Você sabe o que são alimentos termogênicos?

A ação termogênica é a transformação das calorias da gordura corporal e daquelas ingeridas através da alimentação em calorias, e isso é feito através do metabolismo, que pode ser mais ou menos lento ou acelerado, dependendo de cada pessoa.

O metabolismo é a quantidade de energia, ou seja, de calorias, que o seu corpo queima para manter a atividade, e isso é feito com uma velocidade diferente para cada organismo, o que chamamos de taxa metabólica.

9 Hábitos que Aceleram o Metabolismo para Emagrecer

Aí é que entra a grande diferença entre as pessoas: a taxa metabólica de cada um é determinada em sua grande maioria por características genéticas. Enquanto algumas pessoas têm metabolismo mais lento e, assim, têm mais dificuldade para emagrecer ou permanecer magras, outras possuem metabolismo médio e algumas outras metabolismo mais rápido. O metabolismo lento acaba levando ao sobrepeso, ao excesso de gordura, enquanto o metabolismo mais rápido facilita o emagrecimento e a manutenção da massa corporal adequada ao corpo.

O metabolismo pode ser acelerado através de atividades físicas e de alimentação específica. No caso de alimentação, os alimentos termogênicos criam uma ação mais rápida no metabolismo, fazendo com que você tenha maior queima calórica durante o dia, funcionando melhor quando você ingere e faz exercícios.

Alguns alimentos termogênicos são mais completos, possuindo ingredientes que aceleram o metabolismo, e outros são mais específicos, mais focados em termogênicos, como a cafeína e o guaraná.

Os alimentos termogênicos trazem os seguintes benefícios para o seu organismo:

  • Aceleração do metabolismo;
  • Queima de gordura corporal;
  • Emagrecimento mais rápido;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Previnem contra alguns tipos de câncer;
  • Ajudam no tratamento de gripes e resfriados;
  • Estimulam a digestão;
  • Eliminam os gases produzidos no sistema digestivo.

Você não deve, contudo, comer indiscriminadamente alimentos termogênicos, pois os mesmos, quando em excesso, podem trazer alguns problemas para o seu organismo, como hipertensão, insônia, ansiedade, além de problemas intestinais e disfunções da tireoide.

Quais são os melhores alimentos termogênicos?

Veja agora quais são os melhores alimentos termogênicos:

Gengibre

O gengibre, além do poder termogênico, também tem algumas características medicinais, combatendo algumas doenças ou problemas, como dor de garganta, tosse, rouquidão, gripes, náuseas, enjoos e constipações. O gengibre possui um óleo rico em essências medicinais, como cafeno, felandreno, zingerona e zingibereno, além de vitaminas, como a B6, e minerais, como o potássio, magnésio e cobre. Saiba se gengibre emagrece?

Canela

A canela é um ótimo antioxidante, prevenindo danos provocados pelos radicais livres, ajudando a manter a saúde e a jovialidade das células. Assim, favorece todo o organismo, evitando o envelhecimento precoce. A canela possui um óleo antifúngico e antibacteriano, servindo para tratar doenças de pele e acne, além de ser excelente fonte de fibras, manganês, cálcio e ferro.

Pimenta vermelha

O ardor que a pimenta vermelha provoca em nossa boca faz com que o cérebro libere endorfina, para melhorar a situação. A pimenta, então, atua como auxiliar no combate à enxaqueca ou dores de cabeça. Também combate a depressão, é antioxidante, rica em flavonoides e vitamina C, reduz o risco de câncer, catarata, diabetes e Mal de Alzheimer. Além disso, limpa o sangue, removendo substancias tóxicas.

Alimentos com ômega 3

O ômega 3 aumenta o metabolismo, queima calorias e elimina o excesso de líquido do organismo. Os peixes, principalmente, são os portadores de ômega 3, entre eles a sardinha, o atum e o salmão, mas também pode ser encontrado em oleaginosas, como sementes de linhaça. Saiba mais sobre os alimentos com ômega 3.

Café

O ingrediente ativo do café é a cafeína, que também está presente em outros alimentos. A cafeína estimula o sistema nervoso, criando um estado de alerta de curta duração, e possui antioxidantes. O uso excessivo de cafeína deve ser evitado, principalmente por causar batimentos cardíacos acelerados, palpitação, mas seu uso regular é recomendado para acelerar o metabolismo.

Chá verde

O chá verde é diurético, possui substâncias antioxidantes (polifenóis) que evitam a ação destrutiva dos radicais livres, auxiliando também na prevenção de câncer, evitando o envelhecimento precoce e atuando na queima de gorduras. Rico em tanino, o chá verde consegue reduzir as taxas do colesterol mal, fortalecendo as artérias e veias e prevenindo doenças cardíacas e circulatórias. Saiba mais sobre o chá verde em cápsulas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui pectina, uma fibra solúvel que facilita a digestão de gorduras e proteínas, regulando a absorção de açúcares e reduzindo a sensação de fome, eliminando também as gorduras. Melhorando o metabolismo, o vinagre de maçã queima calorias mais rapidamente, possuindo também vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, que são importantes para a saúde. Veja nosso post que responde se vinagre emagrece?

Laranja

A laranja é rica em vitamina C e ajuda o organismo a combater infecções, auxiliando também na formação dos ossos e manutenção da saúde dentária, cicatrização de feridas e queimaduras. Além de acelerar o metabolismo, a laranja também evita hemorragias, principalmente nas gengivas.

Fibras

Os alimentos que contém fibras demoram mais a serem digeridos, gastando mais energia e criando uma aceleração do metabolismo. As fibras são importantes para eliminar toxinas e seu consumo deve ser diário. Fibras são encontradas nos cereais integrais, em verduras e legumes folhosos e nas cascas de frutas. Saiba mais sobre como usar alimentos ricos em fibras para emagrecer.

Leave a Reply