7 Benefícios da Semente de chia (#1 Chia emagrece!)

Uma das questões que vem as cabeças das pessoas ultimamente é, a semente de chia emagrece? A semente de chia ganhou fama com seu poder emagrecedor, graças aos nutrientes presentes nesta incrível semente.

A semente de chia que ajuda emagrecer é de origem mexicana e pode colaborar com sua saúde com diversos efeitos positivos e com poucas calorias, por exemplo, uma colher de sopa de chia tem em média 55 calorias, a chia pode ser encontrada em forma de semente, grãos, farinha e óleo.

 

7 benefícios da chia

 

semente_chia_interna1. A semente de chia emagrece

A chia emagrece graças ao seu poder de absorção, que absorve até 12 vezes o próprio peso em água. A semente também tem outra habilidade, ela forma um gel que infla em contato com água enchendo nosso estômago e assim uma sensação de saciedade e então fazendo com que comamos menos.

 

2. Controla nossa pressão

A semente de chia contém ômega-3 que é uma boa gordura e age auxiliando nosso corpo evitando doenças cardíacas de forma eficiente. A chia consegue regular nossa pressão arterial, além de reduzir os níveis de triglicérides e as taxas de colesterol.

 

3. Regulando o intestino

A chia tem grandes índices de fibras que são ótimas para quem tem problemas de funcionamento do intestino. Mas para ajudar realmente o funcionamento do intestino você tem de beber bastante água, uma boa dica é carregar uma garrafinha de água.

 

4.Uma dose de bom humor

Um estudo recente de pesquisadores americanos da Universidade de Ohio, provou que estudantes que comeram uma dose diária da semente de chia reduziram em maior quantidade os níveis ansiedade se comparado a quem ingeriu placebo. O ômega-3 presente na  chia é usado em tratamentos de prevenção a depressão, agressividade e ansiedade.

 

5. Ajuda no combate do câncer de mama

A ajuda a prevenir tumores graças aos altos níveis de antioxidantes presentes na semente de chia. Um estudo revelou que animais que consumiram o óleo de chia tiveram tumores reduzidos, assim como o número de metástases.

 

6. Reduzindo o diabetes

Como a chia é rica em fibras, ela ajuda nosso organismo a reduzir os níveis de glicose, essas fibras diminuem a velocidade com que nós absorvemos o açúcar, assim prevenindo a diabetes.

 

7. Sua pele mais bonita

Como vimos antes a chia além de emagrecer, é rica em ômega-3, que é útil pois combate as agressões que os raios ultravioleta vindos do sol causam, dessa forma diminui a inflamação no local e combate o precoce envelhecimento.

 

Semente de chia emagreceOutros nutrientes da semente de chia

 

Cálcio

É importante por ser o principal elemento na constituição dos ossos sendo totalmente necessário para o nosso corpo, além de ter outras funções como a transmissão dos impulsos nervosos como contrair os músculos e ajuda na coagulação.

Magnésio

Outro elemento presente na chia que é crucial para nossa saúde, sendo o magnésio parte de 300 processos biológicos de nosso corpo, entre ele a transformação do açúcar em energia e absorver os nutrientes dos alimentos, auxiliando também no funcionamento dos músculos e nervos e pelo fortalecimento de ossos e tecidos.

Proteínas

As proteínas têm uma função importantíssima na conservação de nossos órgãos células e tecidos, além de fonte de energia reserva em nosso corpo, caso as fontes principais sejam deficientes.

Potássio

O potássio é um mineral que auxilia nosso organismo em algumas funções vitais, entre elas a distribuição de água em nosso corpo, além de ser relaxante muscular.

 

Como consumir a semente de chia e emagrecer

Chia emagrece A chia é uma semente muito fácil de ser consumida, a casca que ela possui pode ser facilmente quebrada por nossos dentes, sem ter a necessidade de que seja triturada. A chia tem pequenos grãos como a lentilha, sendo fácil de guardar em qualquer local da sua casa.

Já quanto a quantidade de chia a ser consumida para emagrecer é de duas colheres de sopa, que dá aproximadamente 15 gramas, essa quantidade é indicada pelos nutricionistas. Podemos dizer que a chia tem uma sabor neutro o que facilita seu uso em nossa alimentação, podendo adicionar a chia em vitaminas, saladas, iogurtes, pães e bolos por exemplo, uma boa prática seria ingerir a semente meia hora antes das refeições.

A semente de chia não possui contraindicações e pode então ser consumida na dieta de qualquer pessoa. Porém o consumo excessivo não é recomendado para quem quer emagrecer, já que o consumo e altas quantidades causará o efeito contrário fazendo você engordar. Então cumpra o que manda o planejamento ingerindo duas colheres de sopa por dia.

 

Onde comprar sementes de chia

O preço das sementes de chia normalmente varia de 15 a 20 reais e podem ser encontradas em farmácias, lojas de produtos naturais, supermercados e até mesmo na internet.

 

Agora você já sabe que a semente de chia pode ajudar você nos seus planos de queimar suas gordurinhas, mas vale ressaltar que não adianta apenas consumir a semente de chia, você tem que aliar o consumo a uma dieta e exercícios regulares.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e para receber nossas dicas inscreva seu e-mail  e para dicas rápidas curta nosso site no facebook, na lateral do site.

 

Leave a Reply