Miojo Engorda?

Miojo é o nome dado no Brasil pelo famoso macarrão instantâneo típico do Japão. Sua praticidade de preparo é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas ao redor do mundo o consome, já que sua rapidez se dá pelo fato do macarrão já vir pré-cozido e haver a necessidade de apenas acrescentar água para a preparação.

Por seu fácil preparo, além de ser de preço acessível, muitas pessoas aderiram ao miojo como uma refeição, principalmente para quem não possui tempo, condições financeiras ou simplesmente não saiba cozinhar – e não possuem vontade de aprender coisas simples na cozinha.

Miojo Engorda?

Mas afinal, o miojo engorda ou ele não afeta em nada a saúde ou quem busca o emagrecimento?

O miojo afeta a saúde?

Algo a ser considerado em relação ao macarrão instantâneo é que ele é rico em carboidratos simples. Antes de ser embalado para chegar ao produto final que é conhecido nas prateleiras, o macarrão é frito – para que ele fique sequinho.

Por isso, são alimentos com alto valor de gorduras totais e saturadas.

Estudos comprovam que o consumo diário de miojo – ou macarrão instantâneo – aumentam as chances de acometer uma síndrome metabólica. A síndrome metabólica pode aumentar a pressão arterial ou elevar os níveis de açúcar no sangue. Esses problemas podem resultar em quadros como derrame, diabetes e até doenças cardíacas.

E não para por aí. Cada pacote de macarrão instantâneo possui cerca de 420 calorias.

Como todo alimento processado, as quantidades de sal e açúcar costumam passar da normalidade, e por isso em suma, não são saudáveis e não merecem fazer parte da alimentação de qualquer pessoa.

Quantidade de sódio e sachês de temperos podem fazer você engordar

Aliado de muitas pessoas – especialmente universitários e adolescentes, que enxergam como uma comida saborosa e rápida –, o macarrão instantâneo possui aproximadamente 167% de quantidade diária de sódio que se é recomendada para consumo. Isso em apenas um pacote de miojo.

O sódio, como todos sabem, é uma substância que retém o líquido no corpo, o que influencia nos quilos extras.

Outro fato interessante é o uso de sachês de temperos para incrementar o sabor do miojo. Esses temperos já vêm com uma quantidade extra de sódio, o que só prejudica ainda mais o organismo. Alguns deles, também, possuem bastante gorduras – que adicionando às gorduras do próprio macarrão, farão um estrago no corpo.

Então, não se deve consumir miojo?

Seu consumo pode até ser aceitável, se feito de forma correta e moderada. Por mais que não seja um alimento nutritivo, o miojo é uma forma rápida de alimentação quando não se possui muito tempo para tal, e por ser barato, vem sendo uma saída para muitas pessoas.

Mas consumir o macarrão instantâneo priva o corpo de ingerir algo mais saudável e que seria muito mais eficiente para o funcionamento do organismo.

Quem está procurando emagrecer, deve ponderar sobre a questão de não aderir a comidas processadas, por suas proporções inadequadas de substâncias.

Se a necessidade é muita, alguns tipos “menos” prejudiciais podem ser procurados nos mercados, como:

  • Criar como rotina olhar os rótulos, e optar por aquele que possui menos sódio e calorias em sua composição;
  • Se possível, consumir sem acrescentar qualquer tempero industrializado. Alguns pacotes, além disso, já vem com um sachê junto para ser adicionado. Evite-os!
  • Procurar acrescentar verduras e legumes ao macarrão instantâneo. Assim, a refeição não se torna tão ruim para o organismo.
  • Quem quer testar novos sabores, pode usar cebola, alho, manjericão ou salsa. O gosto vai ser diferenciado e saboroso;
  • Procurar pela versão integral, pois possui mais fibras e menos gorduras.

Ainda, não deve-se consumir todos os dias, mas sim esporadicamente.

Outra alternativa, contudo, é trocar o macarrão instantâneo pelo macarrão normal, pois o tempero desse último será baseado no seu próprio controle na hora de cozinhar, e assim haverá mais controle na quantidade de sal.

Quem procura emagrecer deve se atentar ao sódio pois, como mencionado, acumula líquidos e cria aquelas gordurinhas indesejáveis, além da saúde do organismo, que será “envenenado” e o desequilibrará.

Leave a Reply