Linhaça – Os benefícios da Linhaça dourada para perder peso

A linhaça pode ser a arma perfeita para você na hora de lutar com a balança, a pequena semente que pode ser encontrada como linhaça dourada e linhaça marrom tem ótimos efeitos quando o assunto é perder peso segundo diversos estudos.

Nesse artigo você verá várias informações sobre a linhaça dourada que separamos para que você possa atribuir essa importante semente a sua dieta, usufruindo dos diversos benefícios. Veja sobre sobre quais pontos da linhaça vamos falar no artigo:

O que é a Linhaça e sua origem.

Os tipos de linhaça existentes e qual o melhor

Se a linhaça realmente emagrece e por que.

Em quais formas encontramos a linhaça e como consumir

Receita de suco emagrecedor com linhaça

 

Linhaça dourada ajuda a perder pesoO que é a Linhaça?

A linhaça é uma semente da planta linho, conhecida por sua utilização em culinária e pro seus feitos na hora de perder peso sendo um dos emagrecedores naturais mais eficientes.

A planta é bastante fibrosa dando origem a tecidos e cultiva em climas temperados. Já a semente além de ajudar a emagrecer, também vem sendo estudada para fins medicinais, segundo estudos da Universidade de Toronto a semente de linhaça auxilia na prevenção do câncer de mama.

 

Os tipos de linhaça

Existem dois tipos de linhaças, veja abaixo qual é cada tipo e qual vai ajudar você na sua dieta.

Linhaça douradaLinhaça dourada

A linhaça dourada é mais difícil de ser encontrada em nosso país, já que seu cultivo acontece de melhor forma em climas frios. Normalmente a linhaça dourada é importada do Canadá.

 

Linhaça marromLinhaça marrom

Nativa da região mediterrânea, a linhaça marrom já é cultivada em solo brasileiro sem nenhum problema, já que ela reage muito bem aos climas quentes e úmidos.

Linhaça dourada ou linhaça marrom

Entre as duas linhaças, a preferência é pela linhaça dourada, ela contém mais nutrientes do que a outra,  entre esses nutrientes estão o ômega-3, ômega-6, a isoflavona, o fitoesteróide e outras gorduras polinsaturadas. Já a linhaça marrom perde um pouco nas doses de nutrientes (ainda têm bons efeitos na dieta) e pelo tipo de clima em que é cultivado, o plantio requer o uso de agrotóxicos, o que diminui ainda mais a qualidade.

 

Por que a linhaça emagrece?

A linhaça emagrece graças ao efeito de suas fibras, pois elas aceleram o transito intestinal, causando um menor índice na absorção de gorduras e ajudando na eliminação de excessos alimentares. Dessa forma, comer linhaça, além de tornar seu corpo mais saudável faz você consumir menos calorias. Para quem acha que isso já é o suficiente, a linhaça ajuda a inibir o apetite, evitando que você ataque a geladeira a todo o momento. Bom demais né.

 

Benefícios da Linhaça dourada

  • A casca da linhaça contém vitamina E que ajuda  sua saúde a enfrentar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
  • Os nutrientes presentes na linhaça como ômega-3, ômega- 6, ômega-9 são ótimos parceira na luta contra problemas cardiovasculares, redução do LDL(mau colesterol) e na obstrução de artérias
  • As grandes quantidades de isoflavona, fitoesteróide e lignana apresentam efeitos similares ao do estrogênio( hormônio feminino) que ajuda a amenizar a TPM e a menopausa.
  • A riqueza de fibras, estimula o intestino e inibe o apetite ajudando na luta contra a balança. As fibras também são de grande ajuda como desintoxicante.
  • Por conta dos nutrientes encontrados, a linhaça auxilia no combate a doenças como diabetes e hipertensão.
  • Como vimos estudos aponta que ela tem componentes anticancerígenos e antioxidantes.
  • A linhaça tem até 5 vezes mais fibras do que a aveia.
  • Contém ferro o que também ajuda a combate a anemia.

 

Como encontrar e consumir a linhaça

Semente

O grão de linhaça contém fontes de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. As sementes podem ser consumidas moídas ou trituradas, lembrando ainda que os nutrientes ômegas se oxidam com facilidade, isso quer dizer que após passar pelo processo de trituração a linhaça deve ser guardada em um pote opaco e bem fechado. Na culinária a linhaça tritura é bastante usada em receitas de bolos e biscoitos, por deixar esses alimentos mais crocantes.

Farinha

A farinha de linhaça é obtida dos grãos torrados e moídos de linhaça.  A farinha é uma ótima fonte de fibras, mas tem um teor menor de ômega 3, ômega 6 e lignanas, pois passa por um processo de desengorduramento. Ela pode ser consumida junto a vitaminas e sucos, uma das formas mais utilizadas de linhaça por quem procura emagrecer.

Óleo

O óleo da linhaça é extraído a partir da prensa das sementes de linhaça, sendo rico em ômega 3 e ômega 6. Na hora de comprar dê preferência aos 100% integrais naturais, que são obtidos através de uma única prensagem, sem aditivos ou solventes. Cuidado, pois o calor, luz e oxigênio provocam a oxidação dos óleos, por isso fique de olho nos não refinados que são colocados me garrafas a prova de luz.

Capsula

As capsula de linhaça são um meio para suplementar sua dieta com ômega 3. Para chegar ao resultado das capsulas, o óleo de linhaça é encapsulado. Qualquer alimento em capsulas, reque o registro no Ministério da saúde que garante a qualidade do produto. A capsula é uma ótima solução para algumas pessoas, pois é rápida, prática e sem nenhum gosto.

A linhaça também pode ser encontrada na composição de barras de cereais. Consuma linhaça de diversas formas, bolos, biscoitos, sucos, pão, leite, sorvete, iogurtes e outras formas que encontrar.

 

Ingestão recomenda de linhaça

A ingestão diária recomendada de linhaça é de 2 a 3 colheres de sopa por dia. Para quem não está acostumado com a linhaça é ideal começar aos poucos, ingerir uma colhe de chá por quatro dias, depois duas colheres de chá, uma colher de sopa, duas colheres de sopa e então chegar a terceira colher de sopa.

Não tenha pressa e saia ingerindo grandes quantidades de linhaça logo de cara, isso pode causar problemas, pois o seu organismo não está acostumado com grandes quantidades de fibra, isso pode levar a constipação intestinal e diarreia. Então comece devagar e aumente gradativamente.

 

Suco com linhaçaReceita de suco de linhaça

Veja abaixo a receita do suco emagrecedor com linhaça pronto para turbinar sua dieta.

Ingredientes

• 1 ameixa-preta seca

• 2 fatias de abacaxi

• 3 folhas de hortelã

• 1 copo (200 ml) de água mineral

• 1 col. (sopa) de semente de linhaça

Modo de fazer

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água e dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Rendimento: 1 copo

Calorias por copo: 55

 Assista o vídeo sobre os benefícios da linhaça:


Esse foi o nosso artigo falando sobre os benefícios da linhaça, a linhaça dourada e a linhaça marrom e como funciona esse importante componente aliado a suas dietas, e como consumi-lo.

Gostou? Compartilhe em nossas redes sociais. Aproveite e deixe seu e-mail para receber mais dicas de nossa equipe.

Veja também:

Chá verde emagrece?

Benefícios da Chia

Sopas emagrecedoras

One Response

  1. Roseleide Pereira do Nascimento 9 de dezembro de 2015

Leave a Reply