Bupropiona Emagrece

A bupropiona, ou também bupropiom, é um remédio antidepressivo, conhecido também pelo nome anfebutamona. Utilizada há pouco mais de 20 anos, a bupropiona – mesmo sendo ingerida por pacientes depressivos – vem sendo usada para tratamentos contra a dependência do tabaco.

Através de estudos, pode-se determinar que essa medicação é eficaz mesmo em amenizar os sintomas de abstinência do cigarro.

Algumas pessoas também apontam que ela pode ajudar no emagrecimento. Será que isso é verdade?

Indicação de uso da bupropiona

Para o caso de depressão, um psiquiatra ou outro médico capacitado pode fornecer a receita para tal remédio. Estudos comprovam sua eficácia no tratamento depressivo, comparado a outros remédios da mesma categoria, como, por exemplo, a fluoxetina.

A avaliação do médico para este quadro e para o de dependência ao cigarro é essencial para não usar a medicação por engano ou apenas com outros intuitos. É, muitas vezes, receitado para pacientes que além da dependência ao cigarro, possuam transtornos psiquiátricos, sendo excelente ao atuar das duas formas conjuntas.

Contraindicações, efeitos e riscos do uso da bupropiona

A bupropiona não deve ser receitada para indivíduos que apresentem: epilepsia, convulsões, etilismo, bulimia, anorexia nervosa, gestantes e lactantes e pessoas com problemas graves no sistema nervoso central.

Os efeitos colaterais relatados por pacientes que já utilizam/utilizaram a bupropiona incluem:

  • Insônia
  • Cefaleia; e
  • Boca seca.

Em alguns casos, considerados mais graves, acontecerem convulsões, manchas na pele e urticária.

Como sendo receitado para uso psiquiátrico e para dependência de tabaco, a dose recomendada de bupropiona não pode ser excedida, pois pode resultar em convulsões e até morte. O médico que a prescreveu deve servir como acompanhante no tratamento.

Um fator importante é não usar medicamento antidepressivo com estimulantes (por exemplo, a cafeína), pois pode resultar em efeitos indesejados e em até ataques inesperados.

Mas ele emagrece?

Como todo antidepressivo, o bupropiona favorecerá a diminuição da ansiedade, fator esse que afeta milhares de pessoas hoje em dia – sendo considerado um dos males do século –, por isso, ele afeta sim de forma indireta o emagrecimento. Mas nada que acometa a longo prazo ou que seja um fator prioritário na perda de peso.

Com a redução da ansiedade, a pessoa terá sua vontade de comer reduzida, o que vai sim afetar o emagrecimento, mas não de forma saudável.

Médico algum fornecerá a medicação para somente fins estéticos, pois a bupropiona é um remédio poderoso contra a depressão e usado por pessoas que realmente possuam problemas de saúde.

Precauções quanto ao uso

Apesar de seu favorecimento na perda de peso, graças a diminuição da ansiedade – lembrando, apenas é indicada para pacientes que realmente necessitem do tratamento psiquiátrico ou dependentes de cigarro –, a bupropiona necessita de cuidados especiais com o corpo, assim como uma dieta equilibrada e saudável.

Acrescentar a rotina diária a prática de exercícios físicos junto com a alimentação correta facilitará no emagrecimento.

A bupropiona servirá de maneira eficaz nos pontos em que ela é realmente necessária, mas não servirá como gatilho do emagrecimento. A única sorte que se terá nesse lado – sempre levando em conta todos seus riscos e efeitos adversos – é a diminuição da ansiedade e de fato ter uma vida mais tranquila e saudável.

Nunca é recomendável deter-se em medicamentos que possam prejudicar a saúde apenas com a intenção de emagrecer.

A saúde do corpo inteiro é muito mais importante do que procurar padronizar a beleza pela influência da mídia. Por isso, procure orientação médica e o aconselhamento de um nutricionista para basear-se sua vida e seu estilo de vida mais propícios para o emagrecimento saudável. Medicações não fazem milagres, e sua saúde plena depende unicamente de você.

Veja também

Chá verde emagrece?

Tudo sobre Sibutramina

Xenical emagrece?

Gostou do artigo? Compartilhe!

Leave a Reply