Alongamentos e seus benefícios.

Você que quer emagrecer certamente já ouviu que precisa fazer exercícios físicos para complementar sua dieta e certamente quando procurou algo sobre exercícios físico como nosso Guia para caminhadas leu sobre a importância do alongamento, mas afinal o que é, para que serve e como fazer o tal alongamento.

 

O que é alongamento?

O alongamento é também um exercício com foco no aumento da flexibilidade dos músculos, isso é possível já que o exercício promove o estiramento das fibras dos nossos músculos.

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Esse efeito facilita a amplitude de determinadas articulações o que melhora os movimentos e consequentemente o desempenho nos exercícios e assim evita lesões.

 

Para que serve o alongamento?

alongamentosSegundo especialistas em educação física o alongamento é uma prática fundamental para o nosso corpo graças a elasticidade e agilidade proporcionadas pelo o exercício. Essencial quanto ao aquecimento e relaxamento dos músculos e pode ser realizado não apenas quando se faz exercícios físicos, mas também nas rotinas do dia-a-dia.

Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamentos, de todas idades, afinal a atividade é importante para viver nossas vidas da melhor maneira possível. Muitas pessoas deixam de se alongar durante suas rotinas diárias, achando que apenas praticantes de exercícios e esportes precisam fazer o alongamento.

Veja abaixo alguns benefícios de se fazer alongamentos todos os dias:

• Reduzem as tensões musculares;
• Relaxam o corpo;
• Proporcionam maior consciência corporal;
• Deixam os movimentos mais soltos e leves;
• Previnem lesões;
• Preparam o corpo para atividades físicas;
• Ativam a circulação.

Além de não ser preciso uma grande condição física para se fazer alongamentos ele também é fácil de ser praticado, podendo ser feito facilmente dentro de casa usando uma cadeira ou uma escada. O alongamento além desses diversos benefícios ao nosso corpo também é importante para relaxar a nossa mente, lembrando que tanto para o corpo, quanto para a mente, os alongamentos devem ser feitos de maneira adequada.

Como fazer alongamento

alongamentoSe feito de maneira incorreta os alongamentos invés de trazer bons resultados pode piorar ou criar lesões, respeite seus limites e não force os músculos e os tendões. O alongamento do músculo deve ser iniciado até que você sinta uma leve tensão no músculo e então relaxe bem pouco e segure a posição por um período em torno de 30 a 40 segundos e então volte ao início. Fique atento aos movimentos, para que sejam leves e suaves.

A mesma posição de alongamento pode ser repetida se você sentir necessidade de alongar seu músculos melhor ou uma área que você sabe que precisa ser melhor alongada para evitar futuros desconfortos. Espere alguns segundos para alongar novamente o mesmo músculos já que após o alongamento, os músculos se ficma contraídos por alguns segundos

Antes de qualquer atividade aeróbica como uma caminhada você não pode deixar de fazer seu alongamento. Mas é importante que a prática seja feita com regularidade e relaxamento, introduza a prática em sua rotina seja de manhã, tarde ou noite, enquanto vê TV ou lê.

Fazendo alongamentos:

Alongamento geral

Alongamento

Alongamentos para os braços

Alongamentos braços

Alongamentos para pernas

Alongamento pernas

Este foi o nosso o artigo sobre alongamentos, atividade estritamente necessária para a prática de exercícios e recomendada para qualquer momento do nosso dia-a-dia, em busca de uma vida saudável. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e para receber mais de nossas dicas inscreva seu e-mail na lateral do site.
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