Melhores Roupas para Fazer Caminhada!

A caminhada é um dos melhores exercícios aeróbicos existentes. Ela sempre é a primeira a ser indicada para quem quer começar a praticar alguma atividade física.

Podendo ser executada em quase qualquer lugar, não há necessidade de prática nem custa nada.

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A caminhada é um exercício completo, já que combina o trabalho muscular com exercício aeróbico.

Qual é a melhor roupa para se usar na hora de fazer uma caminhada?

Benefícios em caminhar

Não apenas para auxiliar o emagrecimento, caminhar também:

  • Controla o colesterol;
  • Melhora a circulação e o funcionamento do intestino;
  • Reduz os riscos que o diabetes promove;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Evita a osteoporose, artrose, acidente vascular e até câncer de intestino;
  • Reduz o estresse e ansiedade; e
  • Alivia a depressão.

Com apenas 30 minutos diários, a caminhada diminui o risco de ataque cardíaco em 34%. Esse tempo de atividade elimina cerca de 1500 a 2000 calorias na semana – conciliando é claro, uma boa alimentação.

A caminhada ajuda na oxigenação do cérebro, liberando endorfina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Saiba sobre como caminhar e emagrecer!

Começando a caminhar

Melhores roupas de caminhar

Antes de se preparar para caminhar, o local e o horário são importantes. No começo, terrenos planos ou mesmo a esteira devem ser escolhidos, pois assim você evita problemas nas articulações.

O horário deve ser sempre naqueles com temperaturas mais amenas.

Evite se expor a um sol muito forte e também em horários com bastante trânsito, a poluição dos carros atrapalha a sua saúde. O horário ideal e recomendado é antes das 10 horas da manhã e depois das 18 horas da tarde.

Roupa para caminhada

Atualmente já existem roupas propriamente para esportes, com tecidos voltados para a evaporação do suor, proteção contra raios ultravioletas e roupas antibacterianas.

Mas quem acha desnecessário adquirir uma roupa mais moderna, pode optar por roupas simples e do dia a dia. Você pode:

CAMISETA: o modelo em si é uma escolha de cada um. O tecido de algodão também é bastante utilizado para caminhadas e corridas leves.

CALÇA, BERMUDA OU SHORTS: os shorts normalmente são fabricados com tecido sintético. Quem está acima do peso – para evitar o atrito entre a parte interna das coxas – pode optar por uma bermuda de lycra.

Em dias frios, a calça é uma boa escolha, mas que sejam os modelos feitos para a atividade física, ou seja, nada de calça jeans. O modelo correto ajuda a prevenir distensões e contraturas musculares decorrentes da temperatura do corpo com a do ambiente.

TÊNIS: é o item mais importante para o exercício. Muitos recorrem a fisioterapeutas ou ortopedistas, pelo fato da diferença no tipo de pisada. Na realidade, e de forma geral, há tênis para três tipos de pés:

  • Pé plano (ou pé chato): o peso corporal se concentra na extensão inteira da planta do pé. Isso significa que ele não tem curvatura normal;
  • Pé neutro: possui o arco normal. Esse tipo de pé é o que mais distribui equilibradamente o peso do corpo; e
  • Pé cavo: o peso do corpo acaba se sustentando no calcanhar e no antepé, assim, a curvatura é irregular.

MEIAS: pela transpiração excessiva dos pés, as meias mais indicadas são as de material sintético – com especificidade de exercício.

BONÉ E ÓCULOS: o boné protege o rosto contra o sol e chuva. Já os óculos previnem os olhos contra poeira, ciscos e insetos. Os óculos devem ser próprios para o exercício, já que eles terão maior fixação do rosto.

Há quem ainda opte em usar um relógio ou aparelho de controle cardíaco. Os itens opcionais são de escolha individual.

O que interessante é lembrar da hidratação frequente – muita água – e realizar alongamentos antes e depois da atividade física.

Caminhar emagrece?

Apesar de caminhar não ser exercício um intenso como uma corrida, ela pode te ajudar a emagrecer. Comece caminhando dia sim dia não e uma vez que você se acostume, caminhe todos os dias e além de emagrecer você tonificará suas pernas.

Porém, pra perder muito quilos você precisará unir a caminha com um bom programa de emagrecimento e mudança de hábitos para assim chegar e manter o peso ideal para sempre.

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