Dieta Dukan – Eu Não Consigo Emagrecer

A dieta dukan é bastante conhecida no mundo todo, ela é de origem francesa e foi criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan. Emagrecer rapidamente e emagrecer de vez é o desejo de muitas pessoas, e a dieta dukan está entre as dietas mais corretas para cumprir este objetivo.

Ela é baseada em proteínas assim como a dieta hiperproteica ou a dieta da proteína, ao começar a dieta você se baseia em proteínas magras para acelerar o metabolismo na primeira fase e então seguir para fases seguintes da dieta e perder 5 kg em um período de 5 a 15 dias.

A dieta dukan ficou famosa graças aos resultados conseguidos por algumas celebridades como a princesa Kate Middleton e a cantora Jennifer Lopez, se tornando a dieta da mora na Europa e nos Estados Unidos, para então chegar ao Brasil se tornando a nova mania entre as dietas por aqui.

Neste artigo você verá:

 

Dieta Dukan - Eu não consigo emagrecerComo funciona a dieta dukan

A dieta dukan é dividida em 4 fases, a primeira é a fase de ataque onde o principal alimento a ser consumido são as proteínas, então o método criado por Pierre Dukan segue para mais 3 fases, transição, consolidação e estabilização.

Após cumprir o programa com as 4 fases você deve ter conseguido perder os quilos indesejados e alcançado uma ótima forma. A dieta dukan é muito semelhante a dieta do dr. Atkins, a famosa dieta da proteína, sendo conhecida em alguns lugares como a dieta francesa das proteínas.

Pierre Dukan aproveitou e lançou em 2008 o livro emagreça sem sacrifícios vendendo 3,5 milhões de cópias na Europa. No Brasil a versão de bolso do livro saiu em 2008.

As fases da dieta dukan

Na primeira fase da dieta dukan que deve durar entre um e cinco dias você comerá carne magra, peixe e frango á vontade, além de pequenas porções de ovos, iogurtes, queijos e leite desnatado, com isso você pode perder até 2 quilos. Não se esqueça de beber muita água.

Na segunda fase, após consumir toda essa proteína, é hora de começar a consumir verduras e legumes, menos batata que é rica em carboidratos. Nessa etapa você vai continuar emagrecendo, só que mais lentamente do que na primeira fase.

Na terceira fase estão liberadas as frutas e porções moderadas de massas e pães integrais, deixando de fora os carboidratos comuns.

Alimentos como esses tem altos níveis glicêmicos, que viram açúcar durante a digestão, prejudicando o trabalho da insulina que afeta a circulação que deixa o açúcar sobrando e estocando em nosso corpo.

A quarta fase de estabilização, volta ao cardápio completo com todos os tipos de alimentos, mas fazendo o possível para não voltar a engordar.

Cardápio da Dieta Dukan dividido por fases

images1ºfase – A fase ataque

A primeira fase da dieta é rápida e eficaz, já que você irá consumir apenas proteínas magras junto com farelo de aveia uma vez ao dia. O farelo de aveia é recomendada, pois aumenta a sensação de saciedade . As fonte de proteína magra como peixe, frango e carne podem ser ingeridas a vontade, mas em nosso cardápio você pode ver a quantidade sugerida.

Café da manhã

Primeira opção: 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 1 xíc. de chá verde com canela e gengibre

Segunda opção: 2 fatias de queijo branco 0% gordura + omelete (1 gema e 2 claras) + 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado (adoçante, opcional)

Terceira opção: 3 fatias de presunto magro + 1 taça de gelatina diet + 1 xíc. (chá) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia

Lanche da manhã

Primeira opção: 2 fatias de queijo branco 0% gordura

Segunda opção: 3 fatias de peito de peru light (ou blanquet de peru)

Terceira opção: 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro enroladas com 2 col./chá de queijo cottage 0% de gordura)

Almoço

Primeira opção: Suflê de frango (bata 1 ovo e misture 1/3 de copo/150 ml de leite desnatado, 1 peito de frango cozido e desfiado, salsa, cebolinha, sal e pimenta. Asse em um pirex fundo) + 3 fatias de queijo branco 0% gordura

Segunda opção: 1 filé (150 g) de carne (picanha sem gordura ou contrafilé) grelhado (tempere com salsinha, pimenta-do-reino e pouco sal) + omelete (1 gema e 2 claras)

Terceira opção: 2 postas (240 g) de peixe (namorado, badejo) assado com ervas (alecrim, salsinha) + 2 col. (sopa) de lula cozida e temperada com vinagrete (molho de vinagre e sal)

Lanche da tarde

Primeira opção: 1 fatia média de queijo branco 0% gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xíc. (café) de café preto (use adoçante)

Segunda opção: 2 col. (sopa) de pasta de queijo cottage 0% gordura (amasse o cottage com orégano e pimenta-do-reino) + 2 fatias de peito de peru light (ou presunto magro) + 1 xíc. de chá mate batido com leite desnatado

Terceira opção: 1 pote de iogurte natural 0% gordura (ou iogurte light de fruta) + 1 taça de gelatina diet

Jantar

Primeira opção: 3 espetinhos de peru em cubos grelhados com molho de iogurte (iogurte natural 0% gordura temperado com cebola e alho picados e hortelã) + 6 cubos médios de tofu (ou ricota) temperados e grelhados

Segunda opção: 1 medalhão de alcatra (150 g) temperado com ervas e grelhado + 2 fatias de queijo branco 0% gordura

Terceira opção: 3 postas médias de peixe (badejo, namorado) temperadas com açafrão, assadas ou grelhadas + 4 kanis kama

Ceia

Primeira opção: 2 ovos de codorna cozidos (ou 1 ovo)

Segunda opção: 1 copo (250 ml) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia

Terceira opção: 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)

Quais são os alimentos liberados durante a primeira fase?

Todos os tipos de peixe.

Carne branca: Abes, menos pato e coelho.

Frutos do mar como lula, marisco e camarão.

Carne magra: vitela e carne de boi sem gordura.

Entre os frios presunto de frango, blanquet, presunto magro e peite de peru light.

Laticínios são requeijão, ricota, queijo, coalhada, iogurte 0% de gordura e leite desnatado.

Beber café e chá açúcar.

2º fase – Fase do Cruzeiro

dieta-dukan-300Na fase do cruzeiro  você acrescenta os alimentos liberados na fase 1, verduras e legumes, com exceção da batata.

Porém, o segredo dessa fase é revezar o cardápio da fase 1 com o da fase 2, intercalando um dia um, um dia outro. Repita essa fase durante 9 dias e seca aproximadamente 2 kg e meio.

 

Café da manhã

Primeira opção: Ovo mexido (1 gema e 2 claras) com ricota, presunto magro e tomate + 1 copo (250 ml) de suco de cenoura batida com salsão, água e 2 col. (sopa) de farelo de aveia (adoçante, opcional)

Segunda opção: 1 pote de iogurte light de fruta + 1 ovo cozido + 1 xíc. (chá) de café preto sem açúcar (ou chá de erva-cidreira e hortelã)

Terceira opção: 1 potinho de leite fermentado zero (tipo Actimel) + 2 fatias de peito de peru light e 1 fatia de queijo branco 0% de gordura + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com 1 col. (chá) de cacau em pó sem açúcar

Lanche da manhã

Primeira opção: 5 minicenouras

Segunda opção: 2 fatias de rosbife

Terceira opção: 4 tomates-cereja + 2 fatias médias de queijo branco 0% gordura

Almoço

Primeira opção: 1 prato (raso) de salada de rúcula e tomate (tempere com sal e vinagre) + 3 col. (sopa) de carne moída cozida com vagem e cenoura em cubos

Segunda opção: 1 prato (raso) de salada de alface e cogumelo (tempere com sal e vinagre) + 2 sardinhas frescas assadas com alecrim + 3 col. (sopa) de espinafre refogado com alho

Terceira opção: 1 prato (raso) de salada de agrião e abobrinha ralada (tempere com sal e vinagre) + 3 espetinhos de frango, pimentão e cebola grelhados + 3 col. (sopa) de couve-flor e vagem cozidos no vapor

Lanche da tarde

Primeira opção: 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light) + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 palitos de salsão

Segunda opção: 1 copo (300 ml) de suco desintoxicante (chá branco gelado batido com couve, cenoura, beterraba e gengibre) + 1/2 lata de atum light com 2 col. (sopa) de queijo cottage 0% de gordura

Terceira opção: 3 fatias médias de tofu (ou ricota) grelhadas com salsinha + 4 kanis kama

Jantar

Primeira opção: 1 prato (raso) de broto de feijão com vinagrete (sem óleo) + 2 fatias de peito de peru assado com hortelã + 3 col. (sopa) de berinjela refogada com cebola

Segunda opção: 1 prato (raso) de salada de escarola, pepino e talos de erva-doce (tempere com sal e vinagre) + 1 prato de shirataki de konhaku (macarrão japonês) com molho à bolonhesa

Terceira opção: 1 prato (raso) de salada de chuchu cozido e palmito (tempere com sal e vinagre) + 1 filé de pescada assada com alecrim

Ceia

Primeira opção: 1 taça de gelatina diet

Segunda opção: 1 pote iogurte natural 0% de gordura (ou iogurte light de fruta) com 2 col. (sopa) de farelo de aveia

Terceira opção: 2 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)

Exceções entre os alimentos

Alimentos ricos em amido:

  • Batata

  • Arroz

  • Milho

  • Ervilhas

  • Grão de bico

  • Feijão

  • Lentilha

Com limitações de 200g uma vez na semana

  • Cercefi

  • Cenouras

  • Alcachofras

  • Beterrabas

3º fase – Fase de Consolidação

dieta dukan fase 3A terceira fase da dieta dukan é a fase de consolidação, que será responsável pro estabilizar o seu peso, por isso normalmente tem uma duração mais longa doqeu as fases anteriores.

O ideal é que essa fase dure 10 dias por cada quilo que você perdeu, logo poder durar muito tempo, se você tiver perdido muitos quilos.

Mas durante todo esse período um dia por semana você vai consumir o cardápio da 1º fase da dieta dukan, ou seja, apenas proteínas, no caso esse dia é a quinta-feira, dia esse sugerido por Pierre Dukan, criador da dieta dukan.

O período total na fase 3 tem de ser dividido em duas metades, na primeira será permitida um jantar de gala por semana e consumir 1 fruta por dia, já na segunda parte da fase 3 serão permitidos dois jantares e duas frutas pro dia, mas atenção, os jantares não devem ser feitos em dois dias seguidos.

Café da manhã

Primeira opção: 1 copo de leite desnatado com café (adoçante opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão cremoso 0% de gordura + 1 maçã

Segunda opção: 1 copo de mingau (leite desnatado com 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia) + 3 enroladinhos de frios (3 fatias de peito de peru com 2 colheres de sopa de ricota light temperada com orégano)

Terceira opção: 1 copo de leite desnatado com 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 fatias de presunto magro

Lanche da manhã

Primeira opção: 1 xícara (café) de café preto (adoçante opcional)

Segunda opção: 1 colher (sopa) de goji berries

Terceira opção: 3 ovos de codorna

Almoço

Primeira opção: 1 prato (raso) de salada de camarão com kani + 2 Tomates recheados com atum e cobertos com parmesão light + 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada

Segunda opção: 1 prato (raso) de salada de endívia e beterraba + 2 fatias médias de lombo de porco assado com limão + 3 colheres (sopa) de couve refogada com alho

Terceira opção: 1 prato (raso) de de salada de acelga com tomate + 3 pedaços médios de peito de frango com leite de coco light e tofu + 2 colheres (sopa) de couve-flor no vapor

Lanche da Tarde

Primeira opção: 4 palitos de kani

Segunda opção: 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de pasta de cottage 0% de gordura

Terceira opção: 1 xícara (chá) de chá mate gelado com limão

Jantar

Primeira opção: 1 prato (raso) de salada de alface, couve de bruxelas e palmito + 1 pedaço médio de lasanha de beringela com tofu + 150g de batata cozida com casca

Segunda opção: 1 prato (raso) de salada de rúcula com aspargos + 200g de arroz integral à grega

+ 1 filé de frango com mostarda

Terceira opção: 200g de salada de grão de bico com vinagrete + 1 prato (raso) de shirataki de konhaku (macarrão milagroso) com 1 colher de chá de shoyu + 1 filé de merluza assado

Ceia

Primeira opção: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã + 1 xícara de chá de gengibre e canela + 1 unidade de queijinho fundido light

Segunda opção: 3 fatias de presunto de frango + 1 copo de mingau (leite desnatado com 1 colher de sopa de amido de milho) + 2 ovos de codorna

Terceira opção: 1 pote de iogurte de frutas 0% de gordura + 2 fatias médias de queijo frescal 0% de gordura

+ 1 unidade de actimel (leite fermentado) zero

Alimentos liberados nesta fase

O jantar de gala que pode ser realizado durante a fase de consolidação da dieta dukan. Neste jantar  você pode comer quantidades maiores e incluir uma sobremesa, mas sem repetir e nem porções exageradas.

As frutas estão livres para consumo, obedecendo a um tamanho médio como uma maçã, dois kiwis. A excessão fica por conta da  banana, uva e cereja que não podem ser consumidas.

4ºfase – Estabilização

Dieta Dukan - Fase 4A fase 4 deve ser seguida para sempre, mas com uma boa notícia todos os alimentos estão liberados, e o grande segredo para não voltar a engordar além de comer os alimentos com moderação é que uma vez na semana você deve repetir o cardápio da fase 1 comendo apenas proteínas.

O consumo diário de 3 colheres de sopa de farelo de aveia e de trigo também é recomendado, já que eles serão importantes na hora de saciar a fome.

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 Esse foi o artigo do dicas de dietas sobre a dieta dukan, uma nova dieta que é sensação mundial e pode ser o que você precisa para chegar ao peso ideal, mas não se esqueça de complementar a dieta com exercícios.

Veja as Top Dietas:

Dieta Paleo

Dieta da Proteína

Dieta  Detox

Dieta dos Pontos

Dieta da Sopa

Dieta da Usp

Dieta Ravenna

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3 Comments

  1. Julia camargo 22 de junho de 2015
  2. silvana dias 22 de junho de 2015
  3. Andréa 30 de junho de 2015

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