar-se algumas gotas de limão.

Abacaxi

Somente numa fatia, o abacaxi pode nos fornecer mais de 90 mg de vitamina C. Se misturado com a couve, num suco, podemos até aumentar essa quantidade.

Goiaba

Mais do que a laranja, a goiaba sozinha possui 120 mg de vitamina C. Deve ser consumida in natura ou em suco, sozinha ou misturada com outras frutas.

Melão

Um pedaço grande de melão pode fornecer até 105 mg de vitamina C. Para quem mora em grandes centros urbanos, é o suficiente para manter a cota diária da vitamina.

Kiwi

A frutinha verde que veio do Oriente pode ganhar da laranja na quantidade de vitamina C, possuindo entre 95 e 100 mg em cada fruta. A melhor maneira de aproveitar toda essa quantidade é comendo a fruta in natura.

Acerola

A campeã das frutas em quantidade de vitamina C, sem dúvida alguma, é a acerola. Cada fruta pode conter até 150 mg de vitamina C, mais do que necessário para qualquer pessoa. Unir o útil ao agradável, com um suco de acerola junto com as refeições ajuda a aumentar a absorção de ferro pelo organismo.

Outros frutos e legumes

Não precisamos parar somente nos frutos. A vitamina C também pode ser encontrada em legumes, como os brócolis, a couve, o espinafre, rúcula, agrião (que também contém muito ferro) e as outras frutas tropicais a que estamos acostumados em nosso país.

Basicamente, em qualquer fruta podemos encontrar vitamina C, o que nos reafirma a necessidade de comer frutas frescas diariamente, mantendo a quantidade necessária em nosso organismo e trazendo mais saúde, vitalidade e, principalmente, livrando nosso corpo de problemas infecciosos, causados por microrganismo.

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