Como Pular Corda para Emagrecer

 

Para muitos pular corda pode ser apenas uma brincadeira de criança, mas essa não é a verdade, isso porque pular corda é um exercício extremamente intenso e eficaz contra a perda de peso e gordura.

A prática vem sendo adotada em academias cada vez mais, porém já é algo recorrente para praticantes de artes marciais e lutas, como o MMA. Já que pular corda emagrece, vamos aprender como pular corda.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Pular Corda – Exercício x Brincadeira?

Ao mesmo tempo em que pular corda pode remeter ao passado em brincadeiras infantis, afinal quem nunca pulou corda com os amigos na rua, não é mesmo?

A atividade é vista atualmente como uma excelente prática esportiva, pois além de ajudar no processo de emagrecimento também pode ser um grande aliado no fortalecimento da estrutura muscular e óssea de forma geral.

Os movimentos executados durante essa atividade representam um grande ganho de resistência física e manutenção da saúde corpórea.

Como Pular CordaPulando corda

Existem diversas formas de pular corda, inclusive existem competições dessa modalidade, onde infinitas formas são praticadas e avaliadas, existem até mesmo modalidades onde se aliam a corda e acrobacias.

Para quem não tem toda essa habilidade, mas quer aprender a pular corda, existe a maneira mais simples que é a praticada por crianças em suas brincadeiras que consiste em:

Como pular corda passo a passo

Primeiramente duas pessoas pegam a corda e se posicionam em extremidades opostas, quem vai pular fica no centro, entre as duas pessoas. Feito isso é hora de treinar o tempo em que a corda é batida, tente acompanhar o ritmo e não deixe que ela bata em você, com a prática você pode começar a pular mais rápido.

Outra forma de iniciar no esporte é com a ajuda de uma pessoa só, mas para isso é necessário que tenha um local disponível para que a corda seja amarrada. Ao contrário da forma descrita acima, será uma extremidade da corda amarrada e a outra extremidade uma pessoa segurará e dará o ritmo das batidas enquanto você pula.

Vá com calma

Se você não está confiante, ou até mesmo não quer que outras pessoas participe deste início é possível que você comece sozinho, basta pegar nas extremidades da corda, enrolar uma ou duas vezes na mão, a fim de ajustar a extensão dela ao seu tamanho e pronto é só posicionar a corda com o objetivo de ela transpassar pela sua cabeça e seus pés em forma de arco.

Como dito acima, é indicado que você comece de forma mais lenta para ir se acostumando com o ritmo.

Assim que você aprender a pular corda vai ver que o esporte, além de tudo, é bastante divertido e pode ser praticado por crianças, homens, mulheres, quem tiver disposto.

Dicas e Cuidados ao Pular Corda

Ao pular corda é importante que você tenha muito cuidado para que isso não cause um acidente, procure escolher uma corda de tamanho adequado à sua altura, lembre-se de também avaliar o material para que ele não te cause danos, caso ela acidentalmente bata em você.

Se estiver praticando a atividade em grupo, nas extremidades da corda coloque pessoas que tenham firmeza o suficiente para segurá-la, pois caso a corda solte das mãos de quem estiver segurando pode causar acidentes graves.

É importante ressaltar que procurar a ajuda e orientação de um profissional especializado e qualificado é imprescindível se a prática for utilizada de forma esportiva.

Para a perda de peso, em geral se pular corda for algo recorrente ou utilizado para algum objetivo que tenha ligação com o corpo, isso porque a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar e a prática de exercícios físicos sem orientação pode lhe trazer sérios problemas.

Leave a Reply