Como acabar com o efeito sanfona

Outro dia encontrei uma amiga que da última vez que vi havia emagrecido uns 10 quilos, porém desta vez a silhueta era bem diferente, havia engordado tudo de novo e mais um pouco, era o efeito sanfona agindo.

E isso, já aconteceu comigo, e provavelmente aconteceu com você ou algum conhecido, e eu diria que o efeito sanfona é pior que pode acontecer com uma pessoa que quer emagrecer. Se esforçar para chegar ao peso ideal e depois perder tudo que tanto suou para conquistar.

Por que o efeito sanfona acontece?

Um dos principais causadores do efeito sanfona é focar apenas em uma mudança de alimentação temporária, ou seja, comer menos ou seguir uma dieta durante um determinado período, até alcançar o objetivo e depois voltar a se descuidar.

E isso acontece aos poucos, você acaba a dieta e ainda come de maneira saudável durante alguns dias, e então começa a comer doces, frituras e beber refrigerante aos poucos até que isso vire rotina e então comece a engordar de novo.

Depois, você está comendo como antes e engordando ainda mais e todo o esforço foi em vão. Pois, o erro que leva ao efeito sanfona é focar em uma alimentação temporária, invés de uma mudança profunda de hábitos alimentares.

Como acabar com o efeito sanfona de uma vez por todas

Como explicado no livro Emagrecer de vez, as mudanças alimentares para manter o peso ideal devem ser permanentes, isso não quer dizer viver de salada o resto da vida, mas manter uma proporção dos alimentos que permite que você continue em seu peso ideal, após emagrecer.

Segundo o princípio do livro, você deve comer os alimentos corretamente durante 80% das refeições, dessa maneira você mantém o controle sobre as besteiras que come, e não se perder depois de chegar ao peso ideal.

Após se controlar durante um tempo, você fará disso um hábito e não correrá os riscos de voltar a engordar. 80% do tempo comendo certo e 20% comendo de maneira mais livre, mas mesmo assim com alguns cuidados.

Mudando a alimentação

Milhares de pessoas conseguiram manter o peso ideal seguindo os métodos ensinados pelo especialista Rodrigo Polesso, autor do livro Emagrecer de vez seguindo esse princípio de mudança alimentar.

No tempo em que se come corretamente é necessário alimentar-se com os 3 principais nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras(boas). Esse é outro ponto, pois atua na redução de açúcares que apenas fazem com que seu metabolismo fique mais lento e nada ajudam com nutrientes.

Escolher quais proteínas, carboidratos e gorduras vai comer é outro ponto, pois um pão é mais calórico do que couve-flor ou cenoura, porém não é tão nutritivo quanto, as verduras fazem com que você possa comer mais, ficar mais satisfeito ao mesmo tempo que ingere menos calorias e a quantidade necessário de carboidratos.

Dessa forma é possível emagrecer sem passar fome e manter-se no peso ideal para sempre. Esse é o segredo das pessoas que emagrecem de uma vez por todas.

Para você que acha que é impossível emagrecer e manter o peso, saiba que é possível apenas é necessário manter o esforço e conseguir assimilar os hábitos alimentares novos, caso você tenha dificuldade em seguir um plano alimentar por conta própria, eu também tenho, recomendo comprar o livro Emagrecer de vez.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe!

Leave a Reply