Descubra se Granola Engorda ou Emagrece!

A granola é proveniente de uma mistura de cereais, grãos, frutas secas e sementes, com açúcar mascavo ou mel. Essa composição tem diversas variações e sabores. Sendo apetitosa, a granola também pode ser acrescentada ao leite, iogurte, frutas ou outros componentes. Porém é um alimento que gera muitas dúvidas em quem o consome, sendo a principal delas é se granola engorda ou emagrece.

Benefícios da Granola

A granola, apesar de ser um item consumido por muitos sem saber de suas propriedades calóricas, possui vantagens excelentes para o organismo:

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

  • Por ser rico em fibras, ela combate a prisão de ventre;
  • Diminui o risco de desenvolvimento de câncer;
  • Possui vitaminas A, B e C;
  • Possui proteínas e ferro;
  • Redução do colesterol;
  • Previne doenças cardiovasculares; e
  • Causa o rejuvenescimento da pele.

Granola engorda ?

Como todos os alimentos, comer granola em excesso engorda sim. É claro que também depende dos objetivos de cada um, pois existem pessoas que procuram dietas para engordar por não conseguirem atingir um peso ideal para ser saudável.

O consumo da granola depende da mistura de ingredientes. A granola por si só não tem um alto teor de gordura, e possui nutrientes essenciais à saúde.

Porém seu valor calórico é alto e deve ser consumida de modo controlado. Para se ter uma ideia, três colheres de sopa de granola (que fica em torno de 40g) possui aproximadamente 150 calorias.

granola engorda ou emagreceEu posso usar a Granola em minha dieta para emagrecer?

Apesar de ser possível engordar comendo granola ela pode ser usada como uma ótima aliada em uma dieta balanceada e com acompanhamento de um profissional de saúde ou nutricionista. Com os benefícios acima citados, principalmente o combate a prisão de ventre, a granola pode até ajudar na perda de peso.

Para o foco no emagrecimento, sugere-se a ingestão de apenas 20g, o que equivale a uma colher e meia de sopa, por dia. É importante ser consumida acrescentando em alimentos de baixo valor calórico. Exemplos disso são os iogurtes light.

Energia extra nos exercícios para emagrecer ou ganhar massa

Além disso, especialistas sugerem que se consuma no período da manhã e principalmente antes das atividades físicas – a granola dá energia ao corpo para manter-se equilibrado ao longo do dia e para tarefas rotineiras.

Se você quer ganhar massa muscular e necessita fazer uma série pesada de exercícios físicos e musculação a granola é uma ótima fonte de energia. Tanto no café da manhã, quanto durante o dia.

Granola é rica em fibras

Lembrando também que o consumo diário de granola deve ser acompanhado de uma quantidade grande de água, pelo simples fato de que as fibras contidas na mistura de granola consomem enorme quantidade de água na hora de sua digestão.

Dessa maneira consumir água é necessário para manter o corpo hidratado e prevenir problemas de intestino (como intestino preso), por isso você deve prestar atenção no aumento de consumo de água.

Granola com ou sem açúcar

Uma complicação em sua variedade é para pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes. Algumas versões vendidas possuem em sua composição açúcar, e por isso deve-se prestar atenção aos rótulos.

Ela pode sim ser usada como alimento em uma dieta, mas o controle é necessário para não acabar ingerindo calorias mais do que o necessário para o organismo de cada um. Se não for consumida moderadamente, a dieta não terá grande efeito.

O que checar antes de comprar a granola?

Atualmente existem diversas composições de granola disponíveis no mercado, é interessante perder alguns minutos analisando os rótulos dos tipos de granola, antes de adquiri-las.

Como colocado anteriormente, quem procura emagrecer – além de cuidar com a porção consumida de granola – deve prestar atenção aos componentes existentes nos diversos tipos de granola, e evitar aquelas opções que possuem açúcar adicionado. Opções diet podem ser usadas.

Procurar comprar granolas mais saudáveis como as versões light por possuírem menos teor calórico, já que em sua composição existe frutas e sementes.

Assim como as calóricas, existem opções de granola com gorduras insaturadas – castanhas e ômega 3 de sementes, que mesmo sendo saudáveis para o organismo, são inimigos do emagrecimento, por aumentar o total de calorias na alimentação diária.

Enfim, a granola é um item com dois lados. Apesar de seus benefícios para a saúde no geral, se consumida em excesso provoca aumento de peso.

Vale lembrar que a granola deve ser inserida em uma dieta balanceada, tanto para quem quer emagrecer de maneira saudável, quanto para quem quer ganhar massa muscular. Se você pratica exercícios físicos para alcançar esses objetivos, a granola pode ser uma ótima fonte de energia.

Leave a Reply