Dieta da USP

A dieta da USP é uma dieta restritiva em que você diminui bastante as calorias consumidas se focando no consumo de proteínas, de forma similar a dieta da proteína. Esta dieta da USP fez um grande sucesso na década de 90, esta dieta promete fazer você emagrecer rapidamente a base de poucos alimentos e pode ser barata, um dos motivos que mais emperram as dietas. O cardápio é basicamente formado de alimentos ricos em proteínas como ovos e presunto junto com café.

Período da dieta da USP

A dieta deve ser seguida por um período de 15 dias para que você possa emagrecer 15 kg, uma grande quantidade de peso nesse pequeno período de tempo, por um período maior que esse a dieta da USP pode causar diversos problemas por privar você de diversos nutrientes, entra as complicações que podem ocorrer há problemas nas funções renais e alterações cardíacas.

A origem da dieta da USP é desconhecida apesar de ser atribuída a Universidade de São Paulo que nunca confirmou que o cardápio foi elaborado por algum especialista da universidade, porém as pessoas que fazem a dieta garantem que ela funciona, basta ter disciplina.

Efeitos colaterais

É claro que antes de fazer a dieta da USP é necessário levar em conta os efeitos que ela pode causar pela baixa de nutrientes, entre os efeitos colaterais que podem ocorrer temos cansaço, constipação, fraqueza muscular, estresse físico e emocional, cefaléia, mau hálito e alterações no sono. Além de pensar que se você voltar a comer em excesso depois de ter feito a dieta você pode acabar engordando de novo.

Por que você pode voltar a engordar depois de fazer a dieta da USP?

Como todas as dietas que fazem com que você emagreça muito rápido você não perde apenas gordura, acaba perdendo muito mais líquidos e músculos, isso facilita com que você tenha grandes chances de engordar novamente ao relaxar na alimentação, difícil de manter o peso e muito mais difícil de conseguir a continuar perder peso.

A melhor maneira de emagrecer é conseguir perder apenas gordura, manter os líquidos e a massa muscular, porém isso é uma opção da pessoa que faz dieta. Uma boa maneira seria fazer uma reeducação alimentar após o período da dieta, claro que isso via exigir a disciplina de mudar os hábitos alimentares para sempre.

Uma boa prática seria ir até um médico ou especialista para que consiga um programa de emagrecimento adequado e também para verificar  se você tem alguma doença que impeça você de fazer a dieta como colesterol levado, diabetes e pressão alta, que são doenças difíceis de se perceber.

Banner

Cardápio da dieta da USP

O cardápio da dieta da USP é elaborado para 7 dias da semana e precisa ser repetido na semana seguinte para completar a dieta da USP, para que você consiga totalizar 14 ou 15 dias se alimentando com este cardápio para conseguir o objetivo de perder 15kg rapidamente com esta dieta.

Segunda-feira / Primeiro dia

Manhã: Café sem açúcar com adoçante

Almoço: 2 ovos cozidos com ervas

Jantar: salada de pepino e alface com salsão a vontade

Terça-feira / Segundo dia

Manhã: Café com bolacha cream-crakers

Almoço: 1 bife grande com salada de frutas

Jantar: Presunto a gosto

Quarta-feira / Terceiro dia

Manhã: Café com bolacha cream-crakers

Almoço: 2 ovos cozidos com salada de vagens e 2 torradas

Jantar: Presunto e salada de alface

Quinta-feira / Quarto dia

Manhã: Café com bolacha

Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas

Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Sexta-feira / Quinto dia

Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto

Almoço: Frango grelhado a gosto

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sábado / Sexto dia

Manhã: Café com bolacha

Almoço: Filé de peixe com tomate a gosto

Jantar: Presunto e salada de alface

Domingo / Sétimo dia

Manhã: Café com limão

Almoço:  Bife grelhado e frutas a vontade

Jantar: Livre menos doces e bebidas alcoólicas

Observações sobre a dieta

  • O cardápio deve ser repetido na próxima semana até chegar aos 14 dias da dieta
  • Ervas que são permitidas: chicória, alface e agrião.
  • Você pode beber água, café e chá livremente e sem açúcar
  • Não troque os alimentos da dieta e também não mude os horários

Agora você já sabe como funciona a dieta da USP e pode aplicar tal cardápio no seu dia a dia para conseguir emagrecer rapidamente. Saiba quantas calorias têm em cada fruta aqui.

Veja também:

Dieta da Sopa

Dieta Líquida

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça