Principais Alimentos Ricos em Cálcio para Melhorar a Saúde!

Alimentos ricos em cálcio para melhorar nossa saúde!

Os alimentos ricos em cálcio são muito importantes para nossa saúde, isso por que melhora a estrutura dos dentes e ossos além de ajudar na coagulação sanguínea e na contração muscular.

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Além disso uma dieta rica em cálcio pode evitar diversas doenças como a temida osteoporose, se você tem histórico de osteoporose na família não se descuide na dieta e consuma a quantidade de cálcio recomendada.

Combate a doenças

A osteoporose afeta homens e mulheres causando a perda de massa óssea o que nos deixa com ossos mais frágeis e um nível muito baixo de cálcio no nosso organismo.

O cálcio também ajuda a evitar problemas hormonais que podem ser resolvidos com a absorção do cálcio.

Quantidade recomendada de cálcio

Alimentos ricos em cálcioA quantidade recomendada de cálcio por dia é de 1000mg, o que normalmente fica longe da quantidade de cálcio consumida pelas pessoas, além das pessoas não consumirem os alimentos corretos o que torna ainda mais difícil que cheguemos a quantidade correta de cálcio.

Um estudo feito em 2012 por uma instituição que trabalha contra a osteoporose diz que mais de 60% das mulheres não consomem a quantidade cálcio diária recomendada e que ajudaria a prevenir a osteoporose.

Quais alimentos são realmente ricos em cálcio

Muitas pessoas acham que os alimentos que são enriquecidos com cálcio como biscoitos e leite de soja tem a mesma quantidade que os conhecidos alimentos ricos em cálcio. Porém, isso não é verdade e quem consome esses alimentos tem de tomar cuidado e consumir em maior quantidade.

O leite e derivados são conhecidos como os alimentos ricos em cálcio e a melhor forma de conseguir o nutriente. Porém, existem vários alimentos que não são derivados do leite que também são ricos em cálcio como as verduras/folhas verdes escuras como brócolis, espinafre, couve-flor entre outros.

Esse tipo de alimento tem boa quantidade de cálcio, apesar de também terem nutrientes que atrapalham a absorção do mesmo, por isso é indicado consumir esses alimentos em maior quantidade para conseguir suprir a quantidade recomendada de cálcio.

Existem outros alimentos que são capazes de atrapalhar nosso organismo quando o assunto é absorção de cálcio, o mais comum deles é a carne vermelha e alimentos ricos em ferro em geral.

Para prevenir a osteoporose além de consumir os alimentos ricos em cálcio, também faça exercícios físicos além de não beber bebidas alcoólicas e não fumar.

Leite e derivados :

Iogurte desnatado – 245g contém 488mg de cálcio
Leite desnatado – 245g contém 300mg de cálcio
Leite integral – 244g contém 290mg de cálcio
Queijo Cottage – 28,4g contém 153mg de cálcio
Sorvete de creme – 66g contém 85mg de cálcio

Alimentos ricos em cálcio que não são derivados do leite

Espinafre – 95g contém 140mg de cálcio
Tofu – 124g contém 138mg de cálcio
Castando-do-pará – 70g contém 123mg de cálcio
Feijão de soja cozido – 86g contém 119mg de cálcio
Sardinha sem pele – 100g contém 84mg de cálcio
Feijão cozido – 127g contém 64mg de cálcio
Folha de mostarda cozida – 70g contém 51mg de cálcio
Quiabo cozido – 92g contém 50mg de cálcio
Ameixas secas – 85g contém 43mg de cálcio
Brócolis cozido – 85g contém 42mg de cálcio
Leite ou farinha de soja – 100g contém 280mg de cálcio
Linhaça – 100g contém 200mg de cálcio
Semente de chia – 100g contém 556mg de cálcio
Semente de gergelim – 100g contém 400mg de cálcio

Veja também:

Alimentos ricos em Ferro

Alimentos ricos em Fibras

Alimentos antioxidantes

Alimentos ricos em proteínas

Essa foi a lista de alimentos ricos em cálcio que você deve comer para conseguir manter sua saúde em dia. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes.

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