Banana Engorda ou Emagrece?

Originária do sudeste asiático, a banana é hoje considerada a fruta mais consumida no mundo. Facilmente cultivada em zonas tropicais, ela possui uma polpa macia e doce.

A banana engorda ou emagrece?

O que engorda é a quantidade de calorias ingeridas durante um dia, e o tipo de alimento que você consome, não a banana. Essa fruta é uma aliada ao emagrecimento e para a saúde em geral, pois faz parte dos alimentos ricos em fibras.

A fruta, se consumida de forma moderada é claro, além de todos os nutrientes e componentes que precisam estar presentes no organismo, possui uma quantidade grande de açúcar – mas esse açúcar é transformado em glicose. É a glicose que vai manter o corpo funcionando durante todo o restante do dia.

Especialistas e nutricionistas consideram a banana uma fruta maravilhosa para incluir na dieta, tanto que foi criada a Dieta da Banana. Mas, como comentado, essa glicose vai ser armazenada no corpo se não for realizado nenhuma atividade física. Por isso, nada de consumir sedentarismo e de consumir banana em excesso.

Benefícios da Banana

A banana é uma das frutas que fornecem energia ao corpo de forma rápida. Sua composição de 100 gramas possui 90 calorias.
Além de ser rica em fibras, contém pouca quantidade de gordura, a banana também consiste em vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, B e C, manganês, potássio, ferro e zinco.

Seus outros benefícios para o corpo são:

  • Reduz a pressão arterial: pela grande quantidade de potássio em sua ocmposição, pois contrabalanceia as consequências do sódio no organismo;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Melhora a visão;
  • Auxilia na digestão: graças a suas fibras dietéticas; e
  • Reduz o estresse: pela quantidade de potássio. Além disso a banana possui triptofano, que se transforma em serotonina, que age como um tranquilizante, melhorando o humor da pessoa;

Calorias dos tipos de banana

Existem cinco tipos principais de banana:

  • Banana prata – 98 calorias;
  • Banana nanica – 92 calorias;
  • Banana maçã – 87 calorias;
  • Banana ouro – 112 calorias; e
  • Banana-da-terra – 128 calorias.

Cada tipo de banana possui uma quantidade diferente de calorias, e para utilizar essa fruta em uma dieta, deve-se escolher a menos calórica. (O valor acima é baseado em 100 gramas)
A banana maçã ganha como a menos calórica, e vale saber que é a que mais possui fibra alimentar, com 2,6 gramas.

Conclusão: A Banana é uma fruta saudável e não engorda

Banana Engorda ou Emagrece?O seu consumo pode ser feito em qualquer horário do dia – apesar de existirem opiniões contrárias quanto a sua ingestão durante a noite. A banana é ótima para quem tem problemas de sono, pois como ela produz serotonina, ela auxilia na melhora do sono.
Estudos comprovam a eficácia da banana ao ser consumida antes de exercícios físicos, graças ao seu amido, que se responsabiliza pelo aumento da energia e de maior duração.

Além disso, pela riqueza em potássio e vitamina B6, a banana trata a regulação da contração muscular, sendo ligada a prevenção de câimbras equilíbrio de água no corpo e mantém o ritmo cardíaco controlado.

O Consumo de banana

É uma fruta versátil, pois pode ser ingerida de várias formas, entre elas batida como suco, amassada, frita, assada ou mesmo congelada. No Brasil ela é popularmente usada para bolos e doces.

O recomendado é consumir a banana quando ainda está mais verde do que madura, pois ela ainda possui um amido que fornece a sensação de saciedade. A banana verde em si é constituída apenas de água e amido. Logo após a fase, quando chega na madura, o amido se modifica para glicose, frutose e sacarose.

A quantidade ideal varia para cada pessoa, mas comumente, os nutricionistas indicam uma a duas bananas por dia, pois cada organismo é diferente, e alguns não conseguem suportar uma quantidade maior de minerais e vitaminas como outros organismos.

Finalmente, sendo uma auxiliadora no emagrecimento, se alguém está aumentando de peso sem se dar conta da razão, não precisa culpar a banana. Ela só atrapalhará a perda de peso se for consumida de modo excessivo, como, por exemplo, quatro bananas por dia.

Leave a Reply