O metabolismo é comumente influenciado por diversos fatores, entre os quais estão a idade, sexo, prática de exercícios físicos e a própria genética de cada pessoa.
O metabolismo é nada mais que as transformações e reações químicas das células em nossas atividades. Por isso, sendo o ritmo metabólico diferente, os efeitos e reações de cada pratica, dieta e cardápio são diferentes para cada pessoa.
Esse processo está dividido em dois grupos em nosso organismo: o catabolismo (que significa as reações de degradação ou decomposição das células) ou o anabolismo (que são as reações de síntese das células).
Nesse caso, o metabolismo atua na produção de nova matéria orgânica no corpo e também destrói substâncias em nosso organismo.
Importância do metabolismo
Atuando dessas duas formas, o metabolismo é a função de dinâmica corporal onde trabalha construindo e destruindo substâncias para gerar energia o suficiente para nosso organismo permanecer funcionando de forma adequada e manter-se ativo durante as diferentes atividades ao longo do dia.
Metabolismo lento versus metabolismo acelerado?
A questão da diferença na taxa de metabolismo de cada indivíduo é calculada levando em conta distintos fatores como o peso, idade, sexo e nível de atividade física. Cada um, portanto, precisa e possui níveis de energia diferentes para cada objetivo, seja o ganho de massa muscular ou a perda de peso.
Quem procura o emagrecimento, por exemplo, usa a desculpa comum do metabolismo lento, porém essa culpa é própria da pessoa, pois a queima de calorias não é tão rápida quanto deveria devido a alguns hábitos diários, alimentares e físicos.
Como acelerar o metabolismo
Mudando alguns hábitos, a taxa de metabolismo pode ser acelerada de forma eficaz e saudável, e tanto objetivos estéticos e próprios para saúde serão alcançados de maneira tranquila e mais rápida.
Os hábitos para acelerar o metabolismo podem ser descritos como mudanças e aperfeiçoamento de atividades e padrões já estabelecidos pelo próprio dia a dia turbulento de cada pessoa.
9 Hábitos que aceleram o metabolismo
Essas mudanças e aprimoramentos devem ser respeitados para que assim o metabolismo realmente acelere:
- Dormir: dormir tranquilamente tem suas vantagens relacionadas ao modo como o seu metabolismo vai funcionar durante o dia. Quem tem problemas de sono tem uma tendência ao ganho de peso, segundo estudos.
- Água: ingerir água suficiente todos os dias é fundamental para que o corpo funcione de forma correta, principalmente os sistemas respiratório, cardiovascular e digestivo. A água é uma excelente fonte de regulação térmica e auxilia na eliminação de toxinas.
- Café da manhã: ainda, hoje em dia, existem pessoas que pulam o café da manhã simplesmente por acharem que ele não é necessário. É um comum engano! A ingestão de um café da manhã saudável ajuda na queima de gordura ao longo do dia e mantém o corpo mais ativo.
- Não pular refeições: há quem evite fazer refeições para perder peso rapidamente. O que acontece é o contrário, o corpo vai compensar a falta de calorias ingeridas em uma próxima refeição, ou seja, será consumido muito mais calorias do que realizar algum lanche de poucas em poucas horas. O consumo correto a cada período acelera o metabolismo.
- Evitando o estresse: sendo um fator diário na vida das pessoas, essa alteração psicológica afeta diretamente o metabolismo, sendo o cortisol o nome do hormônio do estresse. Um alto nível deste hormônio no corpo inibe a queima de calorias. Ou seja, não haverá aceleração do metabolismo.
- Grãos: esses são considerados excelentes para acelerar o metabolismo devido a sua riqueza em fibras.
- Musculação: principal atividade buscada atualmente pelas pessoas em academias, a musculação garante uma rápida queima de gordura, ou seja, a aceleração do metabolismo é garantida.
- Treinos com intervalos: se não for do agrado realizar musculação, a sugestão é realizar treinos intervalados – onde aborda a alternação de exercícios de alta, baixa e média intensidade.
- Alimentos ricos em cálcio e vitamina C: além de ajudar na aceleração do metabolismo, alimentos como, por exemplo, brócolis, auxiliam na regulação de níveis de insulina, protegem o sistema imunológico e diminuem a gordura corporal.
Uma dieta apropriada com a ingestão de frutas e alimentos que façam bem à saúde de modo geral com a prática de exercícios físicos auxiliam no metabolismo, acelerando-o de modo a alcançar as metas pré-estabelecidas de cada indivíduo.
Você quer saber mais sobre alimentação para acelerar o metabolismo? No livro Emagreça com o Dr. Rocha é explicado esse método para emagrecer.
É interessante procurar a sugestão de nutricionistas e médicos especializados para criar uma rotina que seja da necessidade de cada um. Por isso é interessante ler o livro inscrito pelo médico para ter menos riscos à saúde enquanto emagrece.