Descubra se Whey Protein Engorda

Muitas pessoas que desejam fazer uso de suplementação hiperproteica ficam com a dúvida se este tipo de suplementação engorda ou não, o que poderia definir se essas pessoas iriam mesmo fazer uso deste tipo de suplemento.

O Whey protein é um dos suplementos para ganhar massa mais conhecidos no mundo todo e muito utilizado por aqueles que malham com frequência nas academias e que desejam aumentar a sua massa muscular magra.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Porém, a dúvida se o Whey protein realmente engorda ou não continua – vamos tirar esta dúvida?

O que é o Whey protein?

O Whey protein nada mais é do que um suplemento alimentar hiperproteico à base da proteína do soro do leite (que é aquela proteína extraída do leite quando se deseja fazer o queijo minas frescal).

O Whey protein tem muitas vantagens para seu consumo, como por exemplo, ter um alto valor biológico – maior até mesmo que o de carnes e ele também fornece muitos aminoácidos essenciais para o organismo sem acrescentar colesterol ou gordura.

Como o Whey protein é extraído do soro do leite, ele possui uma quantidade muito grande de água (cerca de 95%) e uma quantidade muito pequena de proteínas (de 0,7 a 1,2%), por isso, para extrair estas proteínas em grande quantidade, é necessário realizar um processo de microfiltração e outro de ultrafiltração. Este processo dá origem aos três tipos existentes de Whey protein:

Whey protein concentrado

Este é o produto mais barato que se pode ter acesso pois passa apenas pelo processo de filtragem. O resultado deste produto é de 70 a 80% de proteínas, além de gorduras e carboidratos. Este tipo também possui antioxidantes e substâncias que melhoram a nossa imunidade, como BCCAs e glutaminas.

Whey protein isolado

Possui mais proteínas do que o mencionado acima porque passa por uma filtragem bem maior, além de sofrer troca iônica. O resultado é de 95% de proteínas e podem ter 0% de carboidratos e gorduras. Neste caso, quem está fazendo dieta para reduzir o consumo diário de calorias, este Whey protein é o mais recomendado.

Whey protein hidrolisado

O processo de filtragem por qual este passa é ainda mais minucioso, sofrendo hidrólise. Isso quebra as cadeias de proteínas em fragmentos bem pequenos de peptídeos, tornando a absorção deste produto pelo organismo bem mais rápida.

Quais são as ações do Whey protein?

O Whey protein ajuda a reter mais nitrogênio, o que ajuda no maior crescimento muscular. Além disso, ele é um poderoso antioxidante, fortalece muito o sistema imunológico e ainda reduz os sintomas de treinos extremamente intensos.

E para quem usa este suplemento alimentar a fim de aumentar sua massa muscular magra (e até para chegar à hipertrofia muscular), ele é excelente por ser absorvido rapidamente pelo organismo, favorecendo um ambiente anabólico com muita síntese de proteínas.

Dica: Compre Whey protein com desconto!

Será que engorda mesmo?

Se o Whey protein irá engorda ou emagrecer, na realidade, só dependerá de você mesmo. Como assim? O Whey protein é um suplemento alimentar que deve ser tomado por quem já está praticando exercícios físicos a fim de aumentar a massa muscular magra do corpo – afinal, é este o objetivo deste suplemento.

Se uma pessoa toma Whey protein e não pratica exercícios físicos para queimar a energia adquirida com este produto, ela irá sim engordar e isso ocorrerá principalmente na região da barriga.

O contrário disso também é verdade – se você consome Whey protein e se exercita regularmente, você terá como queimar calorias, eliminar toda a gordura armazenada em seu corpo e ainda ganhar massa muscular magra.

Whey Protein é bom para quem quer emagrecer?

Agora, se você quer saber se o Whey protein engorda porque você quer praticar exercícios, mas também está fazendo uma dieta intensa para emagrecer (no caso de pessoas obesas), então é melhor você evitar consumir este tipo de suplemento alimentar.

Consumir o Whey protein neste caso pode sim impedir bastante a sua perda de peso, mesmo que você esteja praticando exercícios físicos. Emagreça primeiro, perca gordura corporal e, então, consuma o Whey protein para ganhar massa muscular e definir seu corpo.

No caso de pessoas muito magras e que querem engordar um pouco e ganhar massa muscular, o Whey protein é sim muito indicado. Mas de qualquer forma, independentemente de qual for o seu caso, nunca tome suplementação por conta própria e sempre consulte um profissional (de preferência um médico) para que você faça uso (ou não) de suplementos da forma ideal para você.

Nunca arrisque a sua saúde.

Gostou do artigo? Compartilhe me suas redes sociais!

Leave a Reply