Sabendo-se da divisão existente entre o grupo alimentar das gorduras (saturadas, insaturadas e trans), é necessário conhecer em que grupo o ômega 3 faz parte.
O ômega 3 faz parte dos ácidos graxos poli-insaturadas (do grupo das insaturadas), ou seja, é uma gordura saudável. É considerado como um ácido graxo essencial para o organismo, sendo que não o produzimos. Por isso, só consumindo alimentos ricos em ômega 3 (ou suplementos) para termos todos seus benefícios.
Por isso, quais são as funções do ômega 3 em nossa saúde e quais são os benefícios que podemos usufruir dessa gordura? Quais alimentos são ricos em ômega 3?
Para que o ômega 3 serve?
Para responder essa questão, precisamos entender o que significa uma gordura insaturada.
Uma gordura insaturada é a gordura boa, ou também chamada de saudável, para o nosso organismo. É o tipo de gordura que traz diversos benefícios e funcionalidades ao nosso corpo e seu consumo é recomendado em quantidades determinadas, é claro.
A gordura insaturada faz com que o nível de colesterol ruim (LDL) diminua, enquanto o colesterol bom (HDL) aumenta. Como propósito, problemas cardiovasculares são evitados graças a essa gordura.
O ômega 3, portanto, tem como função diminuir o risco de derrames, infartos e hipertensão, como exemplos.
Mas, o ômega 3 possui benefícios que ultrapassam o físico e impacta positivamente nossa saúde mental!
Benefícios do ômega 3 ao nosso bem-estar físico e mental
Vale lembrar que como toda gordura, consumir ômega 3 em excesso pode levar ao ganho de peso. Sua ingestão deve ser orientada através de um nutricionista ou médico, garantindo que a quantia correta seja aplicada ao consumo diário.
Sabendo disso, podemos apontar os outros benefícios importantes do ômega 3 em nossas vidas:
- Possui ação anti-inflamatória,
- Controla a pressão arterial,
- Deixa a pele mais saudável,
- Fortalece o sistema imunológico,
- Assim como diminui o colesterol, também auxilia na redução dos níveis dos triglicerídeos no sangue,
- Diminui o estresse,
- Auxilia no emagrecimento,
- Combate os sintomas da TPM,
- Auxilia no combate de inflamações,
- Mantém níveis de testosterona,
- Ajuda no combate à depressão,
- Combate a osteoporose,
- Combate o diabetes,
- E pode ainda melhorar nossa capacidade de aprendizagem.
Embora exista as cápsulas de ômega 3, procure consumir ômega 3 através da alimentação, através da orientação de uma dieta adequada. Os alimentos ricos em ômega 3 serão listados a seguir.
Alimentos ricos em ômega 3
O consumo ideal de ômega 3, recomendado por médicos e nutricionistas, é de pelo menos 2 porções de alimentos que contenham ômega 3 por semana.
Outras fontes de ômega 3 também podem ser incluídas para conquistar maiores benefícios. Outras recomendações, porém, apontam que a inclusão de alimentos ricos em ômega 3 podem ser incluídos em 3 ou 4 vezes por semana.
Existe uma variedade excelente de alimentos ricos em ômega 3, sendo que os mais conhecidos são os peixes. Aqueles com maiores quantidades são:
– Cavala,
– Bacalhau,
– Atum,
– Arenque,
– Salmão,
– Carpa,
– Anchova,
– E sardinha.
Porém, como algumas pessoas podem não apreciar o consumo de peixes e outros frutos do mar, é interessante afirmar que o ômega 3 pode ser encontrado em outros alimentos, tais como:
– Vegetais de folhas verdes escuro: brócolis, couve, espinafre e rúcula, por exemplo,
– Azeite de oliva,
– Óleo de linhaça,
– Óleo de girassol,
– Óleo de milho,
– Semente de linhaça,
– Semente e óleo de canola,
– Chia,
– Castanhas e nozes.
Uma consideração essencial quanto ao consumo de peixes para melhor aproveitamento do ômega 3: procure assar, cozinhar ou grelhar os peixes, pois frita-los elimina o ômega 3, deixando o alimento nada saudável, pois já sabemos que qualquer fritura prejudica nosso organismo e saúde.
Pessoas vegetarianas podem procurar ingerir ômega 3 através da suplementação, mas sob orientação médica ou nutricionista.
Veja também:
Para ganhar músculos:
Para melhorar nossa saúde:
15 Alimentos ricos em Antioxidantes
Para ajudar a emagrecer:
Alimentos que aceleram o metabolismo