Emagreça com informação

Neste artigo não falaremos sobre uma dieta específica, mas sim de uma metodologia e de planejamento para emagrecer, uma coisa pouco presente na vida das pessoas, principalmente do povo brasileiro.

O planejamento é uma parte importante para as pessoas que pretendem emagrecer, e para um planejamento bem feito você precisa de informação, por isso o nome do artigo é emagreça com informação.

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Perdendo peso e controlando as calorias

O básico para perder peso, é queimar mais calorias do que se consome, o consumo de calorias deve ser controlado para isso, assim como, o aumento da quantidade calorias que você gasta por dia.

O ideal é ter uma planilha para controlar a quantidade de calorias que você consome, assim como baixar um aplicativo como o tecnonutri ou o dieta e saúde, para verificar a quantidade de calorias em cada um dos alimentos  que você consome durante o dia.

Como fazer a planilha

Emagreça com informaçãoNa planilha você deve fazer uma lista dos alimentos que consome normalmente em um dia, lembrando que você deve dividir as refeições em pelo menos 6 e comer a cada 3 horas.

As refeições podem ser divididas da seguinte forma: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Você deve listar os alimentos na primeira coluna e na segunda coluna, as calorias de acordo com as porções que você pretende comer.

Definindo o Objetivo

Os aplicativos indicados também fazem os cálculos para saber quantas calorias você deve consumir para atingir sua meta de perda de peso. Além disso, você pode controlar seu objetivo através do cálculo IMC.

Isso mesmo, sua meta. Você deve traça uma meta, se você tem 80 kg e seu peso ideal são 60 kg, você tem que perder 20kg, é necessário traçar quantos quilos você quer perder por semana, entre 0,5 quilo a 2 quilos, que seria uma boa quantidade, mais do que isso pode prejudicar você e deixá-la muito mais fraca.

Passo a passo

1.Baixe um aplicativo para fazer cálculos e controle de calorias.

2.Trace uma meta semanal

3.Descubra o máximo de calorias que você pode consumir por dia.

4.Preencha a tabela com os alimentos e as calorias de acordo com as porções na tabela

5.Controle as calorias que você consome durante o dia

Emagreça com informação: estudar os alimentos

Uma parte importante é saber o que cada tipo de alimento pode fazer por você, quais os alimentos que fornecem energia, quais vitaminas são importantes para sua alimentação, os ácidos e também a quantidade que seu corpo precisa. Para as pessoas que querem emagrecer, alimentos importantes são os ácidos, fibras e gorduras boas que vão auxiliar seu corpo a perder peso.

Fibras e Integrais

As fibras são especialmente importantes, pois quando você diminuir a quantidade de calorias que consome, seu corpo sentirá muita fome nas primeiras semanas, por isso se alimentar com alimentos ricos em fibras é uma passo importante. Uma vez que este tipo de alimentos permite que você sinta menos fome, eles preenchem nossos estômago quando estão em contato com a água, mandando a mensagem de saciedade para nosso cérebro.

Outro fato importante é que doces e carboidratos são os alimentos que mais engordam, porém são importantes, pois fornecem energia para o nosso dia a dia. Um passo importante é trocar os carboidratos que comemos todos os dias como arroz, pão, biscoitos e bolos por alimentos integrais que fornecem energia em conjunto com fibras sem engordar como as versões tradicionais.

Proteínas

As proteínas também fornecem energia e são ótimas para desenvolver a musculatura, porém não são tão eficientes no fornecimento de energia como os carboidratos.

Trocar os carboidratos comum pelas versões integrais e proteínas deve fazer grande diferença na sua perda de peso. Saladas, legumes e verduras normalmente são liberados, porém você tomar cuidado com alguns como batata, batata doce e cenoura que contém bastante carboidratos.

Estude sobre os vários tipos de exercícios para emagrecer:

Emagreça com informação: queimando mais calorias

Outro ponto importante é queimar mais calorias, para isso você precisa fazer exercícios físicos. Os exercícios mais fáceis de praticar para aumentar a quantidade de calorias que você queima durante seu dia são corrida, caminhada e pular corda. Antes de tudo vá a um médico e faça uma avaliação para saber se você está apto a fazer exercícios.

Como fazer exercícios para emagrecer

Se você leva uma vida sedentária não é bom começar com grande intensidade de exercícios, comece com pequenas caminhadas de 300 a 600 metros e vá aumentando gradativamente até conseguir caminhar por 3 quilômetros, existem aplicativos que medem a distância percorrida e também a velocidade como o run keeper.

Quando conseguir caminha por uma hora mantenha o mesmo por alguns dias, lembre-se de ter um tênis adequado, fazer os alongamentos antes e depois e se hidratar durante todo o exercício. Veja todas as dicas para sua caminhada.

Depois de conseguir manter a caminhada por algumas semanas você pode partir para exercícios que exijam mais de você como uma corrida ou pular corda, exercícios que queimam muito muitas calorias, porém são muitos mais exigentes. A academia também é importante e bom por ter um acompanhamento para seu desenvolvimento. Saiba também quais são os hábitos que retardam seu metabolismo.

Estude sobre os vários tipos de exercícios para emagrecer:

Com informação que você pode conseguir na internet ou em livros como Emagreça com o Dr. Rocha ou o Emagrecer de Vez, você conseguirá planejar-se e emagrecer cada vez mais até atingir suas metas. Se tiver alguma dúvida utilize os comentários.

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