Dieta Cetogênica

 A dieta cetogênica – por esse nome – talvez não seja conhecida por muitos, mas ela é uma dieta antiga, que surgiu pela primeira vez em 1920 – onde era usada para tratar adolescentes e crianças com epilepsia.

Hoje em dia, a dieta é chamada de dieta das proteínas, que também muito utilizada por celebridades e por outros que desejam resultados rápidos. A dieta da proteína, porém, é exclusivamente para alimentos ricos em proteínas, por isso é relativamente diferente da cetogênica.

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Como a dieta cetogênica funciona?

Dieta CetogênicaA dieta cetogênica é uma dieta com alimentos ricos em proteínas e gorduras, ou seja, o consumo de carboidratos é cortado durante o processo desse regime.

Ela altera o metabolismo da pessoa, pois são os carboidratos a fonte principal de energia de nosso corpo e por essa escassez, ele necessita de outra maneira de arrumar energia. O que acontece em seguida por isso?

A gordura corporal será quebrada para ser transformada em energia e usada em nossas atividades. E é aqui que está o segredo para conseguir emagrecer através dessa dieta.

Emagrecendo com a dieta cetogênica

A quantidade de glicose no sangue é diminuída e o corpo já não tem a fonte de energia para ser consumida. A gordura, portanto, vai ser o alvo do organismo para manter-se ativo.

A queima de gordura, nessa dieta, é provocada de modo acelerado, porém é possível que a pessoa que está fazendo dieta sinta fraqueza e tontura. Além disso é necessário beber bastante água.

Alimentos permitidos e proibidos

Basicamente, pela explicação é fácil entender que os alimentos liberados são aqueles ricos em proteínas, como:

  • Ovos;
  • Peixes;
  • Carnes de frango, porco e gado;
  • Embutidos;
  • Verduras e legumes;
  • Queijos.

Já os alimentos proibidos são os que contêm carboidratos, como, por exemplo: arroz, trigo, ervilha, frutas (todas), massa, pão, cenoura, leite, bolacha, cereais, álcool, entre outros.

De bebidas, estão liberadas: água, cafés e chás (sem açúcar).

Pode-se notar que a mudança de hábitos alimentares é brusca, mas a dieta é útil para quem procura uma perda de peso rápida.

Na realidade, algumas pessoas não aguentam passar muito tempo sem carboidratos, por isso, nesses casos, é sugerível a ingestão de até 15% de carboidratos em toda o regime (sendo aqueles que contêm baixo teor glicêmico). O restante é dividido entre 20% de calorias decorrentes das proteínas e 60 a 75% de calorias vindas das gorduras.

Indicações e considerações

Há algumas dicas para complementar a dieta, sendo elas:

  • Fazer atividades físicas (toda dieta deve ser acompanhada de exercícios físicos, pois eles aceleram o emagrecimento). Aqui deve-se tomar cuidado, pois o corpo pode estar mais enfraquecido pela falta de substâncias no organismo, por isso, procurar sempre praticar exercícios com um instrutor ou com outra companhia é indicado;
  • Ingestão de água – pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Não consumir qualquer tipo de adoçante;
  • Não consumir alimentos light ou diet – isso vale também para bebidas.

Para fazer a Dieta Cetogênica tem que ter disposição

A dieta cetogênica necessita de comprometimento e deve ser feita em no máximo 3-5 dias. Se por acaso você interromper a dieta, a mesma não pode ser recomeçada logo, é preciso esperar alguns meses para o corpo adaptar-se novamente a uma rotina normal e saudável.

Para obter resultados a longo prazo, é necessário trabalhar duro na mudança de hábitos para melhorar a alimentação, a rotina de exercícios e dessa forma alcançar o peso ideal.

A pressa na hora de emagrecer pode ser o verdadeiro inimigo, causando o tão temido efeito sanfona. O ideal é mudar seus hábitos para emagrecer com saúde como explicado no livro Emagreça com o Dr. Rocha.

Efeitos colaterais

Além de ser baseada em mudanças severas na alimentação, e por isso ser um pouco difícil de ser seguida, a dieta cetogênica acomete algumas alterações no corpo, sendo as principais:

– Prisão de ventre;

– Tonturas;

– Alterações de humor;

– Tremores;

– Sono em demasia.

Esses sintomas se dão pelo fato da falta de fibras e da restrição dos carboidratos em si. Por isso a recomendação de poucos dias na adoção da dieta catogênica, além de sempre procurar um nutricionista ou um médico para realizá-la de modo adequada, de forma a não prejudicar a saúde.

Além disso, a dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos; com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares; além daquelas que possuem insuficiência renal ou hepática; diabéticos; problemas de dislipidemia e também para quem está tratando algum problema de saúde com cortisona.

Não procure resultados a curto prazo, pois como vimos isso pode ocasionar diversos problemas de saúde e não trazer resultados duradouros como queremos. Veja dicas para começar a emagrecer!

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