6 alimentos que ajudam em nossa digestão

Hoje preparamos um artigo para ajudar você a melhorar sua digestão, já que boa parte das pessoas sofre com problema de digestão após as refeições sendo os mais comuns a azia e a prisão de ventre. Esses desconfortos são um problema causando dores e incomodando pra valer, por isso é bom prestar atenção no que você come e o que faz no dia-a-dia para conseguir se livrar deste tipo de problema.

A solução desses problemas em nosso digestivo pode estar em nossa dieta, consumindo os alimentos corretos que possuem características que ajudam em nossa digestão. Mude sua dieta e suas práticas seguindo nossas dicas para sanar seus problemas, claro que se os problemas persistirem o ideal é procurar um médico.

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Alimentos que ajudam na digestão

Alimentos que ajudam na digestãoFibras

Talvez o principal e mais conhecido nutriente que trabalhe a favor da nossa digestão sejam as fibras, tanto fibras solúveis quanto as fibras insolúveis podem ajuda a melhorar nossa digestão. Fibras solúveis são encontradas nas frutas, legumes e verduras, já as fibras insolúveis estão presentes nos cereais e farelos.

Apesar de os dois tipos de fibras contribuírem para nossa digestão, elas agem de formas diferentes. As fibras insolúveis não chegam a ser dirigidas e são responsáveis pelo aumento da velocidades intestinal fazendo que o funcionamento do intestino melhore e assim evitam doenças nessa parte do nosso corpo.

Enquanto isso as fibras do tipo solúvel retêm os líquidos e formam uma espécie de gel em nosso estômago que faz com que nossa sensação de saciedade seja prolongada evitando que ataquemos a geladeira a toda hora. Consumir as fibras junto a água faz que nosso intestino tenha o fluxo melhorado.

Leia mais sobre alimentos ricos em fibras.

Couve está entre os 6 alimentos que ajudam a digestãoCouve

O couve é uma verdura muito gostosa e além disso contém substâncias que ajudam na cicatrização da mucosa, este processo desintoxica nosso aparelho digestivo e alivia sintomas pertencentes a indigestão. O ideal para que a couve funcione é consumir a verdura crua, mas mesmo cozido os benefícios continuam só que de forma bem menos efetiva.

Chás ajudam na digestãoChás

Chás podem ajudar em nossa digestão e aliviar aquela famosa sensação de barriga estufada, existem diversos chás digestivos conhecidos como chá de hortelã, erva cidreira, sálvia, alecrim, menta, camomila e psyllium, permanecendo nos mais famosos. Beber um desses chá entre meia hora e 40 minutos depois das refeições é o momento ideal. Chás com menor processo de oxidação tem um teor maior de oxidantes o que os torna mais efetivos, além de fazer o chá da maneira clássica, podemos acrescentar as plantas em sucos.

Leia mais sobre sucos que ajudam a emagrecer

Ameixa pode ajudar na digestãoAmeixa

A ameixa é rica em fibras o que já a torna uma ótima opção para ajudar o funcionamento de nosso organismo, agora junte isso ao fato da fruta ter a ácidos orgânicos digestivos que tornam a ameixa uma fruta com efeitos laxativos, ideal para melhorar o trânsito intestinal

Uma a duas ameixas pode ser a quantidade ideal para pessoas que tem intestino preso, mas isso depende muito do consumo de outras fibras durante o seu dia.

Azeite de olivaAzeite

O azeite pode inibir que o ácido gástrico seja formado de forma excessiva segundo pesquisa realizadas recentemente melhorando a digestão e podendo prevenir a azia. Como o azeite é uma gordura, ele estimula a formação de suco pancreático e a bile, o que ajuda a melhorar nossa digestão. Consuma o azeite como tempero de saladas e outras alimentos sem exageros.

GengibreGengibre

O gengibre é uma raiz que tem potencial para ajudar na secreção gástrica além de ser um anti-inflamatório natural, que além de ajudar na melhora da digestão, ajuda em quadros de gastrite, sendo assim melhora aquela sensação de queimação, náusea e dor.

O gengibre também é especial por ser versátil podendo ser consumido de diversas formas , como chás, sopas, saladas,ralado e até em sucos para emagrecer.

 

Dicas extras que ajudam na digestão

1.Evite ingerir líquidos enquanto come, isso compromete nosso sistema digestivo quanto a absorção dos nutrientes dos alimentos.

2.Mastigue bastante e mastigue devagar, dessa forma você permite que nosso corpo se prepare da maneira correta quanto a produção dos sucos digestivos e a saciedade ou enchimento de nosso estômago.

3. identifique alimentos que são indigestos para você, aqueles que sempre estão no prato quando você tem problemas, então vá intercalando até achar os principais.

4.Não fique sem comer alguma coisa por mais de 4 horas, isso também faz mal ao trabalho de nosso organismo, já que é importante que nosso metabolismo não pare.

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Essas foram nossas dicas para melhorar a digestão tornando o processo digestivo mais saudável e menos desgastante para nós. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

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