Chia emagrece e turbina a saúde

A chia emagrece e é uma potente aliada de nossa saúde

A semente de chia é originária de uma planta conhecida como salvia hispânica normalmente encontrada no méxico e ganhou bastante fama nos últimos anos pro seu poder emagrecedor. Ela não apenas emagrece como é bastante nutritiva fazendo parte da alimentação dos moradores da América Central há muito tempo.

Ganhando fama

Nos últimos anos a chia passou a fazer parte da dieta indicada por diversos nutricionistas, tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem precisa ter uma dieta mais saudável. A semente de chia é nutritiva por conter ácidos grasso do tipo poli-insaturado que são essenciais para o nosso corpo, fibras, proteínas e outros nutrientes.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Chia emagreceMuitas pessoas que apostaram na chia para emagrecer, uma vez que ela tem uma grande quantidade de fibras que permite a pessoa ter a sensação de saciedade prolongada e assim comer menos, obtiveram sucesso e perderam bastante peso, a chia então se tornou famosa por tais efeitos. Com tantas benefícios a chia tem que fazer parte de sua dieta agora mesmo. Ela também ajuda fortalecer nosso sistema imunológico e regular as taxas de nosso colesterol.

Chia emagrece?

Sim a chia é um dos emagreceres naturais mais potentes graças ao alto teor de fibras contido em sua composição. Isso por que os alimentos ricos em fibras são capazes de nos dar maior sensação de saciedade, impedindo assim, os repentinos ataques a geladeira.

As fibras do tipo solúvel quando entram em contato com a água formam um gel em nosso estômago, inchando e ocupando o espaço, dessa maneira temos a sensação de saciedade prolongada. A digestão fica mais lenta e o corpo absorve os nutrientes mais devagar. Dessa forma você comerá menos vezes e menores quantidades durante o resto do dia.

Como consumir a semente de Chia

Existem três principais formas de consumir a chia, são elas: semente, óleo e farinha.

Semente de chia: você pode consumir a semente de chia diretamente, seja em uma porção, ou na preparação de outros alimentos como iogurte, sucos e vitaminas.

Óleo de chia: Já o óleo de chia pode ser consumido de outra forma, na hora de temperar sua salada é uma boa opção ou preparando outros alimentos. Porém ela não pode ser usada para fritar alimentos, já que uma vez aquecido o óleo de chia oxida e perde suas principais propriedades.

Farinha de chia:  A farinha de chia é ótima para ser consumida com outros alimentos, como sopas, frutas, mingaus, vitaminas e sucos. Além disso, a farinha de chia pode ser usada para preparar pães e bolos substituindo a farinha de trigo.

Recomendação diária

A semente de chia também é calórica, por isso deve ser prestar atenção a quantidade de chia que você ingere. Em estudos recentes a quantidade de 25g da chia por dia  foi bastante efetiva, 25g eqüivalem a duas colheres de sopa. Co mas 25g você deve obter os efeitos desejados e mais d que isso pode acabar atrapalhando todo o processo de como emagrecer.

Dieta da Chia

Seguindo a dieta da chia você pode perder até 3 quilos em duas semanas, com um cardápio delicoso, veja abaixo a sugestão de cardápio e adapte ele ao seu dia a dia.

Opções para o café da manhã

Opção 1

1 xícara de chá de leite de soja light com café sem açúcar e 1 muffin de banana

Opção 2

1 copo de 250 ml de suco de mamão batido com ameixa  com 1 torrada integral e 1 colher de semente de chia

Opção 3

1 copo de 200ml de suco de maçã sem açúcar com 1 colher de semente de chia e 1 fatia de pão integral com manteiga light.

Opções para o lanche da manhã

Opção 1

1 Maçã ou 1 pêra

Opção 2

1 banana amassada com 1 colher de semente de chia

Opção 3

1 taça de salada de fruta com 1 colher de semente de chia

Opções para o almoço

Opção 1

Salada de alface e agrião com 1 colher de semente de chia com 4 colheres de quinua cozida, brócolis refogado  e 1 filé de frango

Opção 2

Salada de alface, rúcla e tomate com 1 colher de semente de chia, 3 colheres de arroz integral, 1 concha média de feijão e 1 filé de carne magra.

Opção 3

Salada de agrião, pepino, tomate com 1 colher de semente de chia, 1 prato de sobremesa de macarão tipo penne com molho de tomate e 1 filé de peixe grelhado.

Opções para o lanche da tarde

Opção 1

1 copo de vitamina de 200ml de leite de soja batido com morango e 1 colher de chia

Opção 2

Iogurte de fruta com 1 colher de chia

Opção 3

1 xícara de chá de erva-doce com limão e 1 colher de chia e 1 biscoito integral salgado com 1 colher de sobremesa de requeijão

Opções para o jantar 

Opção 1

Salada de alface e tomate com 3 colheres de lentilha com 3 colheres de arroz integral, berinejela e 3 almôndegas

Opção 2

Salada de alface, rúcula e tomate com 1 colher de semente de chia,  prato de sobremesa de legumes  com frango desfiado.

Opção 3

Salada de agrião, pepino, tomate, 1 prato de sobremesa de verdura cozida e 1 filé de peixe grelhado.

Opções para a ceia

Opção 1

1 maçã assada com 1 colher de semente de chia

Opção 2

1 banana amassada com 1 colher de semente de chia

Opção 3

1 vitamina de 200ml de leite de soja batida com mamão

Potencialize a dieta

Apesar de ajudar a emagrecer a chia não faz o trabalho todo sozinho, é preciso parar de comer as besteiras muito calóricas presentes em nossa alimentação. Além disso também deve se focar em fazer exercícios que emagrecem para aumentar o gasto calórico diário.

Benefícios da Chia para a nossa saúde

1 – A chia tem compostos bioativos que agem como antioxidantes que combatem os radicais livres. Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento e o aparecimento das temidas rugas.

2 – A chia tem ação anti-inflamatória, isso pois contém a gordura ômega-3, gordura essa que contém propriedades para combater inflamações

3 – A semente de chia também é ótima para controlar as diabetes, ela rica é rica em fibras, o alto teor de fibras melhora a sensibilidade de nosso organismo a insulina, com esse hormônio sendo afetado, os níveis da glicemia melhoram. O alto teor de fibras na alimentação faz com que nosso organismo absorva os açúcares mais lentamente e assim mantém a glicemia sob controle.

4 – Além de ajudar com a diabetes, a chia também é capaz de reduzir os riscos de termos doenças cardiovasculares, provocadas pelo colesterol e o sobrepeso. Segundo estudo realizado em 2011, pessoas que comeram chia conseguiram reduzir os níveis gorduras nas artérias que causam as doenças cardiovasculares.

5 – O consumo de chia ajuda a controlar a pressão arterial uma vez que ômega-3 tem efeito anti-hipertensivo.

6 – A chia fortalece o sistema imunológico combatendo constipação e doenças em geral.

7 – O alto teor de fibras presente na chia é capaz de regular o intestino melhorando o funcionamento dele e a digestão.

8 – Os ácidos graxos poli-insaurados presentes na chia e são bons para nossas células nervosas melhorando a estrutura das mesmas e fazendo nossa saúde cerebral cada vez melhor. Com essa melhora podemos nos livrar de doenças como perda de memória, depressão e ansiedade.

9 – Como a chia tem proteínas vegetais ela é ótima para quem pratica exercícios físicos, assim ela ajuda na recuperação dos músculos após as atividades.

10 – Por ser rica em proteínas e conter muitos aminoácidos a chia é ótima para quem faz uma dieta vegetariana.

Composição da semente de Chia

Semente de chia – Por 25 g (uma porção)
Calorias122 kcal
Carboidratos10,53 g
Proteínas4,14 g
Gorduras7,69 g
Gorduras saturadas0,833 g
Gorduras monoinsaturadas0,577 g
Gorduras poli-insaturadas5,917 g
Fibras8,6 g
Cálcio158 mg
Fósforo215 mg
Magnésio84 mg
Potássio112 mg
Ferro1,93 mg
Zinco1,15 mg
Vitamina A14 UI
Vitamina B1 (Tiamina)0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina)0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina)2,208 mg

 

Agora que você já conhece os ótimos benefícios da chia para sua alimentação e para sa saúde faça proveito e melhore sua qualidade de vida.

Dúvidas ou alguma experiência conte pra nós nos comentários!

Veja também:

Dieta da gelatina

Dieta do limão

Sopas que emagrecem

 

Leave a Reply