Pessoas que perderam aqueles quilinhos que tanto desejavam em dietas de emagrecimento sentem uma grande frustração ao perceber que eles estão voltando. Esse é o famoso efeito sanfona que todos querem evitar, mas nem sempre conseguem.
Você e o efeito sanfona
Geralmente isso ocorre depois de regimes muito restritivos, pois a pessoa não suporta manter por um longo período a alimentação equilibrada que tinha durante a dieta e volta a comer exageradamente.
Quando voltam a ter sobrepeso se perguntam: o que eu fiz de errado? Com certeza a resposta está em comer demais e na falta de exercícios físicos.
Tem pessoas que se dedicam durante muitos meses a dieta e emagrecem bastante, mas quando chegam ao seu peso ideal acham que já podem parar com tudo e voltar aos velhos hábitos alimentares. Porém, não é assim que funciona. Quando a dieta é interrompida, os quilinhos voltam novamente.
Seu Organismo contra dietas
Esse efeito sanfona de engordar e emagrecer várias vezes acaba deixando o organismo mais resistente às dietas, assim o peso ideal fica cada vez mais distante. Para evitar isso é preciso assumir para toda a vida hábitos alimentares saudáveis.
Não se trata de deixar de comer tudo que gosta, mas de saber fazer boas escolhas e não comer exageradamente. Certos alimentos repletos de calorias, como o refrigerante e os doces devem ser ingeridos apenas uma vez por semana.
O efeito sanfona também trás vários riscos à saúde, prejudicando o sistema imunológico e aumentando as chances da pessoa desenvolver problemas cardíacos, pressão alta, alterações nos níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Para evitar entrar nesse sistema de emagrece e engorda, o ideal é adotar uma alimentação equilibrada constante, além da prática de exercícios físicos.
Veja agora os erros mais comuns que levam ao efeito sanfona:
Exagerar no final de semana
Essa prática é uma das mais perigosas. Muitas pessoas fazem dieta durante a semana e de sexta a domingo comem tudo que podem, sem moderação. Agir assim é muito prejudicial para qualquer programa de emagrecimento, pois só vai favorecer o ganho de peso.
Realizar exercícios físicos de barriga vazia
Essa prática não é aconselhável porque realizar esforço físico sem estar bem alimentado causa perda de massa muscular ao invés da gordura. Além disso, o metabolismo desacelera.
Ficar muitas horas sem comer
Existem pessoas que acreditam que passando fome se emagrece mais rápido. No entanto, a tendência é de comer mais para compensar o período que ficou com fome. O pior é recorrer aos alimentos hipercalóricos, como os de fast foods.
Retirar algum macronutriente da alimentação
Para o organismo funcionar bem ele precisa estar nutrido com todos os elementos da cadeia alimentar, como carboidratos, proteínas e gorduras boas. Quando algum desses falta você come mais pela necessidade de recompor o que está faltando.
Uso abusivo de alimentos diet, light e adoçantes
Esses produtos são nocivos a saúde, pois estão repletos de aditivos químicos, como aromatizantes, conservantes e outras substâncias tóxicas. Além disso, gorduras hidrogenadas que podem interferir no peso. Já foi comprovado que os adoçantes em excesso engordam.
Uso de medicamentos
Esse é um dos maiores erros que levam ao efeito sanfona. Os medicamentos para emagrecer atuam inibindo a fome e desacelerando o metabolismo, assim os hormônios se desequilibram e prejudicam o organismo. A perda rápida de peso deixa danos muitas vezes irreversíveis. Em alguns casos a pessoa ganha muita mais peso do que foi perdido.
Se você planeja realmente emagrecer e ficar em seu peso ideal para sempre, deixe de ser um escravo do efeito sanfona. Veja 8 simples passos para começar a emagrecer de verdade e nunca mais voltar a engordar.
Gostou do post? Compartilhe!