Aveia emagrece?

Emagreça com aveia e turbine sua saúde!

Quem está começando dietas sabe o quanto é difícil acrescentar novos alimentos ao cardápio e cortar outros. O grande problema com dietas que tratam da substituição de um tipo de comida por outro é que às vezes não é tão fácil encontrar os substitutos ideias.

A aveia, porém, é a opção mais indicada no momento de mudar o habito de consumir o pãozinho matinal e principalmente os flocos de milho açucarados, muito calóricos e com poucos nutrientes.

A Aveia é o cereal que emagrece

A aveia é um cereal fácil de encontrar nos mercados e lojas e vem em várias formas, de flocos até a farinha, tem um sabor agradável e pode ser consumida de diversas formas. Seja batida junto com vitaminas e sucos de frutas ou mesmo misturada em saladas a aveia é uma opção bastante versátil para o consumo diário.

Porém, é importante atentar para alguns detalhes no momento de escolher que tipo de aveia vai consumir, pois existem opções mais ou menos indicadas para quem deseja perder peso e manter a saúde.

Por que a aveia emagrece

Aveia EmagreceEste cereal é um dos alimentos ricos em fibras, possui grande quantidade de uma fibra solúvel chamada de beta glucana que se agrega às substâncias responsáveis pelo colesterol ruim, ou seja, dentro do nosso corpo a aveia libera uma espécie de gel que vai ajudar a limpar o organismo.

Para quem deseja emagrecer com saúde a aveia é uma grande aliada. Cheia de fibras e nutrientes, a aveia ajuda o intestino a funcionar melhor e age como uma “vassourinha” limpando tudo pelo caminho, fazendo com que o inchaço e o desconforto passem.

As fibras presentes neste cereal também são super importantes para manter a sensação de saciedade, já que a aveia demora mais tempo para se digerida.

Além disso a aveia tem baixo índice glicêmico que faz com que os carboidratos presentes no cereal sejam absorvidos de maneira mais lenta.

Com a absorção dos açúcares mais lenta, eles são regulados em nosso sangue balanceando os alimentos que consumimos em qualquer comida com base de amido que você venha a comer. Por isso a aveia é benéfica para diabéticos ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue destes pacientes.

Tipos de Aveia

Aveia Natural

Quanto mais natural melhor, essa é a regra de ouro no momento de escolher qualquer produto para acrescentar na sua dieta. Prefira a aveia em sua forma mais natural possível, em flocos, farelo ou farinha, sem adição de outros elementos.

Aveia industrializada

No caso da aveia, existem opções super industrializadas que tem adição de açúcar, conservantes e sabor artificial, tudo isso aumenta a quantidade de calorias que produto possui e acrescenta um enorme quantidade de açucares desnecessários para a sua nutrição.

Benefícios no consumo da Aveia diariamente

Aveia reduz o mau colesterol

O consumo diário de aveia é um grande aliado na redução no colesterol ruim, o LDL, e não tem impacto na produção do HDL, o colesterol bom. Isso por conta da forma como a aveia reage durante o processo de digestão.

 A aveia engorda?

Apenas em grandes quantidades por isso é necessário se controlar, um copo com 80g de aveia tem aproximadamente 300 calorias, suficiente para compor uma refeição macro como jantar ou café da manhã. 8% das calorias da veia são gordura, porém esta gordura presente na aveia é considerada gordura boa, faznedo parte das conhecidas gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Já 10% são carboidratos e 6% proteínas, fontes de energia para o nosso corpo, carboidratos só não podem ser consumidos em excesso, porém são necessário para o bom funcionamento de nosso corpo. Por isso nada de engordar comendo aveia.

Consumo

O consumo diário recomendado para quem deseja perder peso é de cerca de três colheres e meia de sopa, cerca de 80 gramas. O farelo da aveia é a versão mais natural dela e tem a maior quantidade nutrientes, pois não é tão processado quanto as outras opções, mas a diferença não é tão impactante entre os flocos e a farinha, por isto escolha a versão predileta para que o consumo seja prazeroso.

Uma maneira interessante de consumir a aveia é cozinhar aveia em flocos com água por 15 minutos até que forme um mingau podendo ser o seu o café da manhã invés de pão branco que com certeza engorda mais que a aveia. Evite adicionar açúcar a esta mistura, pois pdoerá enriquecer a quantidade de calorias que você está consumindo.

Dicas para acrescentar a aveia na sua dieta

Consumir aveia diariamente de forma saudável pode ser fácil e prazeroso. Confira algumas dicas.
– A aveia vai bem com receitar salgadas também, substitua a farinha de trigo branca pela farinha de aveia.- Evite o mingau e outras receitas em que a aveia recebe adição de muito açúcar, leite e outros ingredientes com gordura.

– Consuma flocos de aveia com frutas ou bata o cereal com sucos.

– Faça barras de frutas caseiras utilizando aveia, mel e outros cereais funcionais.

Como você consome aveia? Conte pra nós utilizando os comentários! Gostou do artigo? Dê a dica para seus amigos compartilhando em suas redes sociais.

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