Como fugir do mau humor na dieta

Dieta faz com que as pessoas fiquem de mau humor?

Sim é comum que pessoas que comecem uma dieta acabem se rendendo ao mau humor já que muitas vezes a dieta pode estar desequilibrada e então aumentar o mau humor, além de fadiga física e mental, irritação, dores de cabeça fazendo com que a dieta fique associada a uma sensação horrível.

Apenas uma dieta boa e equilibrada pode fazer bem ao nosso organismo e não sofrer desses efeitos colaterais nada agradáveis.

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Mau humor durante a dieta?Por que as pessoas ficam de mau humor?

Agora que sabemos que realmente as pessoas ficam de mau humor ao fazerem uma dieta, vamos tentar decifrar de quem é a culpa por este efeito colateral problemático. A privação de alimentos que você gosta já é o início dos problemas, porém qualquer dieta por menos restritiva que seja requer sacrifícios então é bom que esse seja realmente seu objetivo.

Alguns nutrientes presentes em nossa alimentação são importantes para melhorar nossa produção de neurotransmissores , esses por sua vez tem a responsabilidade de fazer a comunicação das células de nosso organismo e o nosso cérebro. Os neurotransmissores relacionados ao nosso humor são a dopamina, noradrenalina e serotonina.

A seretonina é um dos mais conhecidos , ela é derivada do triptofano, encontrado principalmente nos alimentos ricos em proteínas como carnes, peixes, grão de bico, ervilha, ovos, leite e feijões, Já as outras duas , a noradelina e a dopamina são produzidas com o auxilio de um aminoácido, a tirosina por sua vez também presente nos alimentos ricos em proteínas.

Então temos que consumir uma boa quantidade de nutrientes e substâncias que nos ajudem a melhor o humor no dia-a-dia durante sua dieta. Além de consumir proteínas, outro tipo de alimento também nos ajuda a melhorar o bom humor, e são os carboidratos que normalmente são os vilões de nossas dietas. A privação dos carboidratos que acontece na maioria das dietas pode ser o vilão nos tornando mal humorados.

Nosso cérebro precisa dos carboidratos que são a principal fonte de energia, além dos carboidratos o cérebro utiliza vários tipos de nutrientes sendo a mais importante para nós, o ômega 3 já que ela ajuda na produção dos neurotransmissores assim como vitaminas do complexo B como o ácido fólico.

Por último existem minerais que podem nos influenciar e fazer com que o bom humor retorne, um desses minerais é o magnésio que é uma grande fonte de energia e assim ajudar o vigor de nossas células cerebrais. Outro mineral importante é o potássio que auxilia nosso organismo a mandar o cansaço embora.

Dietas, efeitos negativos e positivosBenefícios da dieta x Efeitos negativos

A dieta pode nos trazer ótimos benefícios fazendo com que sejamos mais saudáveis e atléticos que são ótimos no dia-a-dia. Uma dieta consiste em fazer que gastemos mais calorias do que consumimos, mas que nossas refeições contenham alimentos suficientes para suprir nutricionalmente nossas necessidades. Além disso a dieta tem de ser combinada com exercícios físicos.

Porém a dieta também tem seu lado negativo, principalmente quando se torna um comportamento obsessivo e faz com que o estresse causado pela mesma seja ainda maior. Além disso dietas muito restritivas que afetam nosso humor e até mesmo nossa saúde quando não consumimos os nutrientes que precisamos.

bom-humorComo emagrecer sem perder o bom humor

Uma das melhores maneiras de emagrecer sem se tornar uma pessoa mal humorada e de mal co ma vida é não ficar longos períodos sem comer, fracionando suas calorias e assim você deve fazer 5 e 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Consuma moderadamente açúcar, café, bebidas alcoólicas e gorduras para emagrecer sem perder o bom humor.

Como fugir do mau humor durante a dietaOutros Alimentos que ajudam a melhorar nosso humor

Temos outros alimentos que podem estimular a produção dos neurotransmissores e assim melhorar nossa sensação de bem estar.

Chocolate contém tirosina que auxilia na produção de dopamina, o melhor chocolate é o amargo que é um alimento antioxidante.

As frutas oleagionosas como castanhas, amêndoas e nozes que contém triptofano ajudando na produção de serotonina e também ser antioxidante.

Verduras e legumes como espinafre , brócolis e couve também são ótimo neste quesito pois são ricos em potássio, magnésio e vitaminas A, B e C.

No campo das frutas temos acerola, laranja e maracujá que são ricos em vitamina C que inibe o cansaço e ajuda nosso organismo.

Peixe e Leite (e seus derivados) possuem triptofano que ajuda na produção da serotonina.

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Estas foram nossas dicas para que você consiga manter o bom humor enquanto faz a sua dieta e emagrece visando chegar ao peso ideal. Gostou do artigo? Compartilhe!

 

 

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