O rosto é considerado o cartão de visitas de qualquer pessoa. Por isso, muitas pessoas buscam alternativas e técnicas diferentes para emagrece-lo.
As bolsas de gorduras presentes na pele do rosto ficam acima dos músculos faciais. Esses músculos coordenam nossas expressões faciais e suportam os tecidos que dão a forma a face.
Um rosto gordo não diz respeito apenas as bochechas mais inchadas, mas também a pessoas que possuem uma gordura mais abaixo da mandíbula. Geralmente, o papo como é popularmente conhecido, aparece em pessoas acima do peso.
Causas da gordura facial
A maior causa desse acúmulo de gordura está relacionada ao aumento de peso. Isso também aliado a retenção de líquidos, faz com que muitas pessoas procurem ajuda estética. Essa retenção de líquidos é causada pela ingestão exagerada de sal e açúcar, e principalmente se a dieta é rica em carboidratos.
Não só a alimentação, como também muita ingestão de álcool também ajuda no inchaço da face. O estresse e até o próprio envelhecimento são consideradas razões do ganho de gordura na face.
Dicas essenciais para emagrecer o rosto
A perda de gordura facial requer tempo e paciência. Como essa gordura está associada a perda peso, é necessário estar atento a uma alimentação adequada e saudável, prática de exercícios físicos e algumas técnicas existentes – naturais ou por meio de intervenção cirúrgica.
Alimentação
Como a perda de peso é ocasionada por uma dieta equilibrada, assim será com o rosto. Emagrecendo, todas as partes do corpo são afetadas pela alteração.
O que deve-se fazer: eliminar doces, açúcar, gorduras, frituras e carnes vermelhas.
O ideal é consumir uma boa quantidade de verduras, frutas, fibras e leguminosas.
Nesse tópico também é essencial ressaltar a importância da água, chás selecionados e sucos naturais.
Água: é recomendável ingerir pelo menos 2 litros por dia, para que não só o corpo fique hidratado, como também ajudar no funcionamento dos órgãos internos. A água também evita a retenção de líquidos e faz com que os rins funcionem adequadamente. Uma boa dica é acrescentar algumas gotas de limão, caso não seja costume beber água pura.
Alguns chás são estimulantes e auxiliam na perda de gordura corporal – e consequentemente a do rosto. Exemplos são:
- Chá verde: propriedades antioxidantes. Ele elimina toxinas e outras substâncias nocivas ao organismo, além de fornecer uma ajuda extra no emagrecimento;
- Gengibre: uma infusão de gengibre (aconselhando-se duas vezes ao dia) auxilia no equilíbrio do organismo e na queima de gordura;
- Eucalipto: outra infusão recomendada pelo fato de eliminar toxinas e beneficia a circulação do sangue.
Sucos naturais também ajudam na desintoxicação e na queima de gordura. Um exemplo excelente é o suco de abacaxi.
Aliando os sucos, chás, água e uma alimentação apropriada evita tantos problemas de saúde como as gordurinhas localizadas.
Hábitos
Alguns hábitos são comumente associados a gordura localizada, especialmente do rosto, por isso eles devem ser evitados, porém alguns são considerados vícios, e nem sempre é fácil manter um controle ou um tratamento para total remoção desse hábito.
Aqui encontra-se o hábito de fumar e a ingestão de álcool. O fumo envelhece o rosto com rapidez. Seu consumo ocasiona flacidez e rugas. Essas deixam o rosto mais gordinho. Parar de fumar, aumenta a vitamina C no organismo, o que favorece uma pele mais elástica.
O álcool, além de calórico ao extremo é o segundo um mal para quem procura emagrecer, também atrapalha na hidratação do corpo e impõe a retenção de líquidos.
Exercícios Físicos
Exercitar o corpo possui vantagens não só para quem procura emagrecer, como também para a saúde de todo o organismo.
A atividade física auxilia na diminuição do inchaço e reduz a gordura corporal – incluindo a facial –, pois transforma a gordura em suor e aumenta a circulação do sangue pelo corpo.
Dicas de exercícios ótimos para tais propósitos é os aeróbicos e a musculação. Existem exercícios faciais que podem fortalecer os músculos e evitar a gordura localizada. Por mais que exista a opção de realização de cirurgias e técnicas como a lipoaspiração, o ideal é partir da ideia que emagrecer o resto do corpo terá como consequência o emagrecimento da face.
Gostou do post? Compartilhe!