Fazer Musculação Emagrece?

A ideia que musculação não ajuda a emagrecer está presente na mente das pessoas que buscam diferentes formas de perder peso.

Porém, a musculação ajuda a emagrecer sim – é só uma questão de saber como e quanto malhar. Existe uma grande diferença entre perder gordura corporal e ficar com a pele flácida e perder gordura corporal e já ir enrijecendo os músculos deixando tudo definido.

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Qual destes casos você prefere?

O problema é que as pessoas normalmente associam o emagrecimento a apenas reduzir os números na balança, porém, ganhar massa muscular magra não é nada ruim, apenas ajuda a enrijecer o corpo mesmo que isso aumente o seu peso.

O ruim é não perder gordura e, para perder gordura, além de controlar muito bem a sua alimentação mantendo-a mais saudável e equilibrada, também é necessário fazer alguns exercícios mais aeróbicos que envolvem um maior gasto calórico.

Musculação realmente emagrece?

Fazer Musculação Emagrece?

Fazer musculação em si não queima calorias porque o corpo está buscando apenas a “reconstrução” dos músculos que estão sendo malhados, ou seja, o corpo está agindo em prol de aumentar os músculos e defini-los, no entanto, a energia utilizada para que o corpo aguente a musculação sai de algum lugar que não é da gordura corporal.

Assim, quando se faz musculação, ocorre um processo chamado de gliconeogênese que é exatamente a utilização da gordura corporal armazenada para repor toda a energia já gasta na musculação. Isso significa que mesmo que você tenha terminado de fazer a sua musculação, seu corpo continuará queimando calorias por horas.

Portanto, os estudos mostram que o que a musculação consegue fazer por você é ajudar a acelerar o seu metabolismo – e isso sim é muito importante para quem deseja emagrecer.

 

A importância do metabolismo acelerado

Ter o metabolismo muito lento faz com que seu corpo acabe digerindo os alimentos de forma mais devagar e armazenando, assim, mais calorias ao invés de eliminá-las.

Acelerar o metabolismo ajuda o corpo a queimar calorias por mais tempo e se você estiver fazendo uma alimentação saudável então, tudo será bem mais fácil.

Fazendo o trabalho certo para emagrecer

O tipo de exercício realizado na musculação também irá definir qual será o seu gasto calórico, ou seja, quanto mais intenso for o exercício, maior será seu gasto calórico.

Veja o caso de realizar uma hora de caminhada intensa – normalmente o gasto calórico deste exercício é de até 300 calorias. A mesma quantidade de calorias poderia ser gasta com apenas meia hora de musculação intensa, o que dependeria apenas da velocidade do seu metabolismo.

Ou seja, se você malhar regularmente de forma mais intensa, você irá com o tempo acelerar o seu metabolismo e aumentar o seu gasto calórico com a musculação.

Taxa metabólica

A gordura corporal armazenada não consegue aumentar a sua taxa metabólica (que é importante para emagrecer mais rapidamente), porém, a massa muscular magra consegue aumentar a taxa metabólica em até 12% cerca de uma hora após fazer a musculação e em até 7% cerca de 15 horas após ter terminado o exercício físico.

Assim sendo, você pode entender que quanto maior for a sua massa muscular magra (ou seja, quanto mais definido for o seu corpo), mais rápido será o seu metabolismo.

Associe uma boa alimentação à musculação

Para melhorar os resultados de emagrecimento, além de intercalar a musculação com exercícios aeróbicos que são de maior gasto calórico, como a corrida ou a bicicleta, é importante ainda que você dê atenção a sua alimentação.

Por isso, preocupe-se em comer menos gordura (principalmente de carnes, leite e derivados e de produtos industrializados). Diminua também seu consumo de açúcar e maneire no carboidrato, que se transforma em açúcar no nosso sangue.

Coma muitas frutas, verduras e vegetais, opte por comidas caseiras e evite os fast foods.

Alimentar-se bem será uma somatória à musculação, ajudando-o a substituir a sua gordura armazenada por músculos magros e saudáveis, deixando o corpo mais definido e melhorando até a sua função motora! Musculação emagrece e faz bem!

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