Hábitos que retardam o metabolismo

Muitas pessoas comem pouco e fazem diversas dietas, mas tudo que conseguem no final é acumular mais uma tentativa frustrada de perder peso. E então você acaba se perguntando, por que mesmo comendo pouco não consigo emagrecer e a resposta por sua vez pode ser o seu metabolismo que está lento.

Por isso esse artigo vai mostrar quais são os hábitos que deixam seu metabolismo mais lento e assim você poderá corrigir seus hábitos para acelerar seu metabolismo e assim conseguir emagrecer chegando ao peso ideal. Que pode ser calculado através do IMC.

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O que é e como funciona o metabolismo?

Todas as funções vitais e mais importantes de nosso organismo como o batimento cardíaco, respiração e temperatura corporal são providas de energia para funcionarem da maneira correta. O metabolismo é responsável por transformar os alimentos que comemos durante o dia em energia, transformando os nutrientes e substâncias em energia, sendo que de 60% e 70% da nossa energia é usada nas três funções descritas anteriormente.

A digestão é um processo que começa na mastigação e termina na absorção de nutrientes, este processo também é responsável por 10 a 12% do nosso gasto de energia total. Aproximadamente 80% do nosso gasto energético através do metabolismo vem de nossa própria genética. Porém o restante dessa energia pode ser influenciado por hábitos que fazemos no dia-a-dia e com isso perdermos peso, para gastar essa energia precisamos acelerar nosso metabolismo.

Hábitos que deixam nosso metabolismo mais lento

Má alimentação

Alimentos antioxidantesNossa alimentação é uma das principais coisas que interferem em nosso metabolismo. Para que consigamos deixar nosso metabolismo mais acelerado devemos evitar alimentos gordurosos, principais causadores da lentidão do metabolismo, elas devem ser consumidas de forma moderada e jamais deixadas completamente de fora, já que tem importância em outras ações de nosso corpo. Por exemplo, substitua os óleos que costuma usar por óleos a base de oliva, nozes ou castanhas.

Outro vilão do metabolismo na hora de emagrecer é a sobremesa, já que digerimos o açúcar refinado rapidamente, fazendo que os outros alimentos sejam digeridos depois, logo acabamos de comer e nosso cérebro ainda sinaliza que estamos com mais fome. Esse feito também com alimentos baseados na farinha branca de bolos, massas, pães, daí a preferência por se alimentar com a versões integrais desses alimentos.

 

Não realizar atividades físicas

Exercícios físicosAlém disso as atividades físicas com alto grau de intensidade como andar de bicicleta, caminhadas, corrida e natação são ótimas para que consigamos aumentar nossa taxa metabólica em até 25% depois da atividade e pela próximas 15 horas. Veja nossa guia para começar a fazer caminhadas se você ainda não faz exercícios aliados a sua dieta.

O horário mais recomendado para queimar calorias é de manhã, por isso especialistas indicam que fazer uma atividade física nesse período é melhor para perder peso e mais disposição para o resto do dia. Outro ponto bom para quem faz os exercícios de manhã é que as alimentações durante o resto do dia ajudam na sua recuperação física.

Não esqueça da musculação

A pessoa que faz uma dieta sem praticar atividades físicas consegue perder peso, mas não apenas gorduras, perdendo também massa muscular. Porém perder massa muscular faz com que você tenha menor gasto calórico e isso torna a perda de peso e gordura mais difícil.

Por isso é importante além de fazer os exercícios aeróbicos começar a fazer os exercícios anaeróbicos, sendo os mais comuns a musculação e a ginástica localizada. Esse tipo de exercício serve para que você consiga manter sua massa magra e também para fortalecer os músculos e acabar com a flacidez.

Para vermos a importância da massa magra na hora de emagrecer, dois quilos a mais de massa muscular faz com que consigamos perder 30 calorias a mais por dia.

Muito tempo entre as refeições

intervalo-refeicoesMuitas pessoas acham que apenas fechar a boca é o suficiente para conseguir emagrecer, porém se feito da maneira errada a dieta pode não ajudar e fazer com fiquemos de mau humor e não perder os quilos desejados.

O correto é se alimentar 6 vezes ao dia, no máximo a cada 3 horas para que com isso o organismo continue trabalhando. Se você não faz isso, o organismo percebe que não estamos consumindo nutrientes suficientes e começar a poupar gorduras diminuindo o gasto calórico, sendo isso ruim para nós na hora de perder peso. O importante é fazer as refeições podendo consumir alimentos com baixo índice calórico de preferência, como frutas, queijos, alimentos integrais e iogurtes desnatados.

Não pule o café da manhã

Estudos indicam que quando você pula o café da manhã nosso cerébro começa a querer alimentos mais pesados e gordurosos. Pessoas que pulam o café segundo estudo britânico ingerem 20% a mais de calorias do que as pessoas que consomem o café da manhã. Fora o que já falamos sobre pular as refeições e fazer com que nosso organismo entre no modo mais econômico.
Essas foram nossas dicas para que você consiga acelerar seu metabolismo e consiga assim perder mais peso de maneira mais saudável.

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