Livre-se do efeito sanfona

O dia a dia agitado, a rotina, a falta de tempo… Infelizmente, esses fatores contribuem para que a sociedade moderna sofra com o efeito sanfona e emagrecer de vez.

É também conhecido como fenômeno do ioiô e definido pela perda, seguida da recuperação do peso perdido.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

 O que é o efeito Sanfona?

O corpo humano pode ser comparado a uma máquina. Por isso, ele precisa de programação e rotina e pode demorar para responder a uma nova dieta ou sequência de exercícios.

Alguns estudiosos acreditam que o organismo mantém uma memória metabólica, levando um tempo para adaptar-se à nova rotina. Por isso, se você faz a dieta, chega ao peso ideal e para com a dieta, muito provavelmente voltará a engordar.

Quando isso acontece, é comum as pessoas retomarem a dieta, emagrecer… Vira um ciclo! A pele estica e volta, provocando o efeito sanfona e as detestadas estrias.

efeito sanfonaPor que ocorre o efeito sanfona?

Ainda na infância, as nossas células de gordura são formadas. Quando comemos muito e de maneira desequilibrada, essas células incham, se dividem e aumentam, permanecendo em nosso corpo.

A eliminação de peso é vista como uma ameaça ao organismo e, por esse motivo, o metabolismo se torna mais lento. Ocorre como uma preservação, para que seja possível o retorno do peso perdido.

Detone o Efeito Sanfona

Como explicado por nós com base no livro emagrecer de vez, existem 3 grandes impeditivos para você emagrecer definitivamente:

  • Falta de foco
  • Alimentação pós-dieta
  • Não mudar os hábitos ruins

O importante para manter-se no peso ideal, é mudar seus hábitos gerais e alimentares como ensinado no livro emagrecer de vez. Dessas maneira você dará fim ao efeito sanfona.

Dicas para evitar o emagrece-engorda do efeito sanfona

– Evite dietas muito rigorosas ou prolongadas. Não deixe o corpo sentir falta do que está perdendo, caso contrário, o efeito será o oposto do desejado.

– Escolha dietas que não pensando em um resultado imediato, mas uma reeducação alimentar ou mudança de hábitos.

– Estipule horários e divida as refeições em pequenas porções durante o dia. O principal é não ficar com fome, evitando abusos quando você for se alimentar.

– Inclua vegetais e legumes às refeições. A grande quantidade de fibras na alimentação proporciona sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.

– Não se prive das suas queridas guloseimas, mas estipule limites a si mesmo: uma vez por semana está liberado o chocolate ou sorvete, em pequenas quantidades.

– Não abuse do sal. Ele aumenta a sensação de peso e causa inchaço.

– Água! Se existe um conselho presente em todas as dicas de dietas e saúde, é a correta ingestão de água (2 litros por dia).

– Mastigue bem os alimentos. A pressa é inimiga da perfeição, e você precisa ajudar o seu estômago a digerir os alimentos através da mastigação correta.

– Atividades físicas devem virar rotina, ajudando a manter o metabolismo acelerado.

Cuidado com a saúde!

Algumas pessoas possuem mais tendência a apresentar oscilações no peso. Além disso, estudiosos dizem que o sexo e a idade aumentam a capacidade de adquirir o efeito sanfona.

Não é só o fato de você emagrecer e engordar que deve preocupa-lo. O efeito sanfona pode causar riscos à saúde, como hipertensão, colesterol alto, baixa imunidade e doenças coronarianas.

Mantenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos e fuja de dietas pesadas. O importante é seguir uma rotina alimentar saudável.

O que você aprendeu!

  1. Não pensar em resultados imediatos
  2. Mudar hábitos ruins por hábitos saudáveis como ensinado no livro emagrecer de vez
  3. Dicas para o dia-a-dia de uma reeducação alimentar

Você vai levar mais tempo e será necessária mais disciplina, mas no futuro, os resultados valerão a pena.

Dicas ou sugestões? Deixe o seu comentário e não se esqueça de curtir a página do Dicas de Dieta no Facebook.

 

Leave a Reply