Veja porque o Limão ajuda Emagrecer

O limão é uma fruta muito consumida no país, seja em forma de suco ou chá – usando suas folhas ou cascas –, tempero para diversos alimentos, in natura ou como ingrediente diferenciado na preparação de comidas.

Proveniente da região sudeste da Ásia, essa fruta cítrica muitas vezes é associada a fins terapêuticos, além de fornecer uma gama de benefícios ao organismo.

Muito se fala da fruta como sendo facilitadora do emagrecimento, mas será que isso é verdade?

Limão Emagrece

Benefícios do limão

Como especial vantagem do consumo do limão é o fortalecimento da defesa do organismo, principalmente contra gripes, resfriados e inflamações de vias respiratórias. Mas a fruta vai mais além, e pode beneficiar o seguinte:

  • Prevenção para o coração: o limão é rico em antioxidantes e em vitamina C. Além da prevenção do sistema imunológico pela vitamina C, a fruta previne problemas cardiovasculares, reduzindo a pressão sanguínea, o que reduz, como consequência, o risco de hipertensão. Ainda, o limão ajusta a dilatação correta dos vasos sanguíneos, o que diminui a chance de ter colesterol;
  • Câncer: pesquisas comprovaram que o limão é um agente que previne e luta contra câncer de boca, pele, mama, cólon e estômago, graças a compostos existentes na fruta chamados limonóides;
  • Alívio a sintomas de artrite reumatoide e artrite, graças a sua riqueza em vitamina C. A vitamina C ainda libra o corpo de radicais livres – estes que danificam as células que são saudáveis e criam inflamações;
  • Para a digestão: o limão é um excelente item para uma digestão correta e para aliviar sintomas da constipação;
  • Antibiótico: o limão possui flavonoides em sua composição, que atuam como efeito de antibiótico no corpo;
  • Saúde dos olhos: o limão – comprovado cientificamente – pode prevenir a catarata, e ainda aumenta o fluxo sanguíneo dos olhos.

Ele ajuda no emagrecimento?

O limão tem fama de emagrecedor, mas nunca foi popular na vida das pessoas, pelo fato da existência de inúmeros remédios, produtos e outras frutas que também promovem a perda de peso.

É seu ácido cítrico que mais promove o auxílio ao emagrecimento, isso porque esse ácido trabalha com uma ação adstringente, o que dissolve toxinas e gorduras corporais.

Sua acidez, ao contrário de prejudicar o organismo, favorece o metabolismo e permite que o pH do sangue fique menos ácido. A ação que promove isso se chama alcalinizante.

Seu ácido cítrico também tem ação antisséptica – auxilia no combate de microrganismos inimigos, que incitam a fermentação do estômago e do intestino. Isso evita a formação indesejada de gases.

Como incluir o limão na rotina diária?

Como visto, o consumo de limão promove o bem-estar e a saúde do corpo como um todo. Em qualquer forma, a fruta deve ser um alimento frequente – se possível diário – na vida de todo indivíduo.

Uma dica maravilhosa e que trará resultados rápidos (seja em emagrecimento ou seja no fortalecimento da imunidade) é, em jejum e pelo menos trinta minutos antes das refeições, ingerir um copo de suco fresco de limão puro com meio copo de água morna (ou gelada, como for de preferência de cada um). Esse suco é considerado um desintoxicante e tem fins terapêuticos – pois alivia o corpo de toxinas, gorduras corporais e até mesmo diminui os sintomas das frustrações, culpas, impotências, entre outros.

Se essa prática for adotada juntamente com uma alimentação saudável e equilibrada, promoverá diferenças importantes – na balança e na vida geral.

É claro que lembrando, adicionar açúcar ao suco cortará os efeitos do limão, além de intoxicar o organismo e pelo açúcar ser calórico. Quem não suportar o gosto ácido do limão pode tentar acrescentar algumas gostas de lima (fruta um pouco mais doce e que também age como desintoxicante).

Outra ideia legal é temperar carnes, saladas ou outros alimentos com algumas gotas de limão. O sabor fica fantástico e estará ajudando o organismo, o que é mais importante.

Veja outros alimentos:

Berinjela Emagrece

Goji Berry Emagrece

Chá verde Emagrece

Confira o que engorda e o que emagrece:

Banana engorda ou emagrece?

Granola engorda ou emagrece?

Melancia engorda ou emagrece?

Tapioca engorda ou Emagrece?

Leave a Reply