Beber Cerveja Engorda?

A cerveja é tradicional e bastante consumida nos bares e festas aqui no Brasil, e graças a barriga saliente das pessoas que bebem muita cerveja carrega a ingrata fama de engordar. Mas a cerveja realmente engorda?

Considerada a bebida alcoólica mais consumida no mundo inteiro, e a terceira bebida mais popular – ficando atrás apenas da água e do chá – a cerveja é uma combinação de cereais que são fermentados. O principal deles é a cevada.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Atualmente consumida de modo exagerado, principalmente em países como o Brasil, a cerveja é uma vilã às pessoas que procuram emagrecer e para aquelas que procuram ganhar massa muscular.

Benefícios da cerveja

Mesmo carregando a ingrata fama, uma vez que a cerveja seja consumida com moderação, a bebida possui alguns benefícios para o corpo e organismo. Porém, se consumida com exageros, essas vantagens extraídas da bebida simplesmente não farão efeito algum, pelo contrário. São eles:

  • Coração: existem estudos comprovando a eficácia da bebida em relação a diminuição de ataques cardíacos e morte por doenças cardiovasculares, essas sendo acometidas pelos níveis de colesterol em desequilíbrio;
  • Fortalecimento dos ossos: o consumo moderado de cerveja ajuda em maior densidade óssea, ou seja, correm menos riscos de fraturas. O contrário acontece se for consumida de forma exagerada;
  • Pressão arterial: quem consome cerveja com moderação tem menos tendências a desenvolver hipertensão;
  • Diabetes: a bebida alarga a sensibilidade à insulina, ou seja, fornece proteção ao corpo contra o diabetes;
  • Risco de câncer: estudos apontaram que a cerveja – quando usada para marinar a comida – elimina quase 70% de agentes cancerígenos;
  • Vitamina: os níveis de vitamina B6 aumentam consideravelmente graças ao consumo moderado de cerveja;
  • Alzheimer e outras demências: um copo de cerveja por dia ajuda a prevenir possíveis doenças neurológicas como o Alzheimer;
  • Rins: reduz o risco de desenvolvimento de cálculos renais.

tomar-cerveja-engorda

Então a cerveja engorda somente se consumida em excesso?

Sim, a cerveja engorda somente se for consumida mais do que o apropriado. Um copo de cerveja contém 150 calorias.

Por mais que existam outros fatores que afetam a maneira que o corpo perde peso – entre eles uma péssima dieta e a falta de exercícios – toda bebida alcóolica ajuda no ganho de peso quando consumida de maneira exagerada.

Beber cerveja e comer junto engorda!

A cerveja é servida principalmente em eventos sociais, acompanhada por alimentos que não são saudáveis. Ou seja, o que realmente engorda é ingerir a cerveja em excesso, aliando isso com o consumo de alimentos fritos e altamente calóricos, calorias extras essas que comprometem seu emagrecimento.

Sabe o que acontece dentro do corpo? A cerveja será utilizada como fonte de energia (o organismo não tem como armazenar a bebida), e o resto do consumo dos alimentos serão armazenados no corpo – virando as gordurinhas abdominais que tanto tememos e que com certeza sofremos para perder.

Por isso, se você tem esse hábito, e costuma consumir cerveja e alimentos calóricos, a melhor maneira de emagrecer é cortá-lo, começando com hábitos alimentares saudáveis e mudança de hábitos para alcançar seu objetivo e permanecer no peso ideal.

A questão do fígado

Ao ingerir qualquer bebida alcoólica, o organismo tende a trocar as atividades principais para fazer primeiro a metabolização do álcool, isto é, o fígado vai primeiro queimar toda a cerveja do organismo, enquanto que as gorduras serão reservadas. Consequentemente, haverá o acúmulo de ácidos graxos.

Essa troca de prioridade faz com que não mais a gordura seja a fonte principal de energia, e por isso ficará armazenada no corpo e acontecerá a redução da queima da mesma. Mais gordura = mais peso.

Considerações e dicas no consumo de cerveja

  • Algumas pessoas – para reduzir a ingestão de calorias da cerveja – fizeram como costume a diluição em água com gás, o que tira um pouco da potência da bebida, e a deixa com menos calorias.
  • Outra opção pode ser a escolha de cervejas light e sem álcool.
  • Em eventos sociais onde há a probabilidade maior de exagerar no consumo alcoólico e ainda comer alimentos calóricos, pode-se usar como dica uma refeição saudável antes de sair de casa.

Mesmo que exista diversas variedades de cerveja, e que cada uma possua uma quantidade diferente de calorias, a moderação é a chave para manter a cerveja em sua vida – se isso for tão importante assim.

É claro que, aliar uma boa alimentação – que seja saudável e balanceada – e principalmente realizar uma atividade física, trarão resultados excelentes para o corpo, e não haverá a necessidade de, depois, precisar procurar orientação e se ver obrigado a eliminar por completo ou restringir a cerveja, por motivos estéticos ou de saúde.

Descubra agora se açaí engorda ou emagrece?

E a tapioca engorda ou emagrece?

Leave a Reply