Como ganhar massa muscular

Tenho visto diversas pessoas com grandes dificuldades em começar a ganhar massa muscular, seja por necessidade de mais força para o dia-a-dia ou por motivos estéticos.

Definindo esse objetivo é comum ter diversas dúvidas sobre qual caminho seguir, e nesse artigo vamos te ajudar com dicas preciosas sobre como ganhar massa muscular.

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Benefícios do ganho de massa muscular

São vários os benefícios do ganho de massa muscular: o metabolismo acelera, melhorando diversas funções do organismo, como sono e eliminação de gordura corporal e combate ao colesterol.

É preciso ficar claro, entretanto, que emagrecer e ganhar músculos são resultados de processos diferentes. Para queimar calorias é preciso que o metabolismo do corpo todo aumente. Os exercícios aeróbicos são perfeitos para isso.

Como aumentar a massa muscular?

Para aumentar a massa muscular, o processo é diferente, pois ocorre dentro das células musculares. Essas células possuem enzimas que realizam a síntese de proteína e, quando um exercício de força é feito para determinado grupo muscular, as enzimas são ativadas. O ritmo acelerado das enzimas aumenta a síntese de proteínas.

Quem pode ganhar massa muscular?

Como ganhar Massa MuscularQualquer pessoa tem a capacidade de aumentar a massa muscular, porém, em intensidades diferentes. O resultado depende muito da genética de cada um: alguns possuem mais facilidade que outros para o ganho de músculos.

Portanto, se duas pessoas com genética diferente praticarem o mesmo treino, o resultado não será o mesmo. Existem pessoas com mais tendência a engordar que conseguem um aumento maior de massa do que aquelas pessoas magrinhas, por exemplo.

O resultado aparece após oito ou dez semanas para uma pessoa que segue corretamente todas as recomendações. Porém, é preciso manter o ritmo dos exercícios: ganhar massa magra é difícil, mas perder é bem fácil. Quem praticava musculação e quando parou sentiu a perda de músculos, sabe do que estou falando.

Dicas para quem quer ganhar músculo

Se você também deseja ter um corpo esculpido pelo ganho de massa magra, siga algumas dicas básicas que separamos:

– Faça musculação

A prática mais comum é o levantamento de pesos, que proporciona o maior aumento de massa muscular, mas outras atividades que forçam a musculatura também são válidas.

A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas trabalha a musculatura dos membros inferiores.

– Comece pela musculação

Não faça exercícios aeróbicos antes dos musculares. O melhor é que se faça o treino de força antes. Você também pode intercalar os dois exercícios.

Quando você começa pela musculação, tem mais força e, ao final do treino, queima mais calorias se for para a esteira.

Por isso, se você sempre inicia o treino com exercícios aeróbicos e visa o aumento de massa muscular, converse com o seu treinador e inverta a ordem.

– Não faça sempre o mesmo exercício

O nosso organismo possui uma capacidade de se adaptar aos exercícios. E quando isso acontece, os resultados diminuem porque ficamos mais acomodados. É preciso sempre trocar os pesos e os tipos de exercícios, garantindo novos desafios periodicamente.

– Treine pelo menos três vezes por semana

O ideal é treinar três vezes por semana, para alcançar um bom resultado. Vale lembrar que os músculos precisam de um tempo para se recompor e crescer, por isso a pausa e descanso são fundamentais. Lembre-se: o mesmo grupo muscular não deve ser exercitado dois dias seguidos.

– Alimentação adequada

Confira a dieta para ganhar massa muscular e veja por que a alimentação é tão importante para quem deseja aumentar os músculos. Não adianta apenas treinar pesado. É preciso consumir alimentos que ajudam no crescimento muscular.

Também é possível usar suplementos para ganhar massa muscular em conjunto com a dieta.

Com esforço e determinação, você vai conseguir atingir a hipertrofia. Mas lembre-se de não parar de se exercitar, para não perder os músculos adquiridos.

Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários. E curta a nossa fanpage na barra lateral.

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