Caminhada emagrece – Dicas para começar a fazer caminhada

A caminhada emagrece e pode ser uma arma poderosa para para perder peso. Você já tentou todos os tipos de dietas, e não conseguiu nenhum resultado? Talvez o segredo para você seja complementar a dieta com exercícios para aumentar o gasto calórico.

Caminhadas leves e regulares combinadas uma das dietas existentes, pode ser extremamente benéfico, tanto para emagrecer quanto para sua saúde. Estudos feitos por cientistas comprovam que caminhada emagrece pessoas que caminham emagrecem até 25 vezes mais, do que os não adeptos do exercício, lembrando que isso falando de quem faz caminhada regularmente.

 

Caminhada emagrece e é bom para saúde

Os estudos como o que vimos anteriormente comprovam que a caminhada emagrece, além de emagrecer é benéfica para a saúde, evitando até doenças como diabetes. Médicos cardiologistas orientam há mais de 8 anos, que seus pacientes façam 30 minutos diários de caminhada, cerca de 100 metros por minuto, essa simples ação diminui o risco de ataque cardíaco em 34%.

caminhada emagreceMédicos afirmam que essa quantidade de caminhada diária emagrece em torno de 1.500 a 2.00 calorias na semana, que é um apoio e tanto para quem quer perder alguns quilos. A caminhada emagrece por que é uma atividade aeróbica, o tipo de exercício específico para quem quer emagrecer e que ajuda na oxigenação do cérebro, fazendo da caminhada uma prática regular ela libera endorfina, hormônios esses que são capazes de trazer uma sensação de bem estar.

Por fim a caminha pode evitar uma série de situações como ansiedade, depressão, osteoporose, acidente vascular, câncer de intestino e artrose, além de auxiliar na luta contra a diabete como falado anteriormente.

 

Dicas para fazer caminhadaDicas para começar a fazer caminhada

Temos algumas dicas para que você possa começar seus exercícios de forma correta ajudando você com dicas para escolher as roupas e como escolher  o modelo de tênis correto. Além de dicas para como se preparar para sua caminhada e durante sua caminhada.

Roupas para caminhada

Existem ótimas roupas para praticar exercícios hoje em dia graças aos avanços tecnológicos com tecidos que favorecem a evaporação nos livrando do suor, isso evita que a camisa fique encharcada, além de nos prevenir de assaduras.

Use roupas leves e arejadas, evitando cobrir todo o corpo, principalmente nas regiões mais quentes do país. As camisetas de tecido sintético são ótimas já que tiram o suor da pele e o levam para a roupa onde ele evapora facilmente.

Os shorts são normalmente a melhor escolha para suas caminhadas, normalmente são feitos de tecidos sintéticos. Mas a grande maioria das pessoas opta pelas calças já que essas são mais bonitas esteticamente. Não há problema em escolher usar a calça que também é uma boa opção para os dias frios. O corpo perde calor pelas extremidades, por isso se puder use luvas e gorros.

tênis para caminharTênis para caminhar

O tênis é uma das peças mais importantes em sua caminhada, por isso escolha bem, não compre um modelo mais bonito e chamativo, ou aquele super tecnológico, é importante em primeiro lugar escolher o modelo certo para o seu tipo de pisada.

Conheça os tipos de pé e suas características:

  • Pé cavo – Sua principal característica é a curvatura bastante acentuada e o peso acaba sustentado principalmente no antepé e calcanhar.
  • Pé neutro – Esse tipo de pé tem uma curvatura normal e entre os tipos de pé é aquele tem a melhor distribuição de peso.
  • Pé chato – Esse pé tem uma curvatura contrária que faz com que o peso se sustente na parte central do pé.

Os tipos de pisada:

tipos-de-pisadaSupinada é aquela pisada em que a pressão em sua maior parte fica do lado de fora, ela é ótima para obter melhor controle dos movimentos. Para isso o tênis utilizado deve ter um ótimo sistema de estabilidade.

Já a pisada neutra é normal nas pessoas com pés com curvatura normal e necessita de um tênis que tenha sistema de amortecimento igual em toda extensão da sola.

A pronada é a pisada com apoio para parte de dentro do pé, para um bom desempenho com este tipo de passada tenha um tênis que tenha a lateral interna reforçada para evitar desequilíbrios durante sua caminhada para emagrecer.

Dicas para escolher o tênis:

  • Escolha um tênis que seja meio ou um número maior do que o normal, para evitar atrito para que suas unhas e pé não sofram.

  • Tenha certeza do funcionamento efetivo do sistema de amortecimento, quanto maior o peso, mais importante é o sistema para sua caminhada.

  • A ponta do calcanhar tem de ser mais elevada que a ponta do tênis, isso favorece seus movimentos, e evita desgaste de tornozelos e joelhos.

  • Na parte superior do tênis se preocupe em escolher um modelo com boa ventilação, já que os pés transpiram durante a caminhada para emagrecer.

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Caminhada emagrece, mas para realizar a atividade veja mais algumas dicas:

ritmo na caminhada para emagrecerEscolha o local

No início de seus exercícios deixe de lado o terreno irregular, muito duro e íngreme que podem causar alguns problemas em suas articulações. Escolha terrenos de terra e grama planos, ou até mesmo a esteira no início para ganhar força nas articulações.

Horário

Escolha preferencialmente os horários com temperatura suave fugindo dos horários de maior calor, o ideal é antes das 10 h da manhã e depois das 18h. Se for caminhar pelas ruas evite os horários com bastante trânsito, já que a poluição dos carros pode ser prejudicial.

Alongamento

Antes começar sua caminhada, faça uma boa série de alongamentos afinal se machucar não é nada legal, o alongamento serve para preparar  seus músculos para a caminhada. Após seus exercícios alonga-se novamente já que os músculos sofrem um grande desgaste com as atividades físicas.

 

Caminhada emagrece e é bom para saúde

Durante a caminhada

Hidratação

Caminhada emagrece, mas é necessário que durante o exercício você se hidrate bastante bebendo água para repor as perdas durante o exercício.

Respire

Você precisa respirar durante a caminhada, mas respire direito inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, com o aumento do ritmo você ficará tentado a puxar uma maior quantidade de ar usando a boca, tente evitar.

 

Essas foram as dicas iniciais para quem pretende começar a fazer da caminhada sua principal arma para perder peso e secar a barriga. Gostou do artigo? Compartilhe. Para receber mais de nossas dicas se inscreva na lateral do site e também curta nossa página no facebook.

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