Home » Exercícios » Hidroginástica emagrece?

Hidroginástica emagrece?

A hidroginástica é mais um exercício que vem ganhando espaço nas academias, assim como o jump, artes marciais, natação e a corrida, isso por que a hidroginástica emagrece, é ótima para a saúde e condicionamento físico. A hidroginástica entrou para esse grupo de exercícios que emagrecem, como todos os falados anteriormente, isso por que hoje as pessoas já têm consciência que os exercícios ajudam e muito a emagrecer potencializando o efeito das dietas.

Além de emagrecer, a hidroginástica é um exercício muito interessante e divertido, realizada na água ela é bem gostosa de se praticar e contagiaste com movimentos que vão desde o mais básico até o mais avançado para os praticantes mais experientes, quanto mais avançado for mais calorias você conseguirá queimar e assim ficará mais magra e com a silhueta desejada.

Por que a hidroginástica emagrece e como funciona?

Muitas pessoas tem dúvida se a hidroginástica emagrece, uma vez que os movimentos do exercício parecem leves e suaves, porém não se engane, a rotina de exercícios vai ficando cada vez mais intensa você aumentará a queima de calorias. Isso por que a hidroginástica é um exercício do tipo aeróbico, este tipo de exercício é responsável por fazer com que as pessoas emagreçam.

Tudo isso é possível graças ao efeito que os exercícios aeróbicos tem em nosso metabolismo que fica acelerado quando praticamos exercícios como a hidroginástica, uma vez mais acelerado faz com que nosso organismo gaste mais energia e queime mais calorias, principalmente as gorduras estocadas.

hidroginastica emagreceA hidroginástica é praticada na água, mais exatamente na piscina, isso faz co que as pessoas que não saibam nadar tenha medo de praticar este exercício, porém não é necessário ter medo, basta ficar na parte mais rasa da piscina, além de que há sempre m professor acompanhando a aula que poderá ajudá-lo caso algo aconteça.

No caso de realizar a hidroginástica  na época do inverno pode ser bom procurar uma academia que tenha piscina com água aquecida, além disso a água aquecida também ajuda a esquentar o corpo que pode ajudar a potencializar o efeito do exercício.

Banner

O grande ponto positivo da hidroginástica que ela trabalha os mais diversos músculos com os diversos movimentos que você faz embaixo da água, são movimentos como de corrida, salto, movimentação das pernas e braços, tudo isso acompanhado de música e instruções do professor da aula. Uma grande diferença dos movimentos feitos na água para os movimentos feitos fora da água é que a resistência da água é 12 vezes maior que a do ar, com isso os movimentos dentro da água ficam mais pesados, porém aparentam ser mais leves pro que seu corpo fica mais leve submerso.

Tudo isso, os movimentos submersos eu digo, além de fazer com que a hidroginástica emagreça e tonifique os músculos trabalhados durante a hidroginástica.

Benefícios da hidroginástica para nossa saúde

Além de emagrecer com a hidroginástica  e tonificar os músculos você terá aumento na elasticidade, melhorará o metabolismo, a circulação sangüínea, a capacidade respiratória, isso tudo com menos impacto nas articulações do que outros exercícios aeróbios. Além disso melhora nossa concentração e o relaxamento muscular diante de outros exercícios que te deixam tenso e com grande sensação de cansaço.

Vídeo sobre hidroginástica

Quanto tempo é necessário para emagrecer com a hidroginástica?

Na verdade emagrecer não depende apenas do exercício uma vez que você tem que gastar mais calorias do que consome, por isso é necessário uma dieta balanceada e saudável. Uma vez que você uma dieta diminuindo as calorias que consome e que você comece a praticar hidroginástica pelo menos 3 vezes por semana você conseguirá perceber uma diferença na silhueta em 3 semanas. Com alguns meses de exercícios você conseguirá alcançar a cinturinha perfeita que tanto deseja.

Hidroginástica emagrece mais que natação?

Ambos os exercícios fazem parte dos exercícios que emagrecem, são ótimos para ajudar você a perder peso e ambos dependem da sua dieta para efetivamente fazer comeu você perca alguns quilos. no geral em uma hora de exercício, você consegue perder 800 calorias durante a natação e algo em torno de 400 a 500 calorias na hidroginástica, o lado bom é que os dois exercícios trabalham músculos diferentes, e a hidroginástica além de emagrecer trabalha os músculos de forma mais localizada tonificando bumbum e coxas.

Existem contra indicações?

A hidroginástica é um exercício de baixo impacto nas articulações, sendo bastante praticado por idosos por exemplo. Por isso não há contra indicaçnoes, porém como em todo exercício aeróbico, as pessoas cardíacas e com problemas similares devem procurar um médico.

Agora você já sabe tudo sobre a hidroginástica e como ela pode ajudá-lo a emagrecer. Gostou do artigo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>