Como calcular seu IMC – Cálculo IMC e tabela IMC

Saiba tudo sobre como calcular o IMC para saber como está seu peso em relação a sua saúde

Você acha que está com uns quilos a mais do que deveria e isso pode estar prejudicando sua saúde, mas para ter certeza uma boa maneira é saber seu IMC e para isso você precisa saber como calcular o IMC.

Esse cálculo pode indicar se você está acima do peso ou não e guia assim com você deve agir, se você deve escolher uma dieta ou intensificar seus exercícios físicos para conseguir melhores resultados e perder peso.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

 

O que é o cálculo IMC?

Cálculo IMCIMC é a sigla correspondente a Índice de Massa Corporal, medida essa utilizada como base pela OMS ( Organização Mundial de Saúde) para medir e definir a obesidade e o grau de obesidade nas pessoas, sendo isso um padrão internacional.

O principal motivo para que a OMS criasse o cálculo IMC foi o crescimento do problema do sobrepeso afetando a saúde milhões de pessoas e causando diversas doenças como pressão alta, diabetes e várias outras.

O IMC também é utilizado pela OMS como um indicador de saúde de determinadas áreas e definir prescrições médicas. O IMC é um cálculo básico utilizando apenas a altura e peso, sem outros indicadores como idade e sexo, por isso o IMC pode não significar exatamente o grau de gordura, mas  é um indicador base.

 

Como calcular o IMC?

calcular-imc

Não há segredos em saber como calcular o IMC, já que o cálculo é bem simples. Basta pegar o seu peso em quilogramas e divida pela altura em metros ao quadrado.

Por exemplo, se você pesa 70kg e tem 1,80 de altura deve fazer o cálculo da seguinte forma:

IMC = 70 ÷ 1,802

Faça a altura ao quadrado.

IMC = 70 ÷ 3,24

Divida seu peso pelo resultado

IMC = 21.6

Agora basta você comparar esse valor  com os números da tabela para saber em qual nível seu IMC se encaixa.

Você pode calcular o IMC em nosso aplicativo no Facebook

 

Tabela IMC

Como calcular o IMC?

Se o cálculo resultou em um número abaixo de 18,5, você está com o peso abaixo do ideal.

Se o cálculo resultou em um número entre 18,5 e 24,5, você está na medida certa.

Se o cálculo resultou em um número entre 25 e 29,5, você está acima do peso considerado ideal.

Se o cálculo resultou em um número entre 30 e 34,5, você está no grupo pertencente aos obesos do grau I.

Se o cálculo resultou em um número entre 35 e 39,5, você está no grupo pertencente aos obesos do grau II.

Se o cálculo resultou em um número acima de 40, você está no grupo pertencente aos obesos do grau I.

 

Limitações do IMC

Uma das principais discussões em torno do IMC como falado anteriormente é sobre o valor do IMC não ser uma conta 100%, sendo que os resultados podem ser diferentes de acordo com a etnia das pessoas, o biotipo e a idade. O IMC não vê essas diferenças e com isso índice fica sem os nuances necessários para ter maior exatidão.

O cálculo IMC não diferencia a massa corporal magra da gorda, pessoas musculosas que tem bastante massa magra podem ser consideradas obesas segundo o IMC.  A OMS tem feito outros estudos além do IMC como teste sobre a circunferência da cintura e sua influência no risco a nossa saúde.

 

O que a obesidade pode causar em nossa saúde

A obesidade é o excesso de gordura e pode causa inúmeros problemas além da auto-estima afetando nossa saúde. Os principais problemas causados pelo excesso de gordura estão relacionados ao sistema cardiovasculares. Também são relacionado a temida diabetes e até mesmo derrames. Por isso não descuide de sua dieta, fazendo um cardápio balanceado.

Calcule seu IMC aqui.

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Leave a Reply