A batata-doce é originária da América Latina e atualmente está por todos os trópicos e subtrópicos do mundo.
Apesar de estar fortemente associada ao aumento da massa muscular e a pratica da musculação a batata doce pode ajudar você em seu programa de emagrecimento, principalmente na redução de medidas e perda da gordura abdominal.
Benefícios da batata-doce
Hoje a batata-doce é considerada um dos alimentos ideias para praticante de exercícios ou atletas. Além de facilitar o emagrecimento, a batata-doce possui os seguintes benefícios ao organismo:
- É uma fonte complexa de carboidratos saudáveis;
- Seu índice glicêmico é baixo, por isso a glicose é liberada de forma lenta já que sua absorção é também é vagarosa;
- É um alimento rico em fibras – que ajudam no funcionamento do intestino, na digestão e também reduz o colesterol;
- É uma fonte de vitaminas, entre elas A, C, E e de complexos B – algumas delas possuem propriedades antioxidantes e previnem câncer. A vitamina A é excelente para fortalecer o sistema imunológico;
- É uma fonte de mineiras – entre eles, o ferro, potássio, cálcio e fósforo;
Além disso, a batata-doce é recomendada para portadores de diabetes graças ao seu índice de amido e pela forma lenta que ela é absorvida pelo organismo, evitando assim picos de insulina.
Então a batata-doce não engorda ?
A batata-doce só afetará o emagrecimento se for consumida em excesso. Na verdade, esse alimento é usado tanto por pessoas que procuram emagrecer quanto por outras que estão tentando engordar.
A diferença entre as duas dietas é que quem está tentando emagrecer deve substituir algum outro carboidrato para consumir a batata-doce, enquanto quem está tentando ganhar massa muscular deve acrescentá-la a dieta como principal fonte de energia para o treino de musculação, unindo a batata-doce com alimentos ricos em proteínas.
Por isso, o importante é consumir com moderação e sem exageros.
Como consumir a batata-doce?
A batata-doce é um alimento versátil e por isso pode ser ingerido de diversas formas. Sinceramente, a melhor maneira de consumi-la – principalmente para obter todos os benefícios contidos nela –, é de forma cozida e com a casca. A casca é a parte onde contém todas as fibras.
Mas além da forma cozida, pode-se substituir o pão por ela ou algum outro alimento até no café da manhã.
A batata-doce muitas vezes é usada em receitas em forma de purê, servindo de acompanhamento de carnes e peixes. Também é cozinhada para fazer pudins, tortas, bolos e outros doces.
Inclusive, pode ser grelhada, assada e combinada com outros itens, como, por exemplo, canela ou mel.
Pode-se consumi-la em qualquer horário então? E a quantidade de vezes?
O recomendado é consumi-la em torno de três vezes por semana. Como qualquer outro alimento, comer de mais fará mal para a saúde e atrapalhará o emagrecimento.
Podendo ser ingerida até no café da manhã, a batata-doce não tem horários determinados para ser incluída nas refeições. Como fonte ótima de energia, ela basicamente é feita para o almoço ou para durante o dia, já que assim o organismo tem força para suas rotinas diárias.
É só necessário lembrar que ela deverá substituir outro carboidrato e também evitar gorduras.
Musculação e combinações para atletas
Como comentado, por ser um alimento querido pelos atletas, a batata-doce está regularmente presente na dieta de praticantes de academias, principalmente para aqueles que fazem musculação.
Fornece a energia necessária ao treino, queima a gordura e ajuda no ganho de massa muscular – graças a liberação da glicose que é feita devagar.
Para quem busca um corpo tonificado, é interessante a combinação de batata-doce com frango. O frango possui as proteínas magras que servem como alimento aos músculos, e a batata-doce nutre o organismo.
Uma combinação de ótimo sabor e saudável é combinar a batata-doce com verduras ou legumes, pois dá maior saciedade.
Lembrando que na preparação deve ser evitado o uso de óleos – que interferem no emagrecimento e nos efeitos positivos dados ao corpo.