6 Erros que te Fazem Escrava do Efeito Sanfona

Pessoas que perderam aqueles quilinhos que tanto desejavam em dietas de emagrecimento sentem uma grande frustração ao perceber que eles estão voltando. Esse é o famoso efeito sanfona que todos querem evitar, mas nem sempre conseguem.

Você e o efeito sanfona

Geralmente isso ocorre depois de regimes muito restritivos, pois a pessoa não suporta manter por um longo período a alimentação equilibrada que tinha durante a dieta e volta a comer exageradamente.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Quando voltam a ter sobrepeso se perguntam: o que eu fiz de errado? Com certeza a resposta está em comer demais e na falta de exercícios físicos.

Tem pessoas que se dedicam durante muitos meses a dieta e emagrecem bastante, mas quando chegam ao seu peso ideal acham que já podem parar com tudo e voltar aos velhos hábitos alimentares. Porém, não é assim que funciona. Quando a dieta é interrompida, os quilinhos voltam novamente.

Escrava do efeito sanfona

Seu Organismo contra dietas

Esse efeito sanfona de engordar e emagrecer várias vezes acaba deixando o organismo mais resistente às dietas, assim o peso ideal fica cada vez mais distante. Para evitar isso é preciso assumir para toda a vida hábitos alimentares saudáveis.

Não se trata de deixar de comer tudo que gosta, mas de saber fazer boas escolhas e não comer exageradamente. Certos alimentos repletos de calorias, como o refrigerante e os doces devem ser ingeridos apenas uma vez por semana.

O efeito sanfona também trás vários riscos à saúde, prejudicando o sistema imunológico e aumentando as chances da pessoa desenvolver problemas cardíacos, pressão alta, alterações nos níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Para evitar entrar nesse sistema de emagrece e engorda, o ideal é adotar uma alimentação equilibrada constante, além da prática de exercícios físicos.

Veja agora os erros mais comuns que levam ao efeito sanfona:

Exagerar no final de semana

Essa prática é uma das mais perigosas. Muitas pessoas fazem dieta durante a semana e de sexta a domingo comem tudo que podem, sem moderação. Agir assim é muito prejudicial para qualquer programa de emagrecimento, pois só vai favorecer o ganho de peso.

Realizar exercícios físicos de barriga vazia

Essa prática não é aconselhável porque realizar esforço físico sem estar bem alimentado causa perda de massa muscular ao invés da gordura. Além disso, o metabolismo desacelera.

Ficar muitas horas sem comer

Existem pessoas que acreditam que passando fome se emagrece mais rápido. No entanto, a tendência é de comer mais para compensar o período que ficou com fome. O pior é recorrer aos alimentos hipercalóricos, como os de fast foods.

Retirar algum macronutriente da alimentação

Para o organismo funcionar bem ele precisa estar nutrido com todos os elementos da cadeia alimentar, como carboidratos, proteínas e gorduras boas. Quando algum desses falta você come mais pela necessidade de recompor o que está faltando.

Uso abusivo de alimentos diet, light e adoçantes

Esses produtos são nocivos a saúde, pois estão repletos de aditivos químicos, como aromatizantes, conservantes e outras substâncias tóxicas. Além disso, gorduras hidrogenadas que podem interferir no peso. Já foi comprovado que os adoçantes em excesso engordam.

Uso de medicamentos

Esse é um dos maiores erros que levam ao efeito sanfona. Os medicamentos para emagrecer atuam inibindo a fome e desacelerando o metabolismo, assim os hormônios se desequilibram e prejudicam o organismo. A perda rápida de peso deixa danos muitas vezes irreversíveis. Em alguns casos a pessoa ganha muita mais peso do que foi perdido.

Se você planeja realmente emagrecer e ficar em seu peso ideal para sempre, deixe de ser um escravo do efeito sanfona. Veja 8 simples passos para começar a emagrecer de verdade e nunca mais voltar a engordar.

Gostou do post? Compartilhe!

Leave a Reply