Alimentos com Baixo Índice Glicêmico

Independentemente se você for adepto de uma dieta ou apenas mantém o compromisso de ter uma alimentação saudável, sabe o quão importante é conhecer o que se está ingerindo.

E isso é possível através das informações nutricionais, geralmente impostas nas embalagens dos alimentos. O que está composto em nossos alimentos é o que define nossa saúde.

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Para abordar a questão do índice glicêmico, devemos conhecer como está definida a quantidade de carboidratos no alimento assim como sua relação para o aumento da glicose.

Qual é a função do baixo índice glicêmico e seus benefícios para a nossa alimentação? Como analisamos o índice glicêmico em um alimento? Quais são os alimentos com baixo índice glicêmico?

Funções do baixo índice glicêmico

Antes, vale a pena entender o que é índice glicêmico. O índice glicêmico (IG) é o valor de 0 a 100 em relação aos alimentos e seus efeitos nos níveis de açúcar em nosso sangue.

Os carboidratos são os únicos alimentos que possuem índice glicêmico, já que, quando consumidos, eles são transformados em açúcares.

A função principal do baixo índice glicêmico é:

  • Permitir que o nível de açúcar no sangue permaneça constante por mais tempo.

O que isso acarreta? Saciedade por mais tempo. Esse fato é, geralmente, mais importante para diabéticos, pois grandes picos de glicose no sangue pode afetar a saúde do organismo, já que portadores de diabetes precisam manter os níveis equilibrados de glicose.

Com base nessa observação, os benefícios de alimentos de baixo índice glicêmico são diversos, e podemos destaca-los:

  • Perda ou controle de peso – retardam a fome e controlam o apetite,
  • Regulam o açúcar no sangue,
  • Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças crônicas,
  • Reduz o mau colesterol (LDL),
  • Reduz o risco de desenvolver diabetes,
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares – que o colesterol e o diabetes proporcionam,

O que podemos notar é que alimentos com baixo índice glicêmico são os mais indicados para nosso dia a dia, além de serem mais nutritivos do que os alimentos processados/industrializados.

Índices glicêmicos altos prejudicam a saúde dos vasos sanguíneos e de outros órgãos em nosso corpo. É claro que nem todos os carboidratos possuem altos índices glicêmicos, e por isso, basta procurar se alimentar com os carboidratos complexos, ou seja, os alimentos integrais.

Alimentos com Baixo Índice Glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico

Com os carboidratos complexos – integrais – em mente, é possível destacar como vantagem a própria saciedade, assim como:

  • Digestão mais lenta,
  • Fornecem maior energia,
  • Liberam menos açúcar no sangue,
  • São ricos em fibras,
  • Auxiliam no funcionamento correto do intestino.

Mas agora, quais alimentos com baixo índice glicêmico podemos usar em nossa alimentação sem temer os picos de açúcar no sangue?

Podemos dividir os alimentos de índice glicêmico em 3 maneiras:

  • Alimentos com índice glicêmico até 55,
  • Alimentos com índice glicêmico de 56 até 69,
  • E alimentos com índice glicêmico de 70 ou mais.

Essa última categoria são os alimentos de alto índice glicêmico.

Para consumir alimentos de baixo índice glicêmico, precisamos nos atrelar ao consumo de índice glicêmico de até 55. O índice de 56 a 69 é considerado os alimentos de índice glicêmico moderado.

A lista é extensa e saborosa, então não há desculpa para não adotar esses itens em sua vida!

Cenoura crua Repolho
Lentilha Espinafre
Brócolis Alface
Tomate Pepino
Batata-doce Pão integral
Abobrinha Leite integral
Maçã Aveia
Amendoim Soja
Aspargos Couve-flor
Salsão Cogumelo
Iogurte light Cereja
Feijão de soja Feijão preto
Iogurte desnatado Damasco seco
Cevada Grão-de-bico
Nozes Pera
Abacaxi Amêndoas
Cebola Pimentão
Massa integral Ovo
Peito de peru Peito de frango
Trigo Melão
Castanhas Chia
Linhaça Peixes

Além do baixo índice glicêmico, esses alimentos possuem diversos nutrientes e poucas calorias. São saudáveis e oferecem bem-estar para o cotidiano.

Como todo alimento, deve-se procurar manter uma dieta equilibrada, sem exageros e que ofereça maior controle nas refeições. Os alimentos com baixo índice glicêmico fornecem receitas leves e balanceadas e são facilmente satisfatórias para o paladar.

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