Bicicleta ergométrica emagrece – Guia

Todos desejam obter aquele corpo dos sonhos, porém a correria do dia-a-dia não deixa, ou então não sabemos muito bem como fazer para nos exercitar dentro de casa ou até mesmo fora, com uma bicicleta ergométrica esse desejo fica muito mais fácil.

As bicicletas ergométricas podem oferecer diversos benefícios para o seu corpo, deixando-o mais disposto, com menos preguiça, mais saudável e deixa tudo em seu devido lugar.

O Guia Alimentos para Emagrecer!

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente o Guia

Saiba como a bicicleta ergométrica emagrece com apenas algumas pedaladas sem precisar sair do lugar.

Bicicleta ergométrica emagrece e tem outros benefícios

Uma bicicleta convencional trás diversos benefícios, porém nem sempre é um exercício que todos podem praticar, alguns por medo, outros por acharem perigoso pelo fato de andar na rua ou no meio dos carros.

O exercício em uma bicicleta ergométrica é aeróbico, o que faz com que a queima de calorias e, consequente perda de peso, sejam muito mais rápidas e eficazes, sem contar que normalmente as pessoas aguentam mais tempo em cima delas do que em cima das bikes comuns.

Além da perda de calorias, possibilita um melhor condicionamento físico e também maior tonificação dos músculos, deixando pernas e bumbum modelados e mais bonitos.

Bicicleta ergométrica emagrece

Modelos de bicicleta ergométrica

Os modelos das bikes podem variar conforme o que você procura, veja a diferença entre algumas delas:

Existem as bicicletas computadorizadas, com displays digitais informativosde perdas de calorias, frequência cardíaca, tempo de exercício, entre outras informações. As não computadorizadas, sem o display digital, exercendo as mesma funções que a computadorizada.

Como existem também as bicicletas com uma leva inclinação no assento (bicicletas horizontais), para aquelas pessoas que possuem algum tipo de lesão nas costas ou no joelho. As bicicletas verticais são as comuns, e são projetadas para aquelas pessoas que querem obter maior rendimento com mais dificuldade nos exercícios.

Tempo de exercício

O tempo desse exercício aeróbico depende do seu condicionamento físico.

É recomendado, para iniciantes, começar com apenas 15 minutos e conforme o corpo se acostumar, aumente a carga horário, porém é necessário 5 dias da  semana para conseguir o resultado emagrecedor.

Dicas para usar a bicileta ergométrica para emagrecer

Para que você consiga obter maior aproveitamento na execução dos exercícios que emagrecem como aeróbicos dessa bicicleta, é necessário tomar algumas precauções antes de começar a pratica-los. Veja algumas delas:

  • Beba bastante água, pois como toda atividade física ocorre a eliminação de líquidos do corpo, então é necessária sua reposição;
  • Alongue-se para evitar futuras lesões musculares;
  • Utilize trajes apropriados e confortáveis na hora da prática, assim, seus movimentos serão muito mais precisos e fáceis;
  • Torne o ambiente mais agradável, com músicas ou televisores com programas de seu gosto, assim praticar atividades ficam muito mais alegres e gostosas.
  • Ajuste a altura da bicicleta ergométrica para você para evitar dores nas costas, problemas físicos em geral.

Carga da bicicleta

Normalmente as bicicletas ergométricas tem diversas cargas para que você consiga treinar em diferentes níveis e aumentar a dificuldade e o emagrecimento de seu exercício.

Carga leve: 1 a 3 na escala é um exercício fácil e que você se for iniciante deve começar por aqui.

Carga média: De a 4 a 6, esta carga é mais pesada e você subirá pra ela gradativamente, nesse nível você começará a trabalhar os músculos das pernas e glúteos.

Carga pesada: De 7 a 10, já é um nível alto de dificuldade uqe provavelmente eleveará sua frequências cardiacas e ajudará a desenvolver seu tonus muscular

Frequência cardiaca

A freqüência cardiaca tem tudo haver com a perda de peso e seu preparo físico, por isso ela deve ser monitorada, pois fora de controle pode ser prejudicial a nossa saúde.

65% da FCM – Fácil. É uma frequência fácil como se você estivesse passeando, sem grande esforço para osistema respiratória e para nossos músculos.
70% da FCM – Moderado. Nessa frequência você não deve ter problemas, porém você deverá forçar um pouco suas pernas para elevar a frequência até aqui.
 
75% da FCM – Moderado alto. Nesse nível você começa a sentir a respiração ficar mais ofegante e o coração disprado. Nesse nível começa a queimar mais calorias.
80% da FCM – Forte. Aqui a respiração fica ofegantes e você provavelmente estará em boa velocidade na carga média para chegar nesse nível.
 
85% da FCM – Muito forte. Nessa frequência você chega a ficar bem ofegante e cansaço muscular.
 
90% da FCM – Extenuante. Essa frequência é realmente pesada e você provavelmente não aguentará muito tempo, seria uma espécie de pique.
A bicicleta ergométrica emagrece, porém é necessário utiliza-la da forma correta e com a frequência ideal. Veja 19 dicas rápidas para emagrecer.
Gostou do artigo? Dê esta dica para seus amigos compartilhando em suas redes sociais.

Leave a Reply