Topiramato Emagrece?

O topiramato é um remédio anticonvulsivante, descoberto em 1979 nos Estados Unidos.

Por ser um remédio que age diretamente no sistema nervoso central, ele atua também como emagrecedor?

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Para que o topiramato serve?

Logo que a medicação foi passada para a fase de pesquisas, o topiramato apresentou uma alta potência contra a epilepsia, sendo testado em pacientes mais graves – aqueles que possuíam crises incontroláveis – e também com aqueles que já se tratavam com outros medicamentos que já estavam disponíveis no mercado.

Logo quando foi disponível para o mercado, foi comprovado sua eficácia antiepiléptica – crises generalizadas e localizadas.

Porém, sua utilização foi logo aumentada para outros problemas neurológicos e psiquiátricos, além do próprio emagrecimento. Por isso, atualmente o topiramato é indicado para:

  • Epilepsia;
  • Obesidade;
  • Transtornos de estresse pós-traumático;
  • Enxaqueca;
  • Alcoolismo e tabagismo;
  • Transtornos alimentares; e
  • Dependência em cocaína.

Efeitos colaterais do uso de topiramato

Reações adversas em pacientes – tanto jovens como adultos – foram relatadas. As mais comuns foram:

– Sonolência;

– Tonturas;

– Alterações do raciocínio e concentração;

– Perda de peso;

– Nervosismo;

– Fadiga; e

– Náuseas.

Além de outros incomuns, um problema bastante associado ao medicamento é o problema de cálculo renal, já que a eliminação do topiramato é via renal. A recomendação (que contém na bula) é a ingestão de bastante água durante todo o tratamento, para evitar esse efeito colateral indesejado.

Efeito emagrecedor

A finalidade do topiramato para o emagrecimento surgiu conforme o tempo de uso para a epilepsia.  Mas com seus efeitos comprovados contra a dor de cabeça, dores neuropáticas e para tratamento de tremores, foi-se possível notar que o topiramato estabilizava humores, era um calmante e com isso afetava diretamente a diminuição do apetite.

O topiramato está sendo bastante indicado para pessoas que possuem características comportamentais de compulsão por alimentos.

Uma curiosidade interessante sobre o topiramato é que seu depósito no organismo se faz no tecido adiposo, ou seja, na gordura corporal. Essa característica se chama lipofilia, e seu efeito vai aumentando conforme o tempo e não ao contrário como outras medicações disponíveis, que perdem o resultado.

E é ali que o topiramato entra para a perda de peso.

Como ele age no sistema nervoso central, o topiramato age diretamente no controle da sensação de saciedade, inibindo o apetite.

Considerações

Existem teorias apontando os motivos pelo qual o topiramato consegue alcançar o emagrecimento.

Um bastante conhecido é pela mudança da sensibilidade do paladar, ou seja, há uma redução na saliva que por sua vez altera a sensação prazerosa de se alimentar, deixando a alimentação com uma sensação no paladar diferente. Confira os alimentos que aceleram o metabolismo.

Outro estudo apontou que o motivo principal se baseia na redução da produção de cortisol (hormônio o estresse que provoca um aumento da fabricação de insulina e consequentemente impacta o aumento de peso), pois com o tratamento do topiramato, a redução permite um emagrecimento fácil.

Outra teoria que foi proposta é na ação do topiramato na glicose e na eliminação da insulina, através da fase metabólica que facilita a perda de peso pela geração de energia proveniente de outros compostos existentes no sangue.

Percebe-se a similaridade com outras dietas voltadas para o emagrecimento, que fazem o corpo queimar os estoques de gordura existentes.

Pode-se afirmar que o topiramato é um facilitador no emagrecimento se e somente se for seguido por uma dieta equilibrada e regular, além da prática de atividades físicas.

Assim como qualquer outro medicamento e pelo oferecimento de diversos efeitos e riscos para a saúde, o topiramato só será indicado por um profissional da saúde, e com uma avaliação apropriada da situação de cada paciente.

Quaisquer dúvidas ou questionamentos, assim como temores em ingerir a medicação, devem ser levados para um especialista, o que será seguro e correto com o interesse na saúde geral do organismo.

Leave a Reply