Dietas para quem tem diabetes

O diabetes acontece quando o pâncreas não produz o hormônio insulina em quantidade suficiente para as necessidades do seu organismo, ou quando esse hormônio não age de maneira adequada. O açúcar presente no sangue deve penetrar no interior de nossas células, para ser utilizado como fonte de energia. Ao permitir que esse processo aconteça, a insulina promove a redução da glicemia. Na falta ou mau funcionamento deste hormônio, ocorre o aumento de glicose no sangue. A consequência é o diabetes.  

Os que sofrem com o diabetes, já sabem os problemas que causam a doença. Porém, é importante que todos conheçam as causas para, caso venham a adquirir, possam tratar da melhor forma. No que diz respeito à dieta, é preciso ficar atento: há muitos mitos que envolvem a alimentação do diabético, como a proibição de ingerir carboidratos ou nenhum tipo de açúcar, até deixar de lado a carne vermelha.

diabetes-dietaA dieta ideal para o diabético

A dieta ideal para quem sofre com a doença varia de pessoa para pessoa. É indicado o acompanhamento com o médico, que examinará os níveis de glicemia e de colesterol, o peso, rotina e preferências alimentares de cada paciente. Felizmente, há recomendações iguais para todos. Dentre elas, podemos citar o hábito de fazer três refeições por dia e intercalar com pequenos lanches. Confira algumas dicas preciosas para a alimentação do diabético:

– Arroz, massas e pães integrais

Possuem carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente pelo organismo e liberam pequenas quantidades de glicose. Essa característica beneficia o diabético, que não sofrerá picos de índice glicêmico ao ingerir esse nutriente. Os integrais são os mais indicados porque são ricos em fibras e potencializam a ação da insulina.

– Açúcar e carboidratos simples

As massas, pães e doces precisam de atenção. Mesmo assim, eles não precisam ser completamente excluídos da alimentação. Doces devem ser consumidos esporadicamente e, quando essa ingestão ocorrer, deve ser diminuído o consumo de outras fontes de carboidrato.

– Cuidado com as frutas

Diabéticos não podem consumir frutas à vontade. Por ter fama de serem saudáveis, as frutas podem representar uma armadilha. Todas as frutas possuem carboidratos simples, como a glicose. Por isso, recomenda-se que o diabético consuma no máximo três ou quatro porções de frutas por dia.

– Troque o leite integral pelo desnatado

O diabético precisa reduzir o consumo de gordura e, por isso, é necessário trocar o leite integral (mais gorduroso) pelo desnatado (menos gorduroso).

– Escolha os cortes certos de carne vermelha

A carne vermelha deve ser consumida, por oferecer nutrientes como o ferro e a vitamina B12. Porém, dê preferência a cortes magros, com menor quantidade de gordura: lagarto, patinho e alcatra são boas opções.

– Peixes ricos em gorduras boas

Entre as carnes brancas, os peixes são os mais indicados. Os que possuem gordura boa são os mais indicados. Por isso, insira salmão, truta e sardinha no cardápio. Mas não abuse! Apesar de saudáveis, esses peixes são calóricos.

– Legumes e verduras estão liberados

Legumes e verduras são fontes de fibras, minerais antioxidantes e vitaminas. Indicados para todas as pessoas e principalmente aos diabéticos, que necessitam uma dieta rica e variada nesse tipo de alimento. Pode colorir o prato!

Siga essas dicas e cuide da sua saúde! Não deixe de visitar o seu médico regularmente e praticar exercícios físicos. Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários.

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